Logo Prêmio Reclame Aqui
Prêmio Reclame AQUI 2024
Tire todas as suas dúvidas sobre o Prêmio e a votação!
O quê é o Prêmio Reclame AQUI?

Um dos elos mais fortes na construção da confiança entre consumidores e empresas é a reputação. Com base nisso, o Reclame AQUI criou o Prêmio Reclame AQUI, uma forma de apresentar aos consumidores quais são as empresas com os melhores atendimento para eles, de cada segmento.

Com o voto popular dos consumidores levado em consideração, além da reputação das empresas, é claro, há 12 anos o Reclame AQUI apresenta ao mercado as companhias que valorizam seus consumidores. E, através do bom atendimento, se preocupam em oferecer uma boa experiência e fortalecer um relacionamento ético e transparente com eles.

No Prêmio Reclame AQUI 2022, as empresas com as melhores reputações no site do Reclame AQUI são indicadas. E, por meio do voto popular, escolhidas as que têm o melhor atendimento na opinião dos consumidores. Posteriormente, elas são premiadas na sua categoria de atividade.

Chegou a hora de decidir quem leva o Prêmio Reclame AQUI 2022!

O que é o NAB (Núcleo Assistencial Brasilândia)?

Todos os anos, o Reclame AQUI convida as empresas e consumidores, durante o Prêmio Reclame AQUI, a voltarem seus olhares para um trabalho muito especial, o do Núcleo Assistencial Brasilândia (NAB). A instituição luta bravamente para possibilitar de forma gratuita tratamento de reabilitação e inclusão social de crianças da comunidade com deficiência física e mental de origem neurológica. As histórias do Reclame AQUI e a do NAB se cruzaram há cerca de 10 anos, e esse laço de carinho fica cada ano mais forte.

A meta da premiação de 2022 é alcançar mais de 14 milhões de votos na fase de votação popular! Batendo essa meta, o Reclame AQUI vai doar R$ 150 mil em materiais de construção ou mão de obra e equipamentos para a reforma e adaptação da nova sede. Então você faz parte disso com a gente!

Este ano, quanto mais votos alcançarmos, mais os consumidores ajudam o NAB a realizar o grande sonho da instituição!

Bora pro desafio?

Quem escolhe as empresas indicadas?

No Prêmio Reclame AQUI, podem se inscrever as empresas que possuem reputação Bom, Ótimo ou RA1000. Até mesmo as companhias com reputação Regular. Mas durante o processo de seleção do Prêmio, serão realizadas todas as validações dessa empresa em questão para definir se ela será indicada ou não.

Para chegar à fase de indicação no Prêmio Reclame AQUI, uma empresa precisa cumprir os critérios à risca desde a sua inscrição para participação. O Reclame AQUI é quem verificará se a organização está apta a participar, conferindo todos os requisitos na fase de seleção. As regras estão descritas em detalhes no Regulamento do Prêmio.

Chegou a hora de decidir quem leva o Prêmio Reclame AQUI 2022!

É preciso ter uma conta no Reclame AQUI para votar no Prêmio?

Para participar da votação no Prêmio Reclame AQUI, é preciso ser pessoa física com idade maior de 18 anos e ter cadastro no Reclame AQUI. Ao acessar o site da premiação, poderá votar em apenas uma empresa por categoria. O consumidor deve escolher a empresa que considerar ter o melhor atendimento.

A participação dos consumidores é de grande importância, já que seus votos contam para o cálculo final de quem será a empresa campeã de cada categoria. Além disso, ninguém melhor que os próprios consumidores para mostrar ao mercado quem está atento ao atendimento na jornada de compra e solução.

Os funcionários das empresas, que estejam concorrendo ou não, podem votar no Prêmio Reclame AQUI. Desde que cumpram as regras de votação mencionadas na pergunta anterior - ser pessoa física com idade maior de 18 anos e ter cadastro no Reclame AQUI.

Ainda não tem cadastro no Reclame AQUI? Crie sua conta aqui.

Como funciona a votação?

Para votar é simples e descomplicado. Ao acessar a página de votação, basta escolher a empresa que você quer que seja a campeã em cada categoria no Prêmio Reclame AQUI, e seu voto será registrado.

Após votar em uma categoria, você será direcionado automaticamente para a próxima categoria na fila de votação. Importante: ao votar em uma categoria, você não poderá voltar para mudar o seu voto. É votou, valeu!

