EXCLUSAO PREZUIZO SCR

Portocred
São Gonçalo do Amarante - RN
23/02/2024 às 12:26

Prezados,

Foi feito um acordo para pagar minhas pendências junto a instituição financeira PORTO CRED S.A, e no qual foi efetuado o pagamento das primeiras parcelas do acordo firmado para a quitação da dívida.

Logo em seguida foi tirado o meu nome dos órgãos de proteção ao credito, porém sigo sendo negado ao crédito por outras financeiras por conta de restrições no REGISTRADO DO BANCO CENTRAL. Ao efetuar uma consulta ao BACEN, visualizei que não foi dado baixa no REGISTRATO - SCR, e para minha surpresa consta meu nome lá atrelado ao da vossa empresa, o que predispõe que talvez tenha deixado a divida caducar e informando a outras credoras que eu dei prejuízo para o banco.

Existem dois pontos relevantes que precisam ser ressaltados:

1. Se o banco recebeu o valor firmado em acordo e recebeu meu pagamento, é obrigação do banco retirar meu nome de qualquer instituição de analise de risco, pois mutuamente firmamos acordo sem deixar prejuízo algum, uma vez que foi aceito o parcelamento e o pagamento.

O fato é que esse apontamento está visível para qualquer outra instituição financeira que consultar no meu CPF no BACEN sendo assim me restringindo de acesso a qualquer tipo de crédito na praça mesmo meu nome não constando no SPC/SCPC/Serasa.

2. O segundo ponto é que tal ato fere diretamente o Artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). No parágrafo 3 diz-se que sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de cinco dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas.
Enfatiza-se também, no paragrafo 5:

- Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.

Ou seja essa não BAIXA de meu nome no SCR está implicando diretamente meu acesso a novos créditos na praça sendo punível de danos morais uma vez que o banco aceitou meu dinheiro e deu como quitada minha dívida, visto que foi retirado o meu nome do SERASA.

Assim sendo, ao deixar de excluir as informações negativas do SCR, o banco também deixa de atender ao disposto no Artigo 5 da Constituição Federal, que afirmam serem invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Com embasamento na Lei venho cordialmente solicitar a exclusão de meu CPF pela instituição ao Sistema de Risco de crédito REGISTRATO - SCR do Banco central do Brasil.

Aguardo uma posição urgente para que possamos solucionar esse mal entendido o mais breve possível.

Agradeço a atenção e compreensão da instituição.

Com os melhores cumprimentos;

23/02/2024 às 15:43

Olá Maxwell,

Agradecemos seu contato com a Portocred em liquidação extrajudicial.

Por segurança de seus dados e sigilo bancário, encaminhamos as informações solicitadas em seu e-mail.

Deixamos disponível nosso contato, e caso tenha dúvida na tratativa da sua reclamação ou necessite de informações adicionais estaremos à disposição.

Equipe de Atendimento
Portocred Em Liquidação Extrajudicial

29/02/2024 às 13:49

Boa tarde, Rita! Nos últimos levantamentos do SCR dos últimos 24 meses ainda aponta a PORTOCRED constam como prejuízo sem dado baixa, solicito que seja apontado o pagamento referente ao prejuízo!

Ruim
RUIM

Está com problemas com Portocred?

Financiamentos