ETANOL DE BAIXA QUALIDADE

Não resolvido
São Paulo - SP
05/10/2024 às 12:38
ID: 198945783
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesNo último dia 04 de outubro de *******, meu carro saiu rebocado do posto Shell (AUTO POSTO DIJON LTDA), sendo encaminhado para a oficina.
Apesar do Código de Defesa do Consumidor , Art. 18, tratar da responsabilidade Objetiva do fornecedor, o Gerente do estabelecimento do posto Shell disse que o problema era o combustível que eu trouxe no meu tanque, apesar de chegar no posto andando e sair de reboque, não tendo feito nada solucionar o problema no local.
Chamei ao local a Polícia Militar do Estado de SP que, comparecendo ao local, registraram a manifestação das partes e foram embora sem nenhuma ação complementar, informando disponibilizar a gravação das cameras corporais por um prazo máximo de 3 meses se solicitado. Nenhum formulario foi fornecido às partes e nenhuma solução.
O que me deixa triste no processo é que estamos reféns de um modelo de negócio que privilegia a possibilidade de [Editado pelo Reclame Aqui] e a omissão.
Como consumidor, não tenho ação alguma a não ser buscar a justiça para tentar reaver o dinheiro gasto com o combustível e despesas mecânicas, valores estes que são insignificantes para o posto que continua ganhando se oferecer combustível de qualidade duvidosa, porém, muito importantes para quem é assalariado e muitas vezes depende do veículo para se locomover e trabalhar.
Não há, no serviço público algum órgão que efetue o teste do combustível retirado do veículo, onde, a amostra de 5 Litros que retirei do veículo para ensaios permanece comigo não terá outro destino senão o descarte.
Curioso é que o Gerente do Posto Shell queria fazer o teste de qualidade no combustível que saia da bomba momento após o abastecimento, porém, se negava a retirar amostra do veículo para igualmente ensaiar, mesmo eu tendo completado o tanque com pouco mais de 35 litros.
É comum nos relatos recebidos, notícia de combustíveis ocasionarem danos aos veículos e o poder público responsável, a ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis é omissa, o que propicia o aumento da prática em todos os cantos, fazendo com que a venda de combustível de baixa qualidade, o risco, compense.
Espero que um dia tenhamos um basta das autoridades, pois, a mãe, a filha e a esposa de legisladores, de autoridades executivas, de fiscais, também são vítimas deste tipo de ação de postos e omissão de autoridades fiscais da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Na oficina da Porto foi drenado o combustivel e colocado de outro posto e o carro voltou a normalidade.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/10/2024 às 12:07
Olá Marcelo!
Espero que esteja bem.
A Raízen é a distribuidora de combustíveis licenciada da marca Shell no Brasil, cujos combustíveis distribuídos possuem alto padrão de qualidade e estão de acordo com as especificações técnicas exigidas na legislação.
Após a distribuição dos combustíveis pela Raízen, o posto revendedor é única e exclusivamente responsável pelo produto comercializado na bomba de abastecimento, não tendo a Raízen nenhuma ingerência sobre a operação do Posto Revendedor. Neste aspecto, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) proíbe que as distribuidoras interfiram na administração e operação dos postos de combustíveis.
Em caso de suspeita da qualidade do combustível, é seu direito solicitar no posto revendedor o “teste de proveta”, conforme art. 8° da Resolução ANP nº 9/*******.
Contudo, ressaltamos que, embora os postos revendedores sejam administrados por pessoas jurídicas independentes, não compactuamos com nenhuma conduta que possa [Editado pelo Reclame Aqui] o cliente, já que o tipo de comportamento narrado na reclamação é incompatível com nosso Código de Conduta.
Neste sentido, a Raízen apoia diversas iniciativas visando o combate a adulteração, sonegação e [Editado pelo Reclame Aqui] na [Editado pelo Reclame Aqui] de combustíveis, como, por exemplo, o Combustível Legal. Conheça este projeto através do site: https://*******
Além disso, sua reclamação será considerada para análise do controle de qualidade dos postos revendedores com a marca Shell e, se identificada qualquer irregularidade, serão tomadas as medidas cabíveis.
Sempre que precisar, estamos por aqui.
Consideração final do consumidor
15/10/2024 às 14:56
Perdi a confiança na bandeira Shell.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0