Combustivel Adulterado - Etanol

Não resolvido
Ribeirão do Pinhal - PR
23/03/2025 às 22:17
ID: 212897547
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesResido na cidade de *****/PR, e fui até *****/SP, para visitar meus pais que estavam meio adoentados. Fiquei hospedada na casa da minha irmã no *****, onde tem um posto Shell na entrada do bairro. No dia anterior ao meu retorno para casa, fui neste posto que fica na *****, abasteci, verifiquei água e óleo e calibrei os pneus. Paguei com cartão de crédito do meu filho, bandeira Mastercard do Banco Itaú, o valor de R$ 180,00 de combustível etanol, solicitamos a nota fiscal, mas o atendente muito mal-humorado disse que não seria possível. Achamos muito estranho, mas não discutimos por este motivo.
No dia seguinte, dei partida no veículo e, percebi que o carro estava falhando. Imaginamos que era por ser muito cedo e o álcool frio. De repente a caminhonete Blazer da Chevrolet simplesmente [Editado pelo Reclame Aqui] e parou de funcionar do nada, o que é anormal. Meu filho desceu olhou os cabos, bateria e não encontrou nada de diferente, deu a partida novamente e seguimos viagem para nossa casa que fica no município de *****/PR. O carro falhava e dava pipocos do nada e, após rodar uns 150 km (+ ou -) a caminhonete começou a perder velocidade e força mesmo acelerando o máximo e, dentro de pouco tempo meu filho precisou estacionar a beira da Rodovia Raposo sentindo Itapetininga. Meu filho desconfiou que o combustível estava batizado ou adulterado, muito embora seja da bandeira Shell. Fomos socorridos pelo guincho da concessionária da Rodovia, que nos deixou ao lado do Restaurante Graal, posto mais próximo. Como não houve forma alguma da caminhonete voltar a funcionar e por ser um domingo, tivemos que chamar um guincho da cidade mais próxima da nossa, e o valor foi absurdo tendo em conta a distância que foi buscar o veículo. Estávamos com criança pequena no carro e, tivemos muita dificuldade e transtornos. O motorista do guincho, nos deixou na cidade de *****, uma cidade vizinha da nossa residência, em uma Oficina Mecânica que trabalha com caminhonetes. Nossa viagem iniciou em ***** às 7h00 da manhã e chegamos em casa às 22h00, sem comer, com criança pequena, sem recursos financeiros para pagar o valor de R$ 1.500,00 de guincho e, todos os transtornos que vieram junto.
Deixamos o veículo nessa Oficina para averiguação do que havia acontecido. Depois de alguns dias o mecânico nos passou a real situação, confirmando que os estragos foram por causa do combustível adulterado, o que danificou muitas peças do motor. Ele fotografou todas as peças e etapas da análise. Ele esvaziou o tanque e, guardou o resto do combustível que restou para análise.
O orçamento foi muito alto para mim, pois não estava preparada para esta despesa no valor ficou em R$ 4.990,00. As peças ficaram muito caras e, também a mão de obra especializada, além do valor do guincho que tive que pagar para voltar para casa, porque o carro parou no início do caminho para casa.
Fiquei doente, após o retorno da viagem, não sei se foi por ter ficado tanto tempo na beira da estrada, mas acabei contraindo uma infecção pulmonar, que complicou muito pelo fato de ser asmática. Por conta deste fato inesperado, tive que dar prioridade em minha saúde e, só pude pagar o conserto depois que melhorei, pois com remédios e exames gastei muito, o que levou muito tempo para pegarmos o carro, mais de dois meses.
Como temos um sitio, ficarmos sem a caminhonete prejudicou muito as tarefas realizadas no sítio. Tivemos dificuldade para irmos até o local para tratar dos animais e, levar sacas de milho e ração. Com a seca muito grande, não há pastagens e, é necessário dar a alimentação diária. Sem o veículo e doente, com meu filho trabalhando, teve dia que não consegui ir até o sítio, o que fez com que algumas vacas adoecessem e, uma veio a óbito, me dando um prejuízo de mais de R$ 5.000,00.
Tentei entrar em contato com o atendimento da Shell, fui atendida pelo Sr. *****, protocolo *****, Fone: *****. Ele disse que iria passar para a área responsável e me retornariam, o que nunca aconteceu, mesmo eu ligando várias vezes, para tentar resolver o problema. Na última ligação me disseram que apesar da Bandeira ser Shell, não podem garantir que os postos tenham adulterado o combustível que forneçam.
Com isso, fomos até as redes sociais do posto e, identificamos muitas reclamações e, minha família que reside em *****, disse que não abastecem neste posto, porque tem péssima reputação (veja avaliações do posto abaixo). Que inclusive, o gerente de lá tinha pedido demissão por conta disso e, que o posto estava à venda.
Ligamos várias vezes no local e, ninguém nos deu atenção. Inclusive mandando que fôssemos procurar nossos direitos, porque eles não podiam fazer nada.
Diante de todo o exposto, solicito a Shell, que é a bandeira que me guia e norteia para confiabilidade de um bom produto, a me ressarcir de todo o prejuízo que tive, somando o valor de R$ 11.670,00 (fora o gasto com saúde e uber), por conta de uma parceria ruim e sem fiscalização da qualidade do combustível.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/03/2025 às 14:47
Olá, Lucelia!
Espero que esteja bem.
A Raízen é a distribuidora de combustíveis licenciada da marca Shell no Brasil, cujos combustíveis distribuídos possuem alto padrão de qualidade e estão de acordo com as especificações técnicas exigidas na legislação.
