Reclamação de [Editado pelo Reclame Aqui]

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Volta Redonda - RJ

22/05/2026 às 16:01

ID: 249417063

meu marido fez uma reserva e precisamos cancelar dia 31/03 e o cancelamento foi feito dentro do prazo. Até hoje dia 22/05 não foi feito o estorno. Meu marido entrou em contato e eu também para tentarmos resolver tranquilamente sem precisar recorrer ao reclame aqui e nada foi feito. Foi respondido aqui pela pousada que ele já recebeu o estorno (O QUE NÃO ACONTECEU)até porquê, ninguém aqui é maluco pra ficar procurando briga sem motivos. A todo momento fomos educados e tentamos resolver da melhor forma possível. No próximo mês (junho) já desconta a terceira parcela do cartão sem termos ido. Eles passaram para a Booking que fomos desrespeitosos, que houve ameaças da nossa parte e que fomos extremamente sem educação.
Então, além de não ter feito o estorno, estão nos [Editado pelo Reclame Aqui]. Totalmente antiprofissionais!!!!
Obs: Não tivemos estorno de nenhum meio, nem da booking e muito menos da pousada.
Segue print da conversa com a empresa:

Compartilhe

Resposta da empresa

22/05/2026 às 21:45

Informamos que esta reclamação está em duplicidade, sendo que já foi respondida ao esposo desta senhora, titular da reserva.

Réplica do consumidor

22/05/2026 às 21:58

Até agora não foi resolvido.
A minha reclamação foi que você colocou que estava resolvido e não estava. E a calúnia dizendo que faltamos com respeito e que ameaçamos vocês. Não tem nada em duplicidade.

Réplica da empresa

25/05/2026 às 09:30

Prezados senhores consumidores, conforme já respondido na outra reclamação, em que esta está em duplicidade, o estorno deste senhor foi realizado por intermédio da Booking.com na data de 25/05/2026. Mesmo que a empresa não tenha recebido o valor completo da reserva, pois foi paga em três prestações via link de pagamento em cartão de crédito, o valor total foi estornado via PIX (dados enviado pelo próprio cliente). Informamos ainda que todas as taxas e prejuízos causados pelo cancelamento desta reserva ficaram ao encargo de nossa empresa, que é tão bem conceituada em todas a plataformas de avaliação. Sem mais, Pousada Residência Balestra

Réplica da empresa

04/06/2026 às 09:27

Atenção,

Informamos que o hóspede Marcus Luiz Alves da Silva está agindo de má fé.
Ele recebeu o valor integral via PIX conforme o comprovante já enviado, tanto para Booking.com, quanto para o hóspede, pois não estávamos conseguindo fazer o estorno via cartão de crédito, meio em que pagou a hospedagem. No entanto, ele pediu estorno para nós, para a Booking e na sua operadora de cartão crédito, mesmo já tendo recebido o valor diretamente da pousada via PIX, ele não cancelou os outros meios de estorno, na possibilidade de receber três vezes o mesmo valor. Além de não fechar esta reclamação, dando a entender que o valor ainda não recebido e que o caso não foi recebido.
Porém, mesmo já recebendo o valor o valor integral via PIX e ele continua fazendo solicitação de estorno em seu cartão de crédito, duplicando assim o valor de seu estorno. Estamos acionando a justiça por falsidade ideológica e [Editado pelo Reclame Aqui], uma vez que fomos compelidos a estornar este valor por outro meio (PIX) a não ser dar continuidade a estorno via cartão de crédito, meio em que ele realizou o pagamento.
Solicito ajuda da Booking.com para resolver este caso. Como ele já recebeu o valor de estorno via PIX, deverá cancelar o pedido de estorno imediatamente junto a operadora de seu cartão de crédito.

Atenciosamente,
Balestra

Réplica do consumidor

05/06/2026 às 09:40

Bom dia! O estorno foi pedido ao cartão de crédito muito antes de solicitarmos o Pix (tanto que solicitamos pq não tivemos o retorno do cartão de crédito. E segundo vcs, nem vcs estavam conseguindo.) Nós não agimos de má fé. Vcs entraram em contato com o meu marido pela booking e rapidamente, quando viu a mensagem ele fez o pix pra vcs de volta. Não tínhamos visto que tinha estornado para o cartão de crédito.
Continuarei não indicando o pessimo trabalho de vcs. Que além de demorar mais de 2 meses pra resolver um problema que seria facilmente resolvido, ainda veio aqui nos caluniar. Quem vai acionar vcs aqui, vai ser eu! Por calúnia. Eu quero ver vcs provarem que agimos de má fé.
Vcs tem o meu contato no WhatsApp e tem o do meu marido. Não tentou contato por lá (IGUAL FIZEMOS COM VCS) pq? Pra ter motivo pra vir [Editado pelo Reclame Aqui] aqui? Vcs são ridículos!!!!!
Uma empresa séria, que se preze jamais faria esse papelão ridículo que vocês estão fazendo.
Profissionalismo vcs não tem nenhum!!!
Tendo um problema resolvido na boa, cogitaríamos em uma outra oportunidade pensar em dar mais uma chance a vcs (mesmo receosos, que se for pra parar pra observar TODAS as reclamações aqui são por problemas de estorno. Problema de má índole da pousada)

E outra coisa, as empresas sérias que estão aqui, todas entraram em contato com o cliente pra se retratar e entender o problema da reclamação (até pq, ninguém aqui é desocupado pra vir reclamar atoa) vcs tanto sabiam do problema como vieram com 7 pedras na mão. Como se fossemos errado de solicitar um reembolso que é de nosso direito.

