Cobrança abusiva de IPTU com juros e multas excessivas em Salto/SP

Não resolvido
São Paulo - SP
04/03/2026 às 11:02
ID: 242283539
Venho por meio desta manifestar minha indignação quanto à cobrança de IPTU realizada pelo Município de Salto/SP.
O valor original do débito era aproximadamente R$ 2.000,00. Após aplicação de juros, multa e encargos administrativos, o montante foi elevado para cerca de R$ 4.500,00 ou seja, mais que o dobro do valor principal.
Tal prática afronta princípios básicos da administração pública, especialmente:
Princípio da razoabilidade
Princípio da proporcionalidade
Vedação ao efeito confiscatório (art. 150, IV da Constituição Federal)
Legalidade tributária
É inadmissível que encargos moratórios transformem um débito tributário em valor praticamente impagável, gerando enriquecimento desproporcional do ente público.
Solicito:
Revisão imediata dos juros aplicados
Demonstrativo detalhado da memória de cálculo
Esclarecimento sobre a base legal utilizada para aplicação desses encargos
Possibilidade de quitação à vista com exclusão integral dos juros abusivos
Caso não haja solução administrativa, serão adotadas as medidas judiciais cabíveis para revisão do lançamento tributário.
Aguardo posicionamento formal da Prefeitura de Salto.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
28/05/2026 às 17:58
[Editado pelo Reclame Aqui]
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0