Retenção de diploma e declaração de estágio

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

21/05/2026 às 10:24

ID: 249276185

Venho por meio desta manifestar minha total indignação e profundo descontentamento com a falta de profissionalismo, respeito e a péssima gestão da Proz.

Concluí minha formação como Técnica em Radiologia em maio de 2025 e finalizei meu estágio em janeiro de 2026 (período este que precisei realizar após o nascimento da minha filha, já que cumpri meu direito de afastamento por gravidez).

Após concluir todas as etapas, precisei comparecer presencialmente para solicitar a confecção do meu diploma. A instituição me deu o prazo de entrega para o dia 13/04/2026. Hoje já é dia 21/05/2026 ou seja, há mais de um mês de atraso e até agora não tive acesso ao meu diploma e nem à minha declaração de estágio.

Sem esses documentos, estou IMPOSSIBILITADA de dar entrada no meu registro junto ao CRTR (Conselho Regional de Técnicos em Radiologia). Consequentemente, não posso exercer a profissão e nem buscar emprego na área, mesmo já estando formada. A escola está prejudicando diretamente o meu sustento e o meu desenvolvimento profissional.

Para piorar a situação, o atendimento ao aluno é inexistente. Tento contato via WhatsApp e ligações diárias: ninguém responde, ninguém atende. Quando raramente dão algum retorno, praticam o famoso "jogo de empurra", passando o contato de outro setor ou de outro número que, para nenhuma surpresa, também ignora o aluno.

Sou mãe, trabalho em período integral (o dia inteiro!), infelizmente não na área que eu escolhi, e não tenho tempo disponível para ficar fazendo viagens perdidas. Colegas de turma me relataram que precisaram ir até a escola 2 ou 3 vezes para conseguir o que é de direito deles. Eu não tenho o privilégio de ficar indo e voltando de mãos vazias por incompetência da secretaria de vocês.

É um completo descaso. Na hora de cobrar mensalidade o sistema funciona, mas na hora de entregar a documentação do aluno que batalhou para se formar, vocês dificultam a nossa vida.

Exijo uma solução imediata! Preciso do meu diploma e da minha declaração de estágio em mãos sem precisar passar por mais humilhação ou chá de cadeira na secretaria. Resolvam a minha situação!

Compartilhe

Resposta da empresa

25/05/2026 às 16:07

Olá, Clara.

Agradecemos pelo seu contato e pela oportunidade de acompanharmos sua solicitação mais de perto.

Informamos que a análise do seu processo já foi realizada e, após isso, solicitamos o envio dos documentos pendentes por e-mail. Recebemos a documentação na última sexta-feira e, com isso, seu atendimento segue normalmente para finalização.

Sua retirada já está agendada para o dia 26/05 na unidade Belo Horizonte Centro.

Ficamos felizes em conseguir dar andamento à sua solicitação e permanecemos à disposição caso precise de qualquer apoio adicional até a conclusão do processo, inclusive por e-mail.

Sua avaliação será muito importante para nós e para o reconhecimento do nosso atendimento. Ela nos ajuda a continuar melhorando cada vez mais nossos serviços.

Atenciosamente,
Fabiana Pereira
Proz Educação.

Consideração final do consumidor

02/06/2026 às 10:17

Embora tenha conseguido retirar o diploma e o comprovante de estágio após a reclamação, gostaria de registrar minha total insatisfação com o atendimento prestado pela instituição. O processo foi desgastante, burocrático e houve uma falha grave na comunicação e na agilidade para fornecer documentos que são essenciais para minha atuação profissional. A resolução só ocorreu após a exposição pública da falha, o que demonstra um despreparo no suporte ao aluno. Deixo minha nota pela resolução, mas fica aqui o registro de que o serviço prestado está longe do ideal.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

6