Reclamação sobre consumo excessivo de combustível, perda de potência e falhas no atendimento ao cliente do Renault Kardian Techno.

Não respondida
São Paulo - SP
04/05/2026 às 15:13
ID: 247386577
Comprei um veículo da Renault, Renault Kardian Techno, que ainda está dentro do período de garantia, e venho enfrentando problemas que não considero normais, principalmente relacionados ao consumo de combustível e ao desempenho do carro.
O consumo está claramente acima do esperado. Não é apenas uma impressão: isso tem impacto direto no meu dia a dia, porque estou abastecendo com uma frequência muito maior do que deveria. No uso comum, dentro da cidade, o carro não apresenta um comportamento compatível com o que se espera de um veículo dessa categoria, fazendo, em média, ***** no álcool e em torno de ***** na gasolina.
Além disso, o carro também apresenta perda de potência em situações simples, como ao sair de uma rua plana e entrar em uma subida. Isso acontece com frequência e acaba comprometendo a dirigibilidade e a segurança, especialmente no trânsito urbano.
Ao buscar atendimento na concessionária, fui orientada a zerar diariamente o marcador de consumo por quilometragem. De fato, quando o contador é zerado, o consumo indicado melhora momentaneamente, como se estivesse dentro do normal. No entanto, no dia seguinte, o indicador volta a cair novamente, repetindo exatamente o problema que já vinha ocorrendo.
Inclusive, realizei um teste de rodagem junto com um técnico da própria oficina. Na ocasião, ele zerou o marcador e, naquele momento, o consumo indicado ficou baixo. Porém, no dia seguinte, o problema voltou a aparecer, como já era recorrente e havia relatado na concessionária antes de iniciar o teste.
Eu tenho registros em vídeo que mostram claramente esse comportamento do consumo do veículo em diferentes momentos, além do teste realizado com o técnico. Também possuo gravações dos atendimentos feitos junto à Renault.
Nos últimos dias venho percebendo um cheiro forte de combustível queimado quando desligo o motor, chegando a chamar a atenção dos vizinhos do prédio dentro da garagem.
O mais preocupante é que, até o momento, não tive um diagnóstico claro nem uma solução por parte da concessionária. Também não recebi qualquer documentação formal sobre os atendimentos realizados, apenas uma cópia da ordem de serviço onde consta que eu reclamo do consumo excessivo, porém nada que demonstre o que foi, efetivamente, realizado no carro. Fui informada de que não é fornecido laudo ou descrição detalhada do diagnóstico eletrônico e dos serviços por nenhuma concessionária.
Além disso, já tentei contato com o SAC por e-mail, sem qualquer retorno. Pelo WhatsApp, informam que irão retornar, mas isso não acontece (PROTOCOLOS - ***** /***** / ***** / *****). Também entrei em contato por um outro número de telefone fornecido pela própria concessionária onde adquiri o veículo, sem sucesso. Em ligações telefônicas com o número que consta como sendo do SAC (*****), realizei uma ligação no dia 30/04 às 11h00, permanecendo na linha a espera de atendimento por 9 minutos e 37 segundos, quando alguém atendeu e a linha caiu e em uma segunda chamada que aconteceu o mesmo, porém com 1 minuto e 23 segundos de espera. Depois da segunda queda de linha, desisti.
Outro ponto importante é que não consegui localizar nenhum canal de ouvidoria da Renault para poder explicar a situação e solicitar ajuda, o que dificulta ainda mais a resolução do problema.
Na concessionária, até o momento, também não houve solução.
Dependo do veículo diariamente para trabalhar e me locomover pela cidade, então não posso simplesmente ficar sem uma resposta ou sem uma solução. Preciso que o carro seja analisado cuidadosamente, porém necessito de um carro reserva, uma vez que estou no período de garantia e já busquei ajuda sem efetivamente ter conseguido resposta satisfatória ao meu caso.
Estou registrando essa reclamação para solicitar uma análise técnica mais criteriosa e um posicionamento definitivo da Renault sobre o problema. Espero que a empresa trate o caso com a devida seriedade e transparência e apresente uma solução adequada, sem me deixar sem carro, pois não posso arcar com deslocamentos além do que já tenho gasto com combustível em meu carro.
Tenho vídeos, porém não consigo inseri-los aqui. Estão à disposição para envio, se necessário.