Recusa de devolução de sinal de entrada após reprovação de financiamento e pedido de distrato amigável.

Resolvido
Ponta Grossa - PR
10/07/2026 às 17:39
ID: 253612091
Estão se negando a devolver valor do sinal de entrada, mesmo que a reprovação seja feita por parte da caixa, mesmo o contrato ter sido assinado a retenção não deve ser integral é prática abusiva Artigo 51 inciso ll e lv.
Quero fazer o distrato de forma amigável, e o ressarcimento do valor pago.
Compartilhe
Resposta da empresa
13/07/2026 às 09:58
Prezada Nandalli,
Agradecemos por compartilhar sua manifestação.
Conforme previsto no item 2.1 do Quadro Resumo do contrato firmado entre as partes, o valor pago no ato da contratação foi estabelecido como sinal de negócio, arras e princípio de pagamento, condição expressamente aceita no momento da assinatura.
O contrato também estabelece, de forma expressa, que:
- A cláusula 3.3 prevê que a aprovação do financiamento depende exclusivamente da instituição financeira responsável pela análise de crédito, cabendo ao comprador apresentar a documentação necessária;
- A cláusula 3.5 disciplina as consequências aplicáveis quando o financiamento não é aprovado, conforme as condições contratualmente estabelecidas;
- A cláusula 8.2 estabelece os efeitos da desistência do negócio e o tratamento do sinal de negócio (arras), conforme pactuado entre as partes.
Dessa forma, a análise da sua solicitação observa as condições previstas no contrato firmado entre as partes, não havendo, até o presente momento, descumprimento das obrigações assumidas pela Prestes, sendo a tratativa conduzida conforme as condições livremente pactuadas no momento da contratação.
Reforçamos que nossa equipe permanece à disposição para prestar os esclarecimentos necessários e dar continuidade ao atendimento pelos canais oficiais.
Atenciosamente,
Equipe Prestes Construtora
Consideração final do consumidor
21/07/2026 às 17:22
Fui bem atendida pela construtora prestes, infelizmente não adquiri o apartamento pois não foi aprovado da caixa.
Assim que eu atender os requisitos da caixa, voltarei a fazer negócio com a construtora prestes e recomendarei.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10