Após a distribuição dos combustíveis pela Raízen, o posto revendedor é única e exclusivamente responsável pelo produto comercializado na bomba de abastecimento, não tendo a Raízen nenhuma ingerência sobre a operação do Posto Revendedor. Neste aspecto, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) proíbe que as distribuidoras interfiram na administração e operação dos postos de combustíveis.
Em caso de suspeita da qualidade do combustível, é seu direito solicitar no posto revendedor o “teste de proveta”, conforme art. 8° da Resolução ANP nº 9/*******.
Contudo, ressaltamos que, embora os postos revendedores sejam administrados por pessoas jurídicas independentes, não compactuamos com nenhuma conduta que possa [Editado pelo Reclame Aqui] o cliente, já que o tipo de comportamento narrado na reclamação é incompatível com nosso Código de Conduta.
Neste sentido, a Raízen apoia diversas iniciativas visando o combate a adulteração, sonegação e [Editado pelo Reclame Aqui] na [Editado pelo Reclame Aqui] de combustíveis, como, por exemplo, o Combustível Legal. Conheça este projeto através do site: https://*******
Além disso, sua reclamação será considerada para análise do controle de qualidade dos postos revendedores com a marca Shell e, se identificada qualquer irregularidade, serão tomadas as medidas cabíveis.
Sempre que precisar, estamos por aqui.
Réplica do consumidor
28/03/2025 às 15:00
Boa tarde, obrigada pela atenção. Mas ainda não resolveu meu problema, pois os gastos e o transtorno foram imenso para minhas condições. Continuo na espera do ressarcimento dos meus gastos e perca
Att,
Lucelia
Réplica do consumidor
29/03/2025 às 00:30
Boa noite!
A Shell é responsável pelos postos, uma vez que os consumidores se norteiam na Bandeira Shell, para fazer o abastecimento. Tinha vários postos de combustivel próximo, mas eu abasteci em um posto com a bandeira Shell. Para ter uma idéia, nem o nome do posto eu sabia, pois não há. Como pode ver, o unico nome que aparece no posto é o nome Shell, e como eu sempre abastece nos postos Shell, acreditei que estaria fazendo uma boa escolha. Me adimira agora, vocês dizerem que não tem responsabilidade, o Procon e o Juiz definirão, pois vocês tem a responsabilidade de franquiarem parceiros confiáveis. Vocês tem a responsabilidade de conferirem o combustivel no posto, já que eles carregam sua marca. Eu sou um caso que está aqui reclamando, mas se vocês forem no bairro e fazerem uma pesquisa verão quantas pesssoas reclamam deste posto. Vá em suas redes sociais e vejam quantas pessoas tiveram o mesmo problema. Conversei com um ex funcionario do posto que disse saber da conduta do posto e, por isso saiu de lá. Diante de tantos fatos, a Shell continua com sua placa enorme no posto, chamando mais clientes para serem [Editado pelo Reclame Aqui], imaginando que estão abastecendo com qualidade e, na verdade estão colocando combustivel adulterado. Funcionarios que se negam a fornecer notas fiscais e, funcionarios mal educados. E nós que pagamos mais caro no posto shell, buscando qualidade, ainda ficamos com um prejuizo enorme. O Posto Shell tem responsabilidade solidaria e vou buscar meus direitos, se não houver uma resolução.
Réplica da empresa
31/03/2025 às 15:05
Olá, Lucelia! Tudo bem?
Agradecemos por seu contato, ele é muito importante para nós e gostaríamos de pedir desculpas por qualquer transtorno.
Reforçamos que a Raízen exerce exclusivamente atividade de distribuição de combustíveis aos postos revendedores da marca Shell, e que estes são operados por pessoas jurídicas independentes. Portanto, a Raízen não exerce qualquer ingerência no estabelecimento comercial e não tem qualquer responsabilidade sobre os atos praticados pelo Posto Revendedor.
Asseguramos que, no momento da distribuição aos postos, os combustíveis são fornecidos dentro das especificações técnicas determinadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (“ANP”) e que qualquer conduta irregular do operador não tem qualquer participação desta distribuidora.
Além disso, ressaltamos que as denúncias feitas serão apuradas, visando coibir qualquer prática que possa prejudicar os consumidores que abastecem nos Postos Revendedores com a marca Shell, registramos sua manifestação e compartilhamos com o responsável pelo posto em questão, para conhecimento e eventuais providências.
Desta forma, as tratativas devem ser realizadas diretamente com o posto em questão para que a situação possa ser esclarecida.
Permanecemos à disposição.
Equipe Raízen.
Réplica do consumidor
31/03/2025 às 16:52
Eu até entendo que devo tratar com o posto, mas não retiro a responsabilidade de ambos, até porque o problema não simples. Se não tivesse uma parceria com a Shell pode ter certeza que jamais teria entrado pra abastecer meu carro. Estou tomando todas as devidas providências e principalmente judicial.
Att,
Lucelia
Consideração final do consumidor
01/04/2025 às 21:26
Não resolveu o problema e se eximiu da responsabilidade. Alias não sei que é Raizen também, pois abasteci no posto shell e apareceu este cnpj. Vou acionar a Shell do Brasil e, incluir esta tentativa de tratativa, para que a Shell veja como somos tratados. Porque os postos não tem o nome dos donos e sim placa enorme desta marca, se não se responsabiliza? Lamentável a conduta desta empresa distribuidora.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0