Falta de fiscalização para poluição sonora reincidente

Em réplica
Recife - PE
08/08/2026 às 07:48
ID: 255931695
Inércia da Prefeitura na fiscalização de poluição sonora reincidente Protocolo 3155301
Formalizo esta reclamação diante da falta de fiscalização e omissão da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e da Secretaria Executiva de Segurança Cidadã no combate à poluição sonora no bairro de Piedade.
O imóvel localizado na Rua Dom Vital, n 161, descumpre sistematicamente as normas de silêncio com o disparo contínuo e abusivo de alarme de segurança. O problema já foi registrado nos protocolos n 2940750, 3020064 e 3081254 (encerrados sem resolução) e permanece pendente sob o protocolo n 3155301, aberto em 16/07/2026 e mantido com o status "Em andamento".
Hoje, sábado, 08/08/2026, às 08:00h, o alarme continua disparado sem qualquer providência ou ação dos órgãos municipais de fiscalização.
A inércia do órgão público viola a Lei Municipal de Silêncio de Jaboatão dos Guararapes, o Art. 42 da Lei de Contravenções Penais (Decreto-Lei n 3.688/41) e o Art. 1.277 do Código Civil. Solicita-se o envio urgente de fiscalização (GAMA / Inspeção Ambiental) ao local para autuação, aplicação de multa por reincidência e interrupção imediata da perturbação.
Segue o vídeo feito neste exato momento: Sábado, 8/8/26 às 07:50 da manhã:
https://drive.google.com/file/d/1aLArSNa-WXg-A7PQF8-kBiVCQ_ABVNgc/view?usp=drivesdk
Compartilhe
Resposta da empresa
10/08/2026 às 08:57
Prezado Senhor Cleber, bom dia!
Informo que o protocolo n ***** aberto em 16/07/2026, consta como em andamento e dentro do prazo previsto, conforme estabelecido pelo Decreto n 070/2021.
Orientamos que aguarde a conclusão do protocolo dentro do prazo estabelecido.
Atenciosamente,
Ouvidoria Geral
0800 081 8899
(81) 99422-5177 (whatsapp)
(81) 9 9975.3655 - Somente ligações
Réplica do consumidor
21/08/2026 às 16:17
No dia 19/08, por volta da meia-noite, o alarme do imóvel situado na Rua Dom Vital, n ***** utilizado por uma construtora , disparou ininterruptamente, mesmo havendo pessoas dentro da casa. Sem conseguir dormir, liguei para o 190 solicitando apoio para conter o barulho, mas o atendente tratou a situação com absoluto deboche, o que me fez desligar a chamada diante de tamanha falta de respeito. À 1h da manhã, registrei mais um protocolo formal relatando a situação.
Essa empresa vem agindo como se o seu poder econômico fosse um escudo para descumprir as leis e privatizar a via pública. O imóvel encontra-se repleto de entulhos, transformando-se em ponto de proliferação de ratos, escorpiões e mosquitos da dengue, além de manter um alarme desconfigurado que dispara a qualquer hora do dia ou da noite. Para piorar, foram instalados pinos amarrados aos postes de iluminação pública o que atrapalha até os caminhões da Neoenergia durante as manutenções e a calçada foi alterada de forma irregular com cerâmica lisa e uma rampa íngreme. O local virou uma armadilha apelidada pela vizinhança de "mata-véio", onde diversos idosos já escorregaram e caíram nos dias de chuva.
Após o registro do protocolo, por volta do meio-dia do dia 19/08, uma equipe da GAMA esteve no local para fiscalização. Ficou claro pela gesticulação do fiscal que o cenário encontrado era irregular, gerando inclusive uma discussão entre ele e o responsável pelo imóvel. Contudo, bastou a fiscalização ir embora para que o responsável e os trabalhadores começassem a debochar publicamente da situação, dando risadas na rua e acionando o alarme de forma proposital para provocar a vizinhança.
Diante do desrespeito continuado e do deboche com os órgãos públicos, informo que estou reunindo os moradores da rua para dar entrada em uma representação coletiva junto ao Ministério Público, a fim de fazer valer as leis de postura, saúde pública e sossego comunitário
Réplica da empresa
24/08/2026 às 10:25
Prezado Senhor Cleber, bom dia!
Informo que o protocolo n ***** aberto em 16/07/2026, consta como em andamento. Já foi encaminhado alerta de cobrança ao órgão competente e no momento, estamos aguardando a resposta do setor responsável.
Caso o senhor deseje registrar uma nova manifestação sobre o protocolo e toda a situação, podemos realizar a abertura de um novo protocolo. O senhor também pode continuar acompanhando o protocolo n *****, que permanece em andamento.
Atenciosamente,
Ouvidoria Geral
0800 081 8899
(81) 99422-5177 (whatsapp)
(81) 9 9975.3655 - Somente ligações
Réplica do consumidor
24/08/2026 às 15:00
por qual motivo iria abrir um novo protocolo?
Réplica da empresa
24/08/2026 às 16:00
Prezado Senhor Cleber,
Esclarecemos que a abertura de um novo protocolo é apenas uma opção, caso o senhor queira registrar uma nova manifestação ou apresentar alguma informação complementar sobre a situação.
Não é necessário abrir um novo protocolo para acompanhar o andamento da manifestação n *****, que permanece em andamento e já possui cobrança encaminhada ao órgão responsável.
O senhor pode continuar acompanhando o protocolo atual até que seja apresentada a resposta do setor competente.
Atenciosamente,
Ouvidoria Geral
0800 081 8899
(81) 99422-5177 (whatsapp)
(81) 9 9975.3655 - Somente ligações