Demora excessiva no conserto de interfone e falhas na gestão e manutenção do condomínio

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

07/08/2026 às 19:15

ID: 255911127

Utilizo uma sala comercial em um condomínio administrado pela Prosind. Desde o dia 17/06/2026 venho tentando solucionar um problema simples de manutenção: o interfone da sala parou de funcionar. Durante esse período, fiz duas solicitações por e-mail, além de inúmeras tentativas de contato por telefone e WhatsApp, com a administração/síndica profissional, solicitando que o problema fosse verificado e resolvido.

Mesmo após quase dois meses, não obtive uma solução efetiva nem uma previsão concreta para o reparo. O problema só foi finalmente resolvido hoje, 07/08/2026, depois que informei que, diante da falta de providências, recorreria a uma notificação extrajudicial. Ou seja: foram quase dois meses de contatos e cobranças para solucionar um problema básico de manutenção, que só foi resolvido quando deixei claro que buscaria medidas formais.

Infelizmente, o caso do interfone não é um episódio isolado. A gestão da Prosind também deixa muito a desejar em relação à manutenção e conservação geral do prédio.

Alguns problemas que chamam atenção:

* a síndica profissional praticamente não comparece presencialmente ao prédio, o que dificulta uma gestão próxima e efetiva;
* os elevadores apresentam falhas com frequência, chegando a ocorrer aproximadamente uma vez por mês;
* a limpeza dos vidros externos não é realizada anualmente, apesar de ser uma manutenção esperada para a adequada conservação do edifício;
* a recepção encontra-se em estado bastante ruim, com iluminação apresentando falhas, vidro quebrado e uma aparência geral antiga e pouco condizente com um edifício comercial;
* de maneira geral, a manutenção preventiva e a conservação do prédio não recebem a atenção que deveriam.

O objetivo desta reclamação não é apenas registrar que o interfone demorou quase dois meses para ser consertado. O que considero mais preocupante é o padrão de atendimento e de gestão: problemas são comunicados repetidamente, mas parecem exigir insistência constante para que uma providência seja tomada.

O interfone finalmente foi consertado hoje, portanto não estou mais solicitando o reparo. Registro esta reclamação justamente para deixar documentado o histórico do atendimento e chamar atenção para a PÉSSIMA qualidade da gestão e da manutenção oferecidas pela Prosind.

Espero que a empresa se manifeste sobre o ocorrido e, principalmente, que adote medidas concretas para melhorar a manutenção preventiva, a conservação das áreas comuns e o atendimento aos usuários do edifício.

Compartilhe