Cobrança indevida de parcelas e ITU, com recusa de envio de boletos e memória de cálculo.

Não resolvido
Senador Canedo - GO
07/07/2026 às 18:06
ID: 253334773
Em 29/07/2025, formalizei a proposta de compra e venda de um lote junto ao corretor da Réclamada, tendo assinado o contrato definitivo em 03/08/2025 no formato digital, portanto não recebi o contrato físico.
Ficou estabelecido que as parcelas seriam quitadas via boleto bancário. Sempre cumpri as obrigações, pagando todos os boletos que me foram disponibilizados através da notificação digital do meu banco, canal este que era a forma de cobrança utilizada pela Ré.
Ocorre que, em abril de 2026, os boletos deixaram de ser gerados/enviados ao meu banco. Ao contatar a imobiliária no dia 04/05/2026, fui surpreendida com a alegação de "parcelas em atraso de 2025", sobre as quais nunca houve qualquer notificação, cobrança ou emissão de boletos, restando evidente a falha na prestação do serviço da Réclamada.
Logo solicitei os boletos de abril e maio de 2026, solicitação que foi ignorada pela Réclamada. Somente no início de junho de 2026, a Réclamada enviou um único boleto com "valor fechado", aglutinando parcelas e encargos moratórios, sem, contudo, apresentar o detalhamento do cálculo ou a descrição dos juros e multas aplicados.
Ao solicitar a memória de cálculo para conferir a legitimidade dos encargos (conforme determina o Art. 6, III do CDC), a atendente da Réclamada recusou-se a fornecer a informação, ferindo o meu direito básico de informação e transparência de consumidora.
Ademais, a Réclamada vem realizando a cobrança de ITU (Imposto Territorial Urbano) desde a assinatura do contrato, sendo que a infraestrutura do loteamento sequer foi concluída (prazo de entrega em 30/06/2026), configurando cobrança indevida de tributo antes da imissão na posse. Desde 4 de maio que solicito o envio dos boletos mês 4 e 5 de 2026 porém não me enviam, sob alegação que devo pagar a mais atrasada e a que vai vencer, no entanto, eu sempre solicitei os boletos 4 e 5 portanto não podem cobrar juros deles ademais as parcelas em atraso do ano de 2025 nunca foi emitido boleto portanto também não são passíveis de juros. Exijo o envio das parcelas em atraso sem acréscimos de juros e multas, além da retirada da cobrança de ITU, tendo em vista que quando assinei o contrato nem ruas tinha no futuro loteamento.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/07/2026 às 12:47
Olá!
Agradecemos por entrar em contato e por registrar sua manifestação.
Informamos que sua reclamação foi recebida e, neste momento, estamos realizando as devidas validações para analisar o caso com a atenção necessária.
Assim que a análise for concluída, retornaremos por este canal com um posicionamento.
Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição.
Réplica da empresa
13/07/2026 às 15:08
Olá, boa tarde!
Agradecemos pelo envio de sua reclamação e pela oportunidade de prestar os devidos esclarecimentos.
Após análise do caso junto ao nosso departamento de Cobrança, verificamos que as cobranças e o envio dos boletos das parcelas em aberto foram realizados regularmente.
Identificamos que a senhora solicitou o extrato financeiro do contrato, o qual foi prontamente encaminhado. Também foi solicitada uma previsão da evolução da dívida. Contudo, não é possível apresentar valores futuros exatos, uma vez que o débito está sujeito à atualização monetária, juros e reajuste anual previsto contratualmente. Essa informação foi devidamente esclarecida durante os atendimentos prestados.
Ressaltamos que, em todas as oportunidades de atendimento, foi informado que existiam parcelas pendentes, não havendo qualquer omissão por parte da empresa. Da mesma forma, orientamos que, em caso de dificuldade para pagamento, o contato com nossa equipe de Cobrança seja realizado antes do vencimento, a fim de evitar a incidência de juros e demais encargos. Apesar de possuir canal direto de atendimento, esse contato prévio não ocorreu.
Esclarecemos, ainda, que as despesas referentes ao IPTU/ITU são de responsabilidade do comprador, conforme previsto no contrato firmado entre as partes.
Por fim, registramos que, no dia 10/07/2026, a senhora compareceu à nossa unidade, ocasião em que foi possível realizar uma negociação e emitir os boletos dos valores em aberto, buscando a regularização do contrato.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e permanecemos à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
Atenciosamente,
Equipe Provenda.
Réplica do consumidor
03/08/2026 às 15:40
Olá, depois de dias fui respondida porém não resolveram meu problema, eu que resolvi pagar os juros indevidos para ficar livre do problema e entrar com recurso. Divida [Editado pelo Reclame Aqui] não é cabível de juros então não, não foi resolvido!
Consideração final do consumidor
03/08/2026 às 15:42
Infeli<0xC2><0xAD>zmente não busquei saber da reputação da empresa antes e infeli<0xC2><0xAD>zmente não é um negócio que dá pra desfazer sem ficar no prejuízo Então não posso desfazer mas, não voltaria a fazer negócio com a empresa.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
4