Reclamação sobre serviço de logística internacional Postaqui/FedEx com retorno da encomenda

Não resolvido
Brasília - DF
12/07/2026 às 18:07
ID: 253716745
Contratei a Postaqui Logística para realizar o envio de uma encomenda internacional para Estômbar, Portugal, utilizando a FedEx como transportadora. O serviço foi contratado e pago à vista via Pix através do site da empresa.
A encomenda continha duas camisetas e duas bolsas de algodão. Inicialmente também havia chocolates lacrados da Cacau Show, porém, em 06/05, a Postaqui entrou em contato informando que alimentos não poderiam ser enviados. Prontamente retirei os chocolates e providenciei toda a documentação adicional solicitada, inclusive nota fiscal. Também imprimi, assinei e anexei todos os documentos exigidos para a coleta da FedEx. A coleta ocorreu normalmente em 06/05.
A partir daí começaram os problemas.
Eu acompanhava diariamente o rastreamento da encomenda. Em 16/05 percebi que o status da remessa estava parado e sinalizado em vermelho no sistema da FedEx. Mesmo assim, ninguém da Postaqui entrou em contato comigo para informar qualquer problema ou solicitar documentação complementar.
Como não obtive nenhuma informação da empresa, busquei ajuda por conta própria e entrei em contato diretamente com a FedEx. Em 20/05 fui informada de que a encomenda estava retida em Lisboa aguardando documentação necessária para liberação, documentação que deveria ser providenciada pelo importador/intermediador responsável pelo envio.
Ao comunicar isso à Postaqui, a atendente Raquel Silva passou a solicitar novamente telefone, e-mail e outros dados da destinatária, informações que já haviam sido fornecidas por mim no momento do cadastro e da contratação do serviço. Além disso, a atendente informou que não sabia exatamente quais documentos estavam sendo solicitados pela FedEx e afirmou ter aberto um protocolo interno para verificar a situação. Cheguei ao ponto de fornecer à própria Postaqui os contatos da FedEx Brasil e da FedEx Portugal para que eles buscassem esclarecimentos.
Mesmo assim, a empresa continuou me pedindo informações que já possuía, sem apresentar qualquer solução concreta.
No dia 21/05, a atendente chegou a informar que seria necessário contratar um despachante porque a encomenda estava retida. Desconfiando das informações desencontradas, entrei novamente em contato diretamente com a FedEx.
Em 22/05 descobri ao ligar para FEDEX algo ainda mais grave: havia um prazo para envio da informação necessária à liberação da encomenda, e esse prazo havia encerrado justamente no dia anterior. Em nenhum momento a Postaqui me informou sobre a existência desse prazo.
A FedEx esclareceu que não precisava de e-mail, telefone ou das diversas informações que a Postaqui estava solicitando repetidamente. O único dado necessário era o NIF (Número de Identificação Fiscal) da destinatária em Portugal. Imediatamente forneci o NIF diretamente à FedEx e expliquei toda a situação. A própria FedEx abriu um chamado interno para tentar impedir o retorno da encomenda ao Brasil.
Ou seja: enquanto eu recebia informações confusas e desencontradas da Postaqui, o prazo real para regularização estava correndo sem que eu fosse devidamente informada.
Diante disso, informei à Postaqui que não pretendia mais tratar do assunto com a empresa, pois eu mesma havia conseguido resolver diretamente com a FedEx aquilo que a intermediadora contratada não conseguia esclarecer. Mesmo após a abertura do chamado, continuei acompanhando a situação junto à FedEx. Em 03/06 fui informada de que o caso ainda estava em análise. Em 09/06 entrei em contato novamente e fui informada de que ainda não havia retorno, mas que meus contatos haviam sido registrados para atualização futura.
Porém, em 18/06, a encomenda simplesmente retornou ao meu endereço no Brasil.
Nem a Postaqui sabia informar o que havia acontecido. A própria FedEx continuava informando que a reclamação estava aberta e em análise. Pelos registros de rastreamento, era possível verificar que estavam aguardando informações do importador/intermediador, responsabilidade que deveria ter sido acompanhada pela empresa contratada.
O resultado foi um transtorno enorme, perda de tempo, inúmeras ligações internacionais e nacionais, falta de suporte, informações desencontradas, perda do prazo de regularização e retorno da encomenda ao Brasil sem qualquer solução efetiva.
Estou extremamente insatisfeita com a prestação do serviço da Postaqui Logística. Em nenhum momento houve acompanhamento adequado do caso, comunicação eficiente ou suporte compatível com um envio internacional. MUITA [Editado pelo Reclame Aqui]
Não recomendo a empresa e jamais voltarei a contratar seus serviços.
Compartilhe
Resposta da empresa
13/07/2026 às 16:13
Boa tarde, Ana! Espero que esteja bem.
Gostaria de esclarecer que no momento da contratação, nossa equipe orientou sobre os itens permitidos para envio, conforme as informações recebidas da FedEx. Fomos informados de que o envio de chocolates para Portugal não era permitido. Após essa orientação, você confirmou a retirada dos itens e autorizou o envio dos demais produtos, que deveriam ser novos e acompanhados do comprovante de compra.
Também foi informado que, caso a alfândega solicitasse informações ou documentos adicionais, o atendimento às exigências seria de responsabilidade do destinatário. Em caso de devolução da remessa, o frete de retorno seria de responsabilidade do remetente.
No momento da emissão, identificamos que a declaração de conteúdo ainda constava com 8 trufas de chocolate. Reforçamos novamente que esse item não poderia ser enviado e, após sua confirmação, prosseguimos com o envio.
Posteriormente, a remessa foi direcionada para inspeção alfandegária. Abrimos um protocolo junto à FedEx para acompanhamento do caso e repassamos as orientações solicitadas pela transportadora, incluindo a necessidade de contatos alternativos do destinatário.
Após você nos informar que havia conseguido resolver a situação diretamente com a transportadora, encerramos o acompanhamento do protocolo.
Durante todo o processo, prestamos o suporte necessário com base nas informações repassadas pela FedEx.
Permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais pela nossa Central de Atendimento.
Consideração final do consumidor
14/07/2026 às 17:07
Não resolveu nada e não respondeu nada. Apenas deu desculpas e explicações por sua incompetência. Reforço, que EM NENHUM MOMENTO a Postaqui veio falar comigo para prestar nenhum tipo de orientação ou informação (eu tenho os prints aqui e posso mostrar). Eu que SEMPRE procurei eles e mandei mensagem e perdi o prazo por CAUSA DELES!! A gente manda mensagem, liga lá e ninguém sabe o que está acontecendo com sua encomenda. Então se é assim, se eles não tem RESPONSABILIDADE NENHUMA, pode fechar né??? eu mesma faço pela Fedex e os outros clientes também, não precisa de um intermediário.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0