Discriminação e abuso de autoridade na UPA de Várzea Paulista

Não respondida
Várzea Paulista - SP
11/02/2026 às 00:24
ID: 240398547
Discriminação e abuso de autoridade na UPA de Várzea Paulista
Hoje vivi uma situação revoltante e claramente discriminatória na UPA de Várzea Paulista. Fui buscar atendimento médico e impediram que meu namorado entrasse como meu acompanhante, alegando que eram normas do hospital. O mais absurdo é que, dias antes, estive no mesmo local com minha mãe, e o mesmo controlador de acesso permitiu a entrada dela como acompanhante (sem qualquer questionamento). Nos dois dias o hospital estava vazio.
Não existe justificativa plausível para essa diferença de tratamento.
Além de negar o direito ao acompanhante (algo garantido às mulheres por lei) o controlador de acesso teve uma postura agressiva e intimidadora: jogou bancos no chão para amedrontar meu namorado e ainda chamou os guardas, mesmo ele não tendo feito absolutamente nada além de me acompanhar de forma respeitosa e tranquila.
É impossível não enxergar o que realmente aconteceu: mais um episódio de discriminação contra um homem negro, tratado como ameaça sem ter feito nada. A abordagem foi desproporcional, desnecessária e humilhante.
É revoltante perceber que, em 2026, ainda precisamos lidar com esse tipo de tratamento dentro de uma unidade de saúde pública. O silêncio e a omissão diante de situações como essa só reforçam esse ciclo de preconceito.
Não foi apenas uma negativa de entrada. Foi constrangimento, intimidação e discriminação.
Isso não pode continuar sendo normalizado.