Cobrança indevida e multa abusiva após cancelamento de plano

Respondida
São Paulo - SP
01/07/2025 às 09:50
ID: 220966305
Minha experiência com Pro Balance Treinamento - Total insatisfação e descaso
Estou absolutamente frustrado(a) com o tratamento recebido pela [Nome da Empresa]. Fiz a contratação de um plano, porém, por motivos pessoais, não pude continuar no mesmo mês e comuniquei imediatamente minha intenção de cancelar. Apesar de ter sinalizado minha intenção e tentado resolver amigavelmente, fui informado(a) de uma multa exorbitante maior que o valor do próprio plano algo completamente arbitrário e desmedido.
Mesmo sem utilizar o serviço e tendo solicitado o cancelamento, a empresa insistiu na cobrança e, pior, negativou meu nome. Agora, estão fazendo cobranças indevidas, mesmo após minha tentativa de resolver a situação de forma justa. Essa atuação é extremamente equivocada, injusta e demonstra total desprezo pelo cliente.
Não tenho como pagar uma multa desproporcional, e sinto que tudo isso só acontece pelo interesse financeiro da empresa, que prioriza lucros em detrimento do respeito e bom atendimento ao consumidor. O que mais me perplexa é a falta de qualquer apoio ou solução da parte deles, mesmo sem ter usufruído do serviço.
Reitero: minha cobrança é injusta, arbitrária e sem respaldo. Espero que essa denúncia gere o impacto necessário para que casos como o meu não se repitam e que a reação da empresa seja revista não apenas por mim, mas por todos que merecem respeito e transparência.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/07/2025 às 11:55
Prezada Grazieli,
Lamentamos profundamente que sua experiência não tenha sido positiva e agradecemos pelo seu feedback.
No entanto, é importante esclarecer que todos os procedimentos seguidos em seu contrato estão integralmente amparados pela legislação vigente e foram devidamente apresentados no momento da contratação. A cláusula de multa por rescisão contratual, por exemplo, é prevista no Código de Defesa do Consumidor e foi acordada previamente entre as partes. Inclusive, diante da sua ******* alternativas facilitadas para o pagamento da multa, como o parcelamento em até 3 vezes no cartão uma flexibilização que demonstra nossa boa-fé e tentativa de solução amigável.
A inclusão temporária no cadastro de inadimplentes (Serasa) ocorreu exclusivamente por atraso em parcelas do plano, e foi retirada imediatamente após a regularização, conforme o procedimento padrão legal e ético.
A Pro Balance está no mercado há mais de 10 anos, sempre pautada pela transparência, respeito às leis e compromisso com seus clientes. Nunca fomos alvo de sanções legais ou condenações judiciais, justamente por zelarmos pelo cumprimento das normas e pela ética em todas as nossas relações.
Reiteramos que seguimos à disposição para o diálogo, desde que com respeito mútuo e dentro dos limites legais e contratuais. Difamações infundadas em redes sociais ou tentativas de coação não são caminhos adequados e podem, inclusive, ser passíveis de responsabilização jurídica.
Nosso compromisso permanece sendo o de oferecer o melhor serviço possível, dentro das condições estabelecidas e de forma justa com todos os nossos clientes.
Atenciosamente,
Equipe Pro Balance Treinamento