Impostos e taxações cobrados erroneamente

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

08/08/2024 às 00:00

ID: 194755541

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Venho expressar meu descontentamento com o serviço prestado pela empresa Posta Aqui.
Eu estava procurando uma empresa que fizesse uma importação de um presente que eu havia ganhado de uma colega de Orlando/Estados Unidos. A princípio, a Posta Aqui era a empresa com o melhor preço para a importação.
Eu havia entrado em contato com a empresa pelo WhatsApp e fui muito bem atendido pela Juliana Ramos. Tirei algumas dúvidas e a informei as especificações do produto e o valor símbolo declarado, pois se tratava de um presente, não tinha um valor exato. Porém, algumas informações me deixaram confusos no decorrer da contração do serviço. Eu havia recebido orçamento com preço de R$ *******,20, no final do orçamento constava a mensagem: não inclui taxas alfandegarias, o que me fez entender que não haveria inclusão de taxas alfandegarias, pois o produto era de US$ 5,00.
Após alguns dias, retornei o contato com a empresa, desta vez fui atendido pela Vitoria Santos, esclareci mais algumas dúvidas é fechei o serviço com a empresa.
Infelizmente, para minha surpresa, acabei descobrindo pela UPS, empresa que foi contratada pela Posta Aqui para fazer o serviço de importação, que eu havia sido taxado pela Receita Federal. Na mesma hora entrei em contato com UPS contestando o valor da taxação, a empresa disse que não poderia fazer nada em relação, mesmo eu alegando o valor declarado e discordando da Receita Federal. Ainda fui informado pela UPS que, independente da minha contestação ou até mesmo da minha recusa em receber o produto, eu não seria reembolsado, pois essas informações deveriam ter sido me passadas pela Posta Aqui.
No entanto, os valores das taxas não estavam fazendo sentindo. O valor do produto somado ao frete havia ficado em US$ 23,40, o imposto de importação deveria ser de 20% em cima do valor do presente, mas foi cobrado 60%. Pela lei sancionada, o consumidor deveria pagar 20% de imposto de importação para mercadorias de até US$ 50,00.
Também foi cobrado pela UPS um repasse de armazenagem e o valor de serviço da transportadora, valor esse, que eu já havia pagado para a Posta Aqui.
Realmente nada faz sentido no serviço prestado pela Posta Aqui, a sensação que eu tive foi que paguei duas vezes para receber a minha encomenda. Nenhuma das informações que a UPS me passou foi pontuada pela Posta Aqui na hora do fechamento do serviço, isso sem falar nos cálculos das taxas, que ao me ver estão completamente errados.
Fico aguardando o retorno da empresa com uma solução.

Atenciosamente,
Vitor

Compartilhe

Resposta da empresa

09/08/2024 às 16:09

Olá Vitor, boa tarde, tudo bem?

Entendemos o seu descontentamento, porém quando foi questionado sobre a frase Não inclui taxas alfandegárias foi explicado o que significava e que por se tratar de importação haveria possibilidade de taxação.

Em relação ao pagamento de 20% de imposto sobre o produto, é aplicado apenas a remessas conforme, a transportadora UPS realiza frete na modalidade expressa, onde não entra esse tipo de isenção, sendo assim é cobrado normalmente o imposto de importação.

Estamos a disposição para te ajudar em nossa central de atendimento.

Réplica do consumidor

09/08/2024 às 19:30

Boa noite!
Referente a resposta da empresa, concordo que houve esclarecimento com a atendente Vitoria Santos sobre a não inclusão de taxas alfandegarias.
Porém, em momento algum durante o fechamento do serviço, foi informado que seria cobrado 60% de imposto de importação, e não 20%, essa informa eu só descobri depois que a encomenda havia chegado ao Brasil.
No mínimo, vocês deveriam ter informado e discriminado as taxas da transportadora, o que não foi feito.
Referente as cobranças de serviço da UPS no valor R$ *******,57 e o Repasse de Armazenagem R$ 6,23, ficou uma grande incógnita. Eu não entendi por que a UPS me cobrou esses valores, pois eu já havia pagado o valor do serviço para Posta Aqui para fazer todo o processo com a UPS.
Realmente ficou bem estranho a forma como a Posta Aqui trabalha, já que houve omissão de informações na contratação do serviço.
Gostaria de esclarecimentos sobre esses serviços cobrados pela UPS.

Atenciosamente,
Vitor

Réplica da empresa

12/08/2024 às 09:00

Olá Vitor, bom dia, tudo bem?

Durante o atendimento, foi informado sim para o sr. que poderia haver essa taxação de 60%, com a soma do valor do frete e o ICMS do estado, sempre deixamos bem claro para nossos clientes essa possibilidade. Também se encontra em nosso termo de uso todas as responsabilidade do usuário, fique a vontade para ler.

Em relação a taxa UPS, são taxas de desalfandegamento e movimentação da caixa para liberação, são cobranças feitas quando o volume sofre esse tipo de taxação.

Somos sempre transparentes quanto as informações, qualquer dúvida estamos a disposição em nossa central para te atender.

Réplica do consumidor

13/08/2024 às 01:00

Por gentileza, poderiam me enviar o print onde consta a informação da taxação de 60%?
Acredito que se houvesse essa informação nas conversas que tive com a Juliana Ramos ou com a Vitoria Santos, a probabilidade deu ter fechado o serviço seria nula, pois como informado na reclamação, eu realmente não acreditava que seria taxado pela Receita Federal, pois a minha encomenda não ultrapassava os 50 dólares.
O grande problema foi a falta de discriminação das taxas que a UPS poderia vir me cobrar após o fechamento do serviço com a Posta Aqui. Isso foi o que não ficou claro nas trocas de mensagens pelo Whatsapp.
De qualquer maneira, fico aguardando o print da taxação de 60%, caso realmente conste essa informação, eu finalizo a reclamação.

Atenciosamente,
Vitor

Réplica da empresa

13/08/2024 às 08:56

Olá Vitor, bom dia, tudo bem?

Sobre as taxas de importação foi informada para o sr. no ato da conversa. Iremos encaminhar a conversa em seu WhatsApp.

Estamos sempre a disposição.

Consideração final do consumidor

13/08/2024 às 09:08

Resolvido.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

3