Falha na compra de ingressos para Fórmula 1 via Shell Box: Nível não atualizado, erros na compra e saldo Stix suficiente

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

10/09/2025 às 22:01

ID: 226623561

Sou cliente habitual dos Postos Shell e membro ativo do programa de fidelidade Shell Box, com histórico de abastecimentos regulares e participação em promoções da marca.
Nos últimos anos, venho adquirindo ingressos para o Grande Prêmio de Fórmula 1, por meio das campanhas promocionais realizadas anualmente pela Shell, via aplicativo Shell Box.
Neste ano, tentei pela terceira vez realizar a aquisição dos ingressos e não obtive êxito, mesmo cumprindo todos os requisitos estabelecidos na promoção. A tentativa de compra ocorreu nas seguintes datas e condições:

Pré-venda: Não houve atualização do meu nível no programa (nível 3), mesmo após os abastecimentos realizados para esse fim, impedindo meu acesso à fase inicial da venda.
1 lote de ingressos (data anterior): Desde as 11h30 estive logado no aplicativo, contudo o botão de compra sequer apareceu, encerrando-se a venda sem possibilidade de participação.
2 lote data de hoje: Estando logado no aplicativo desde as 11h30, consegui adicionar os ingressos ao carrinho, porém, ao finalizar a compra, recebi uma mensagem de erro, como se eu não possuísse saldo suficiente de Stix para concluir a transação. Esclareço que, na ocasião, meu saldo era de 139 Stix, sendo exigido apenas 50 Stix por ingresso, o que demonstra disponibilidade mais do que suficiente.
Registrei captura de tela em vídeo, comprovando que:
O ingresso foi devidamente selecionado;
O saldo de Stix era suficiente;
O erro ocorreu exclusivamente na etapa final da compra, sem justificativa aparente.
DA VIOLAÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

A conduta da Shell configura clara falha na prestação do serviço, nos termos do artigo 14 do CDC, que estabelece:
"O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos."

Houve ainda ofensa aos princípios da boa-fé e da transparência (art. 4, III, e art. 6, III do CDC), uma vez que:
A empresa não garantiu a atualização de status do consumidor no sistema (pré-venda);
Não assegurou o pleno funcionamento do aplicativo nas fases de venda;
Frustrou a legítima expectativa do consumidor de concluir a compra, mesmo diante do cumprimento de todas as condições estipuladas.


Diante do exposto, requeiro que me conceda o direito de adquirir os ingressos da Fórmula 1 nas mesmas condições promocionais ofertadas;

Caso não seja possível a venda direta, que seja disponibilizado meio alternativo para aquisição, sem prejuízo financeiro ou logístico;

Seja apurada a falha no sistema e comunicadas as providências tomadas pela empresa;

Compartilhe

Resposta da empresa

17/09/2025 às 11:49

Olá Antonio, como vai?

Ficamos muito felizes com o seu interesse pela Arquibancada Shell no GP de São Paulo *******!

Lamentamos que não conseguiu garantir seu ingresso nesse lote!

Esclarecemos que a quantidade de ingressos prevista em regulamento foi integralmente disponibilizada no dia da abertura das vendas, às 12h, conforme as regras previamente estabelecidas.

Mas não se preocupe! Você poderá tentar realizar um novo resgate a partir de hoje 17/09, diretamente no Shell Box Clube.

Esclarecemos, ainda, que o regulamento estabelece expressamente referente aos horários e quantidade de ingressos, mediante disponibilidade (item AQUISIÇÃO DOS INGRESSOS). 
Você pode consultá-lo na íntegra neste link: Regulamento-Compra-Ingressos-F1-*******ShellBox_02.09.2025_https://*******

Abraços.
Equipe Raízen

Réplica do consumidor

17/09/2025 às 12:00

Prezados,

Agradeço o retorno, mas gostaria de esclarecer que não estou de acordo com a justificativa apresentada.

O problema que enfrentei não está relacionado ao esgotamento dos ingressos, mas sim a uma falha no funcionamento do aplicativo no momento do pagamento, especificamente quanto à utilização dos Stix disponíveis em minha conta. Consegui selecionar os ingressos normalmente, porém, ao tentar concluir a transação, fui impedido por uma falha sistêmica que não reconhecia corretamente o saldo de pontos.

Diante disso, fica evidente que o aplicativo apresenta instabilidades que comprometem a experiência do consumidor, impedindo a conclusão da compra mesmo quando há disponibilidade de ingressos e saldo suficiente para o resgate.

Além disso, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é dever do fornecedor garantir o bom funcionamento da plataforma e a transparência nas relações de consumo. A instabilidade do sistema fere diretamente os princípios da boa-fé, da confiança e da isonomia no acesso à promoção.

Solicito que essa situação seja reavaliada com a devida seriedade, pois entendo que o erro apresentado não se refere à falta de ingressos, mas sim à inoperância do sistema disponibilizado para a promoção, o que configura prejuízo direto aos consumidores interessados.

Aguardo retorno com uma solução adequada ou encaminhamento do meu caso para análise específica, uma vez que cumpri com todos os critérios exigidos para a participação.

Consideração final do consumidor

23/09/2025 às 10:44

A empresa reconhece os diversos problemas com o seu app, a ponto de incluir no regulamento que cancelamentos por erro sistêmicos, podem ocorrer.
A resposta deles, se resume em lamentações e torcida para conseguir comprar no proximo lote, não há nenhum esforço para corrigir os problemas existentes no app e melhorar a experiência do usuário. Me surpreende eles terem uma avaliação boa no Reclame Aqui.
Péssima experiência.
Não recomendo.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0