Só pra frisar: o único contato que vcs tentaram com a gente foi esse por aqui e a mesma mensagem que mandou na booking. Não acha que se tivesse mandado no WhatsApp, talvez veríamos a mensagem no momento que vcs mandaram? Vcs não mandaram pra lá, pq não queriam resolver, queriam biscoitar aqui.

Pessima empresa!!!! Pessima gerência, pessima direção!!!!!

Aprendam a ser honestos e profissionais com os clientes de vcs. E com os que tiveram problemas com a pousada também. Pq a pousada se mostrando solícita e com vontade de trabalhar pra resolver, pode ter certeza que o cliente daria mais uma oportunidade a vocês.
Nesse momento mesmo, depois de todo esse transtorno, não voltaria a cogitar a pousada e não indico a ninguém!!!!

Consideração final do consumidor

05/06/2026 às 09:47

Empresa pessima!! Sem profissionalismo.
Não indico a ninguém. Tem outras muito mais bem preparadas na cidade.
2 meses pra fazer o estorno (que é de nosso direito)
Deviam fazer um curso de atendimento ao cliente pra ver se aprendem a trabalhar direito.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

05/06/2026 às 18:05

A má conduta e falta de paciência deste hóspede gerou todo este transtorno. O mesmo fez diversas tentativas ao mesmo tempo por vários meios de estorno, prejudicando todo o processo digital de devolução do valor pago. Esclarecemos que, além desta reclamação estar em duplicidade, pois já respondida em outra reclamação neste mesmo canal, que temos todos os prints comprobatório, tanto do processo de devolução/estorno, quanto do nosso bom atendimento a este hóspede. A reserva foi realizada em 24/03/2026, paga via cartão de crédito em 3x e cancelada em 31/03/2026. O processo de devolução deu erro por parte da operadora de cartão do hóspede, possivelmente pelo excesso de pedido realizado por ele, e por isso demorou, sendo necessário uma nova abertura de processo de estorno por parte da empresa. Avisamos ao hóspede que a tentativa de devolução por cartão de crédito deveria ser dado continuidade, e que estávamos fazendo isso, pois se fizéssemos por outro meio, poderia ocorrer duplicidade de estorno. Porém, o hospede entrou em contato solicitando o estorno à Booking e nos compeliu a fazer com urgência o estorno via PIX, o que foi atendido prontamente e realizado no dia 25/05/2026. Para a nossa surpresa, recebemos no dia 04/06/2026 uma notificação estorno/chargeback via cartão de crédito com data de recebimento 03/06/2026, data posterior ao estorno por PIX. Como é uma reserva realizada pela Booking e estava sendo tratada via Booking, entramos em contato via Booking e solicitando o cancelamento do Chargeback, pois o hóspede já havia recebido o valor integral do estorno, porém ele decidiu devolver o PIX, como já afirmado por ele. Vale lembrar que pagamento por outra via, além da duplicidade de estorno do valor, fato que muito bem-informado ao hóspede, quando devolvemos por outro meio, todas as taxas financeiras ficam por conta do estabelecimento comercial, no caso a pousada, mesmo assim, atendemos a vontade do cliente para não delongar com o estorno dele, uma vez que pelo cartão de crédito costuma ser delongado e trabalhos, muitas vezes com inúmeras solicitações realizada pela empresa. Diante do exposto, nós ficamos perplexos e estarrecido com a conduta tomada pelos hóspedes, que além de macular a nossa ilibada reputação, a qual pode bem ser visualizada pelas a nossas excelentes avaliações tanto no Google, quanto na Booking, bem como em dezenas de outras plataformas, também nos acusaram de mal atendimento. Eles faltam com a verdade, pois demos muita atenção e fomos respeitosos com eles durante todo o atendimento, procurando sempre resolver o problema. Salientamos também que não temos várias reclamações como referido por este hóspede, o que ele fez foi sobrecarregar o sistema com inúmeras reclamações infundadas e em multiplicidade. Frisamos que somos uma empresa séria, de alta reputação e que segue fielmente o código de defesa do consumidor. Sempre que é direito do cliente o valor é estornado da mesma forma que foi recebido. Lamentamos que algumas pessoas se sintam aptas a proferir inverdades pueris e infundadas acerca do nosso tão bem-conceituado estabelecimento. Desejamos paz e luz, bem como um breve amadurecimento.