Cabo com defeito e troca negada sob alegação de falta da embalagem original, mesmo com o selo de garantia no produto.

Respondida
São Paulo - SP
14/01/2026 às 16:08
ID: 237681165
No dia 13/01/2026, comprei um cabo de carregador na Qualydata Assistência Técnica. O produto apresentou defeito dentro do prazo legal, não funcionando corretamente.
No dia 14/01/2026, compareci pessoalmente à loja para tentar resolver a situação de forma educada. No entanto, fui tratado com arrogância e a troca foi negada, sob a alegação de que eu não possuía mais a embalagem original.
Tentei novamente resolver pelo WhatsApp, apresentando prints do Código de Defesa do Consumidor, explicando que se trata de vício do produto (art. 18 do CDC) e que a exigência de embalagem não é prevista em lei, configurando prática abusiva (art. 51 do CDC). Ressalto que o selo de garantia estava fixado no próprio produto, e não na caixa, o que comprova a origem da compra. Ainda assim, a empresa manteve a negativa.
Além disso, não faz sentido exigir a embalagem de um produto com defeito, que muito provavelmente será descartado, já que a caixa não altera o defeito nem a responsabilidade do fornecedor.
Compartilhe
Resposta da empresa
16/01/2026 às 15:13
Caro cliente, em outro canal de comunicação o senhor foi orientado a falar com nosso gerente; ele continua aguardando o seu comparecimento para resolver o seu caso.