Conjunto de sofá reclinável com falta de pés de proteção, gerando riscos no chão, com cobrança indevida de garantia e peças.

Resolvido
São Paulo - SP
13/04/2026 às 11:53
ID: 245896607
Fiz a compra de um conjunto de sofa reclinável, já faz 10 meses, quando vi que o chão estava sendo riscado, percebi que estava faltando 4 pés de proteção, essas peças não foram danificadas e nem perdidas, não tem como já que o sofá não sai do lugar, entrei em contato com o SAC, e me informou que teria que pagar 250 pela visita e 50 por cada proteção (PES), por conta da garantia se de 3 meses.
Me fala uma coisa? Isso não é um vício oculto? Paguei o transporte e a montagem, o s montadores não viram isso? Sou obrigado a ver até isso se não faltava a proteção?
Não concordo em pagar já que as peças vieram faltando desde a entrega.
Compartilhe
Resposta da empresa
13/04/2026 às 16:59
Olá Sr. Mauricio
A Plenitude Design lamenta qualquer falha anterior a este atendimento e reforça o compromisso com a satisfação e experiência de nossos clientes.
Verificamos que a entrega do produto ocorreu em 24/06/2025, e que a garantia contratual oferecida é de 3 meses a partir do recebimento, período no qual eventuais inconformidades aparentes ou relacionadas à montagem podem ser identificadas e tratadas sem custos.
Com relação ao seu questionamento sobre possível vício oculto, é importante esclarecer que esse tipo de situação se aplica a defeitos que não são perceptíveis no momento da entrega ou nos primeiros usos. No caso mencionado, a ausência de pés de proteção é considerada uma característica visível/identificável mediante conferência inicial do produto, especialmente no momento da montagem.
Além disso, orientamos sempre que seja realizada a conferência completa do item no ato da entrega ou logo após a instalação, justamente para garantir que qualquer divergência seja prontamente solucionada dentro do prazo de garantia.
Estamos dispostos a solucionar da melhor forma os pontos mencionados aqui, daremos continuidade através do contato via WhatsApp, conforme iniciado hoje.
Estamos a disposição para qualquer esclarecimento referente a essa publicação.
Obrigado!
Atenciosamente.
Central de Relacionamento Plenitude Design.
Réplica do consumidor
14/04/2026 às 10:10
Muito bom isso, vocês conhecem o seu produto???
Seu montador pode ter até visto que faltou os pés, mas por falta de atenção ou má fé não disse nada, não é possivel ver a falta deles sem que entre embaixo, não são aparentes, tive que observar por baixo do sofá, e não é perceptível ao sentar.
Se me enviarem os pés sem custo eu mesmo faço a instalação, só quero resolver meu problema.
Att.
Mauricio
Réplica do consumidor
14/04/2026 às 14:09
Responsabilidade da loja / fabricante
NÃO SOU OBRIGADO a:
Conferir item técnico de montagem
Detectar ausência de peça estrutural escondida
Pagar por erro de fabricação ou montagem
Ainda mais considerando que:
Houve montagem profissional
O produto não foi movimentado
As peças não podem simplesmente sumir sozinhas
Essa cobrança é abusiva, se ficar caracterizado vício oculto.
Pelo CDC, eu tenho direito a:
Correção gratuita do problema
OU
Substituição do produto
Trata-se de vício oculto, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que a ausência dos pés de proteção só foi identificada após uso normal do produto. O prazo legal inicia-se a partir da constatação do defeito, não da entrega.
Dessa forma, solicito a correção sem qualquer custo, incluindo visita técnica e fornecimento das peças faltantes. A cobrança apresentada é indevida, pois o problema decorre de falha de fabricação ou montagem.
Consideração final do consumidor
16/04/2026 às 09:37
Depois de muito argumento consegui resolver meu problema com a Cilene da Assistencia técnica, ele entendeu meu problema e resolveu.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10