Renault Kwid 0km na concessionária com defeitos e falta de solução - NECESSIDADE DE SOLUÇÃO IMEDIATA

Não respondida
São Paulo - SP
23/12/2025 às 11:12
ID: 234967497
Adquiri o veículo Renault Kwid, 0km, na concessionária Renault RPoint - Ipiranga, com o vendedor *****, no dia 21/08/2025, e retirei o carro no dia 27/08/2025. Já em 01/09/2025, notei um comportamento estranho: a ventilação permanecia ligada e demorava cerca de 5 minutos para desligar. Diante disso, fui até a concessionária e relatei o ocorrido ao vendedor *****, que afirmou se tratar de algo normal e que não seria necessário acionar a oficina.
Algum tempo depois, o veículo passou a apresentar falhas esporádicas no sistema start-stop. O carro desligava no farol, porém, em algumas ocasiões, só voltava a ligar dando partida com a chave, além de o botão do sistema não desligar imediatamente. Com o tempo, essas falhas se intensificaram, razão pela qual voltei a levar o veículo à concessionária. Na ocasião, fui informada de que SOMENTE RECEBERIAM O CARRO SE FOSSE NO GUINCHO E QUE NÃO PODERIAM DAR ENTRADA NO VEÍCULO NAQUELE MOMENTO. Após muita insistência e discussão, agendaram a análise do veículo para 10 dias depois (18/11). Continuei solicitando prioridade no atendimento, por se tratar de veículo com menos de TRÊS MESES DE USO, e então conseguiram um agendamento para o dia 17/11, na concessionária da Vila Prudente.
Ocorre que, já no dia 14/11, o veículo parou completamente na rua e não ligou mais. Foi necessário solicitar guincho para levá-lo à Concessionária RPOINT IPIRANGA.
No dia 19/11, retirei o veículo, que já apresentou uma pequena falha na partida DENTRO DA LOJA. Ainda assim, A CONCESSIONÁRIA NOVAMENTE SE RECUSOU MANTER O VEÍCULO NA LOJA. Saí com o carro e, em um percurso de menos de 4 km entre a concessionária e minha casa, o veículo parou TRÊS VEZES. Entrei em contato e a concessionária se recusou a buscar o veículo. Até que, no dia 21/11, o carro parou NOVAMENTE, dentro da minha garagem. SIMPLESMENTE NÃO LIGAVA. Diante disso, precisei pegar um ônibus até a concessionária, pois o guincho não conseguia entrar na garagem do condomínio. O chefe da oficina me acompanhou até minha casa e retirou o veículo, que foi devolvido no mesmo dia com a informação de que teria sido realizada uma reprogramação paliativa no sistema, mas que seria necessária a troca completa do kit, com prazo estimado de cerca de 10 dias para chegada.
O carro funcionou por alguns dias, mas voltou a apresentar problemas em 05/12/2025. Liguei para obter informações sobre o kit, já que o prazo informado havia se esgotado, porém ninguém me retornava com qualquer atualização. Para tentar obter uma posição, fui presencialmente até a concessionária, mas, novamente, sem qualquer notícia ou estimativa de entrega do kit.
Somente em 08/12, a *****, do setor de agendamento, respondeu informando que o kit estava em falta e sem previsão. Insisti MUITO por uma previsão, considerando que o carro já estava apresentando falhas e poderia parar a qualquer momento. No dia 09/12, ela mencionou que o prazo seria de 12 a 15 dias úteis.
Como era de se esperar, em 11/12, o carro parou definitivamente e, até o presente momento, permanece na concessionária.
Além disso, o SAC (PROTOCOLO *****) atribui a responsabilidade à concessionária, alegando que não obteve resposta. Por sua vez, a concessionária afirma que devo resolver diretamente com o SAC e que o SAC nunca entrou em contato com eles. Até agora, não tenho qualquer estimativa de (i) chegada do kit, (ii) conclusão do reparo com garantia de que o veículo ficará sem qualquer vício, e (iii) disponibilização de carro reserva.
Ressalto que esta é a primeira vez que adquiro um veículo Renault e me arrependo profundamente da compra. O pós-venda tem sido extremamente frustrante: somos tratados como [Editado pelo Reclame Aqui] em todas as pontas. Estou pagando financiamento com MUITO esforço, mas, ao mesmo tempo, sou obrigada a arcar com Uber e transporte público por não ter um carro funcional e por não receber suporte minimamente adequado.
Tinha planos de viagem com o meu carro novinho no natal, mas, diante de toda essa situação, tive meus planos frustrados e sigo sem qualquer solução concreta, prazo definido ou apoio efetivo da Renault e da concessionária.
Tenho todos os prints e documentos que comprovam todo o relato acima, mas não foi possível na reclamação pelo tamanho.
AGUARDO POSIÇÃO IMEDIATA RELACIONADA AOS PONTOS ABAIXO:
(i) chegada do kit;
(ii) conclusão do reparo com garantia de que o veículo ficará sem qualquer vício; e
(iii) disponibilização de carro reserva.