Produto entregue é semi-sólido, inferior ao prometido, e empresa tenta [Editado pelo Reclame Aqui] o cliente.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Bento do Sul - SC

31/08/2026 às 21:25

ID: 257877743

No ano de 2024, comprei com a Pormade o total de 11 portas especificadas e pagas como "SÓLIDAS" (NF n 155.188). Há cerca de 40 dias, ao efetuar o corte de uma porta que ainda não havia sido instalada, constatei o vício oculto (Art. 26, 3 do CDC): o produto entregue é SEMI-SÓLIDO, de padrão e valor muito inferiores. Como vieram no mesmo lote, todas as outras 10 também estão erradas.Acionei o técnico da Pormade, que veio à minha residência, confirmou o fato, mas agiu de [Editado pelo Reclame Aqui] tentando me convencer de que a semi-sólida "era melhor", tentando me induzir ao erro. A empresa ignorou o prazo legal de 30 dias para solução e também o ultimato que dei para o dia 28/08/2026.
MEU PEDIDO DEFINITIVO:Já estou morando na casa com minha família. Rejeito terminantemente qualquer tentativa de substituição física das portas, pois isso geraria quebra-quebra, poeira e a entrada de estranhos na minha intimidade.Exijo a restituição integral em dinheiro do valor das 11 portas, atualizado, além de compensação por danos morais pela tentativa de [Editado pelo Reclame Aqui] e perda do meu tempo útil. Ressalto que esta solução em dinheiro é inclusive a mais barata e vantajosa para a própria Pormade, que não precisará arcar com os custos altíssimos de frete de ida e volta de 11 portas pesadas, custos de equipe de remoção, instalação, acabamento e descarte. Fico no aguardo do depósito do valor. Caso ignorem, a próxima etapa será judicial.

Compartilhe

Resposta da empresa

03/09/2026 às 11:09

Olá, Fabio, bom dia!

Sou Tiffany, da equipe de atendimento da Pormade. Tivemos alguns contatos recentemente através de ligação. Desejo que esteja tudo bem com você e sua família.

Fabio, entendemos perfeitamente como é frustrante quando as coisas não saem como o esperado. Sentimos muito que esteja passando por essa situação e queremos esclarecer todos os pontos com transparência.

Assim que recebemos a sua manifestação, buscamos entender o que ocorreu e realizamos a análise do pedido e das informações disponíveis. Conforme informado em seu próprio relato, o pedido foi entregue em março de 2024, ou seja, há mais de 2 anos e 5 meses.

Considerando que o pedido foi realizado em 2024, é importante esclarecer que as características e especificações dos produtos podem sofrer atualizações ao longo do tempo, em razão de alterações nos materiais, processos produtivos e soluções disponíveis em cada período. Dessa forma, para uma análise adequada, devem ser consideradas as características dos produtos vigentes e comercializados na época da aquisição. Em 2024, período em que o pedido foi adquirido, trabalhávamos com dois modelos de núcleos sólidos: o núcleo Bondoor e o núcleo Sauerland/Tubular. Ambos são caracterizados como núcleos sólidos e atendiam à mesma finalidade de resistência do produto.

Após a análise da proposta comercial, verificamos que as portas foram devidamente especificadas como SÓLIDAS, conforme também mencionado em seu relato. Essa foi a especificação registrada no momento da contratação e considerada para a fabricação e fornecimento dos produtos. Dessa forma, a partir da proposta comercial, não constatamos divergência entre a especificação registrada no pedido e o produto fornecido, bem como não foram identificados indícios de erro de fabricação ou de envio relacionados à característica mencionada.

Fábio, outro ponto que gostaríamos de esclarecer diz respeito ao corte realizado na folha da porta, conforme mencionado em seu relato. Ressaltamos que qualquer alteração nas características originais do produto, incluindo cortes ou modificações em sua estrutura, não é recomendada e pode comprometer suas características e desempenho.

Conforme estabelecido em nosso Termo de Garantia, produtos que tenham suas características originais alteradas não são passíveis de cobertura pela garantia. Isso ocorre porque a modificação realizada após a fabricação pode interferir na estrutura e nas condições originais do produto, impossibilitando a avaliação e a responsabilização da fabricante por eventuais problemas decorrentes dessa intervenção.

Para fundamentar e dar maior transparência aos esclarecimentos apresentados, destacamos abaixo alguns dos pontos previstos em nosso Termo de Compromisso e Termo de Garantia, especialmente no que se refere às situações NÃO COBERTAS pela Garantia Limitada:

1.1. O cliente declara, de forma expressa e irrevogável, que leu, compreendeu e concorda com todos os termos da proposta comercial, reconhecendo que o pedido reflete fielmente suas escolhas. Os produtos são personalizados, feitos sob encomenda e conforme especificações técnicas, funcionais e estéticas descritas.

5.3. Produtos personalizados, conjuntos montados, portas e esquadrias, independentemente de modelo, acabamento, pintura, dimensão ou especificação, são fabricados exclusivamente sob demanda e não admitem trocas ou devoluções, em razão de seu caráter sob medida e da impossibilidade de reaproveitamento comercial.

Situações NÃO COBERTAS pela Garantia Limitada:
17. Danos causados por qualquer tipo de acessório colocado na porta (telas, vidros, etc.), ou qualquer alteração que modifique o produto de fábrica.

Diante da análise realizada, a Pormade esclarece que não identificou qualquer irregularidade no fornecimento, uma vez que as portas foram contratadas e registradas no pedido como SÓLIDAS, conforme especificação vigente no período da aquisição, em 2024. Também não foram constatados indícios de erro de fabricação ou envio. Ressaltamos ainda que o próprio consumidor informou ter realizado corte na folha da porta, alterando suas características originais, situação expressamente prevista em nosso Termo de Garantia como não coberta. Assim, com base na documentação e nas informações disponíveis, entendemos que a especificação contratada foi devidamente cumprida e que não há elementos que caracterizem falha na prestação do serviço ou descumprimento das obrigações assumidas pela Pormade.

Todos os esclarecimentos deste atendimento estão registrados através do protocolo n *****.

Você pode entrar em contato conosco pelo número 0800 642 3521 ou enviar uma mensagem via WhatsApp.

Um abraço, Tiffany.