Cobrança Indevida e Divergências Contratuais na Compra de Veículo Chevrolet Equinox

Não respondida
Valparaíso de Goiás - GO
07/01/2026 às 20:51
ID: 236986773
Empresa reclamada:
SCIA - PRIMEIRA MÃO
CNPJ: *****
Endereço:
*****
*****
Vendedor responsável:
*****
RELATO
No dia 06/12/2025, firmei contrato de compra e venda de um veículo Chevrolet Equinox Premier, ano/modelo 2019/2020, placa *****, chassi *****, junto à empresa SCIA - PRIMEIRA MÃO
O valor negociado verbalmente para a compra do veículo foi de R$ 114.000,00, sendo acordado que meu veículo usado seria dado como entrada no valor de R$ 77.000,00, restando R$ 37.000,00 como valor a ser financiado.
Entretanto, após a assinatura dos contratos, constatei divergências graves e cobranças indevidas, conforme detalhado abaixo:
1.No Contrato de Venda de Veículo, o valor total do veículo foi elevado para R$ 134.000,00, com a aplicação posterior de um suposto desconto direto de R$ 17.410,00, resultando em R$ 116.590,00, valor que não corresponde ao preço negociado de R$ 114.000,00.
2.Consta no contrato que o banco repassou à loja o valor de R$ 46.890,00, quantia que eu irei pagar integralmente no financiamento.
Contudo, considerando o valor correto da negociação:
Preço acordado do veículo: R$ 114.000,00
Entrada (veículo usado): R$ 77.000,00
O valor correto a ser repassado pelo banco à loja deveria ser de aproximadamente R$ 37.000,00, e não R$ 46.890,00.
Ou seja, a loja recebeu do banco um valor maior do que o efetivamente devido, embutindo no financiamento despesas e valores que não foram previamente informados nem autorizados, tais como:
Despachante R$ 1.390,00
Vistoria cautelar R$ 490,00
Assistência 24h R$ 3.900,00
Apesar de tais valores já estarem embutidos no montante financiado e repassado pelo banco à loja, o vendedor está agora exigindo que eu pague novamente os valores de despachante e o laudo cautelar do carro que dei de entrada à parte, caracterizando cobrança em duplicidade, prática abusiva e vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ressalto que não houve autorização expressa para mudança dos valores no contrato , pois no contrato que enviaram para o banco o vendedor superfaturou o carro deles em 20 mil e o meu em 10 mil . Sendo assim eu que vou pagar a diferença ao banco .
Além disso, a empresa vem criando entraves para a conclusão da transferência do veículo para o meu nome, mesmo após a assinatura do ATPV-e, o que agrava ainda mais a situação e gera insegurança jurídica. Retirei o carro da loja no dia 23/12/2025 e o documento ainda não foi transferido para o meu nome , mesmo já tendo chegado os boletos .