Propaganda enganosa no preço do etanol em posto de gasolina

Não resolvido
São Paulo - SP
09/11/2025 às 09:38
ID: 231412585
Parei em um dos Postos dessa rede, na Av. Moreira Guimaraes,700. Havia uma Placa(foto anexa) anunciando o Etanol a R$ 3,97. quando fui pagar saiu a R$ 4,17 (nota anexa)
Isso é [Editado pelo Reclame Aqui]
IMPORTANTE, passei ontem (08/11/2025) a placa continua. Será que os clientes continuam sendo [Editado pelo Reclame Aqui] sem saber ?
Compartilhe
Resposta da empresa
11/11/2025 às 10:24
Prezado Sr. Luiz Antônio,
Gostaríamos de esclarecer que a prática de diferenciação de preços conforme a forma de pagamento está de acordo com a Lei n 13.*******/*******, que autoriza os estabelecimentos a oferecer valores distintos para pagamentos em dinheiro, cartão ou Pix.
Art. 1 É facultado aos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços oferecer diferenciação de preços de bens e serviços em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.
Parágrafo único O estabelecimento deve informar, de forma clara e ostensiva, os descontos oferecidos em função do instrumento de pagamento e do prazo.
Nas fotos anexadas pelo senhor é possível observar que logo abaixo do preço do etanol consta a informação de que o valor de R$ 3,97 é exclusivo para pagamento via Pix. Como o pagamento foi realizado através de cartão de débito, foi aplicado o valor correspondente a essa forma de pagamento.
Ressaltamos que a sinalização segue as exigências legais e que não houve qualquer prática irregular ou lesiva ao consumidor. Mantemos nosso compromisso com a transparência e o respeito aos clientes.
Atenciosamente,
Posto Bola Pesada
Réplica do consumidor
11/11/2025 às 13:30
entendo a posição, mas paguei em PIX, e não entendo o porque da diferença.
não se preocupem, não abasteço mais nas rede de vocês. inclusive nos postos perto da minha casa ( rua Sócrates), 2 postos.
importante, se me perguntarem o porque eu vou explicar.
Uma resposta dessa, Padrão. é típico de quem não se importa com o cliente.
Réplica da empresa
11/11/2025 às 14:34
Prezado Sr. Luiz Antônio,
Conforme os documentos anexados incialmente pelo Sr., o pagamento foi realizado no débito, e não via Pix, como informado na última resposta. No ******* anexado, mostra com clareza o meio de pagamento - Cartão débito. Nossa resposta anterior baseou-se exatamente nos comprovantes apresentados. Reiteramos que o desconto é para pagamentos via pix, assim como consta na placa.
Atenciosamente,
Posto Bola Pesada.
Réplica do consumidor
11/11/2025 às 17:33
verdade, ia pagar com pix, mas sistema nao estava operante no momento. mas continuo com a opiniao de que o valor foi alterado naquele monento e nao me avisarm
Consideração final do consumidor
11/11/2025 às 19:08
Nao dá atençao ao cliente
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0