Dark Pattern no sistema de assinaturas, dificuldade de cancelamento e data de cobrança enganosa

Não respondida
Ponta Grossa - PR
01/08/2026 às 12:30
ID: 255380319
Mês passado, fiz a compra do plano mais caro da QIVE para ter acesso à API e automatizar o fluxo das notas fiscais. Por ser uma API, esperei que o acesso fosse imediato, mas não, você tem que abrir uma solicitação e mandar quatro e-mails (sim, quatro) para alguém da TI liberar a chave da API para você. Quando recebi a chave de API, já tinha feito todo o serviço por outra plataforma. Esse é o primeiro ponto.
Depois disso, começa uma jornada para cancelar. Não sei se é Dark Pattern ou o time de UI que comeu bola, mas é simplesmente horrível a navegação em relação aos planos, datas de cobrança e cancelamento. Para cancelar não pode ser pela plataforma, eles orientam a mandar um email. Quando você manda um email tem que ligar para confirmar os dados e, enfim, eles abrirem a ANÁLISE, para o cancelamento.
E a cereja no bolo é a cobrança mensal, que não aparece em nenhum lugar da UI, mas que se você assina no final de julho, ele vai te cobrar integralmente no dia primeiro de agosto, e boa sorte descobrindo isso antes de ter DUAS FATURAS DA QIVE NA MESMA FATURA DO CARTÃO. Chega a ser hilário se eu não tivesse que pagar por um serviço que não consigo nem utilizar (e nem cancelar).