E após votar em todas as categorias de qualquer segmento, você irá desbloquear uma conquista e passará a ganhar medalhas. Quanto mais você vota, mais medalhas vai ganhar, e seus votos serão revertidos em ajuda para o Núcleo Assistencial Brasilândia (NAB). Todo o progresso de votação pode ser acompanhado na sua área exclusiva do Prêmio, clicando em “Minha Votação” no menu.

Imagem: Exemplo de votação
Imagem: Exemplo de votação
Como acompanho o progresso da minha votação?

Agora você tem uma área exclusiva onde vai poder acompanhar sua votação em detalhes. Após fazer login com sua conta do Reclame AQUI, acesse “Minha votação” no menu do Prêmio. Veja tudo que você pode fazer por lá:

Você pode acompanhar o seu avanço total na votação e saber quanto falta para concluir.

Progresso da votação


O consumidor é quem manda! Escolha qual segmento você quer votar e saiba quais conquistas você pode desbloquear.

Escolha qual segmento você quer votar...


Procure diretamente por uma empresa indicada e vote na categoria em que ela esteja concorrendo.

Procure diretamente por uma empresa indicada...


Veja quantas medalhas você já ganhou, clique para compartilhar e saiba quantas ainda faltam para ganhar. Quanto mais você vota, mais medalhas você conquista!

Veja quantas medalhas você já ganhou


Acompanhe em detalhe em quais categorias você já votou e em quem votou, além de ver o progresso de cada segmento individualmente.

detalhe em quais categorias você já votou


Agora que você já sabe como acompanhar sua votação, só falta começar!

O que são conquistas e medalhas?

Uma das novidades do Prêmio Reclame AQUI 2022 é que quando você votar em todas as categorias de um segmento, desbloqueia uma conquista e vai receber uma medalha! Sua medalhas ficam disponíveis na sua área exclusiva em “Minha votação” para compartilhar. Quanto mais você vota, mais medalhas você vai ganhar! Bora ganhar todas?

desbloqueie uma conquista e vai receber uma medalha!


Conquiste todas as medalhas votando no Prêmio Reclame AQUI 2022!

Quantos votos é possível registrar no prêmio Reclame AQUI?

Na hora de participar da escolha das melhores empresas, cada consumidor pode votar em apenas uma empresa de cada categoria, é um voto por CPF.

Não é possível votar em mais de uma companhia por categoria. Por isso, ao iniciar a votação, é interessante reservar um momento para analisar cada voto, pois são centenas de categorias disponíveis e isso pode levar algum tempo. É uma grande oportunidade de reconhecer o trabalho das empresas que focam no bom atendimento ao consumidor.

Chegou a hora de decidir quem leva o Prêmio Reclame AQUI 2022!

É possível mudar o voto?

Este ano, não será possível a edição dos votos. Ou seja, a partir do momento que o consumidor votou em uma empresa de cada categoria, este voto será automaticamente computado. Não sendo possível voltar atrás e fazer a troca. Voto computado, o consumidor segue para escolher a empresa da próxima categoria.

Chegou a hora de decidir quem leva o Prêmio Reclame AQUI 2022!

É preciso votar em todas as categorias para o voto ser computado?

Não precisa votar em todas as categorias caso não tenha usado determinados serviços ou produtos ou vivenciado uma experiência com uma empresa! Você pode votar somente nas categorias que desejar e “pular” as demais. Seu voto será seguramente computado nas escolhas que você fizer.

Chegou a hora de decidir quem leva o Prêmio Reclame AQUI 2022!

Quando as empresas vencedoras serão anunciadas?

No Prêmio Reclame AQUI, cada categoria tem apenas uma empresa campeã. Essa empresa vencedora será aquela que tiver o maior valor em pontos de votos recebidos em comparação às demais empresas na mesma categoria. Por isso, quanto mais votos, melhor!
O resultado do Prêmio Reclame AQUI 2022 acontecerá após a computação de todos os votos recebidos na votação popular. O Reclame AQUI organiza uma celebração para fazer a divulgação oficial para todas as Empresas Indicadas e entregar o troféu para cada uma. Até lá,é mantido sigilo total a respeito das empresas campeãs. A cerimônia de premiação será dia 12/12/2022.

Após o evento de premiação, no dia seguinte, o resultado completo estará disponível no site do Prêmio Reclame AQUI para a consulta de todos. Além de muitas fotos da noite que celebra a reputação das empresas.

Ajude a escolher as empresas vencedoras do Prêmio Reclame AQUI 2022!

Pronto para decidir quem leva o Prêmio Reclame AQUI 2022?

Voltar ao topo

2024 Reclame AQUI - Todos os direitos reservados.