Rescisão paga sem comissão, desconto indevido por atrasos e dificuldade de contato

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Goiânia - GO

17/01/2026 às 00:35

ID: 237955227

Fui contratado pela empresa Proativa RH. em regime de trabalho temporário, exercendo a função de consultor de vendas, com prestação de serviços em empresa tomadora. O contrato foi encerrado em 09/01/2026.

Após o desligamento, recebi o pagamento da rescisão no dia 16/01, porém sem a inclusão das comissões devidas, que integram a remuneração. Ao analisar o demonstrativo de rescisão, constatei que nenhuma comissão foi paga nem integrada às bases legais, resultando em pagamento incompleto das verbas rescisórias.

Ao buscar esclarecimentos, fui inicialmente informado pelo setor responsável que não haviam sido recebidas informações sobre comissões até o fechamento da rescisão. Diante disso, entrei em contato com a empresa tomadora de serviços, onde fui informado e pude confirmar que todos os cálculos de comissionamento referentes ao meu período de trabalho foram devidamente enviados para compor o acerto rescisório.

Mesmo após essa confirmação, a empresa manteve a alegação de que não recebeu tais informações e orientou apenas que eu aguardasse, sem apresentar solução objetiva, evidenciando divergência de informações internas e deixando o trabalhador prejudicado.

Além disso, verifiquei que houve desconto por supostos atrasos na folha de pagamento, o que não condiz com a realidade, uma vez que nunca faltei nem me atrasei durante todo o período contratual. Tal desconto carece de justificativa e comprovação, configurando mais uma inconsistência no cálculo da rescisão.

Ressalto ainda que o contato com a empresa por meio do WhatsApp é extremamente difícil. Na maioria das tentativas não há retorno e, quando ocorre alguma resposta, ela acontece próxima ao encerramento do expediente, o que inviabiliza a resolução do problema e prolonga indevidamente a situação.

Diante dos fatos, solicito:
A apuração interna das divergências apontadas
O pagamento integral das comissões devidas
A devolução do valor descontado indevidamente a título de atraso
A correção do acerto rescisório, com os devidos reflexos legais
O envio dos comprovantes correspondentes

Caso não haja a devida correção e uma solução objetiva em prazo razoável, informo que entrarei em contato com os órgãos competentes para adoção das medidas cabíveis visando a regularização do caso.

Aguardo retorno.

Compartilhe

Resposta da empresa

19/01/2026 às 20:26

Rafael,
recebemos sua reclamação e identificamos que a primeira abertura de protocolo foi realizada sob o n *****, em 19/01/2026 às 15:52, pelo seu e-mail. O atendimento seguirá por esse protocolo.

Atenciosamente.
Equipe Proativa RH