Reclamação sobre autuação de trânsito injusta e falha no sistema de pagamento de multa.

Respondida
Belo Horizonte - MG
05/09/2026 às 12:18
ID: 258295573
Venho registrar meu profundo sentimento de indignação e desrespeito com a forma como estou sendo tratado enquanto munícipe. Recebi uma autuação de trânsito injusta referente ao uso do Rotativo Digital e, exercendo meu direito como cidadão, apresentei defesa anexando argumentos e provas válidas de que o sistema havia sido ativado corretamente. Para minha surpresa, a Comissão de Avaliação da Defesa da Autuação (CADA), no processo de Defesa Número 14728/2026, decidiu negar o meu pedido sem apresentar uma justificativa plausível para as provas que anexei. A resposta oficial se limitou a afirmar que o agente consultou o sistema e o encontrou irregular. Além disso, a comissão baseou a negativa inteiramente na "presunção da legitimidade e veracidade" e na "fé de ofício" do servidor público, ignorando o ônus de analisar as evidências concretas submetidas. Por ter optado por recorrer diretamente na prefeitura e aguardar o resultado do processo, acabei perdendo o prazo para pagar a multa com o desconto de 40%. Mesmo diante dessa situação frustrante, demonstrando total boa-fé e com a intenção de encerrar o assunto, decidi realizar o pagamento do valor integral. É a partir desse momento que o descaso se torna ainda mais inaceitável: já solicitei a emissão do boleto para pagamento por mais de 6 vezes. Mesmo após aguardar o prazo estipulado de 72 horas para a compensação e disponibilização do documento, o boleto simplesmente não fica disponível no sistema. Ou seja: sou multado de forma injusta, provo a minha regularidade, o órgão ignora meus argumentos com uma resposta padronizada, sou prejudicado com a perda do desconto por tentar me defender e, quando finalmente tento pagar o valor imposto, o sistema da prefeitura não funciona. Gostaria muito que a prefeitura fizesse o seu papel corretamente pelo menos uma vez. Estou totalmente disponível para conversar e resolver essa situação pacificamente, mas exijo um retorno e a regularização imediata desse problema de emissão. O cidadão não pode ser penalizado financeiramente e psicologicamente pela ineficiência dos sistemas do município.Atenciosamente,Gabriel Caldeira Gomes
Compartilhe
Resposta da empresa
08/09/2026 às 09:18
Prezado(a) Senhor(a),GABRIEL CALDEIRA GOMES
Agradecemos por entrar em contato com Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte. É por meio da participação dos cidadãos que podemos acompanhar a qualidade dos serviços públicos e contribuir para seu constante aperfeiçoamento.
Informamos que sua manifestação foi registrada com sucesso em nosso Sistema de Ouvidoria, sob o protocolo n *****, com o código de acesso *****.
Para acompanhar o andamento da sua manifestação, acesse a opção "Solicitações Anônimas ou Sem Autenticação do Cidadão" no Portal de Serviços da Prefeitura, disponível em:
https://servicos.pbh.gov.br/servicos/my-requests
Em seguida, informe o número do protocolo e o respectivo código de acesso para consultar as atualizações.
Sempre que precisar, a Ouvidoria estará à disposição para acolher suas manifestações, sejam elas reclamações, denúncias, sugestões, elogios ou solicitações de providências relacionadas aos serviços públicos municipais. Nosso compromisso é ouvir você, encaminhar sua demanda aos setores responsáveis e acompanhar sua tramitação, contribuindo para a melhoria contínua da administração pública.
Conheça todos os canais de atendimento da Ouvidoria e saiba como entrar em contato conosco acessando:
https://prefeitura.pbh.gov.br/ouvidoria/fale-com-a-ouvidoria
Agradecemos pela confiança em nosso trabalho. Conte sempre com a Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte.
Atenciosamente,
Subcontroladoria de Ouvidoria