Absurdo: Erro de engenharia da Construtora gera cobranças indevidas e prejuízo há 8 meses Empreendimento H Paulista

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

14/04/2026 às 14:18

ID: 246029241

Venho registrar minha profunda indignação com a negligência técnica da R Yazbek Foi constatado um erro primário e inaceitável na entrega da infraestrutura do meu imóvel no condomínio H Paulista (Unidade *****): os hidrômetros de água quente da minha unidade e da unidade vizinha (*****) foram instalados de forma invertida.Este erro de execução significa que, há pelo menos 8 meses,desde quando as contas de agua quente e fria foram individualizadas, estou sendo obrigado a pagar pelo consumo de terceiros. A gravidade da situação é tamanha que meu apartamento está desocupado desde fevereiro e, ainda assim, continuo recebendo faturas de alto valor, evidenciando o total descontrole e a falha na entrega das instalações.É inadmissível que uma construtora deste porte entregue uma obra com uma troca de relógios tão grosseira, ferindo o Código de Defesa do Consumidor no que tange à qualidade e segurança das instalações (vício oculto). Já houve a constatação física do erro pela equipe de manutenção do prédio, e a responsabilidade recai diretamente sobre quem executou a instalação de forma errônea.Exijo da R Yazbek:1. Reparo Imediato: A correção técnica da instalação hidráulica, vinculando os medidores às unidades corretas.2. Ressarcimento Integral: O reembolso imediato dos valores pagos a maior durante todo o período em que o erro persistiu. Não aceitarei nada menos que o recálculo baseado no meu consumo real (que, nos últimos meses, foi zero).3. Laudo de Revisão: Que a construtora revise as demais unidades, dado que a confiança na execução da obra foi completamente quebrada.Aguardo um retorno imediato. Caso contrário, a próxima etapa será a judicialização por danos materiais e morais, visto que o prejuízo financeiro é contínuo e a falha é de exclusiva responsabilidade da construtora.

Compartilhe

Resposta da empresa

15/04/2026 às 17:37

Prezado, Sr. Miguel.

Recebemos sua manifestação e compreendemos a preocupação relatada em relação à unidade 510 do condomínio H Paulista.

Esclarecemos que a solicitação de verificação já havia sido formalmente registrada junto ao nosso departamento de Assistência Técnica em data anterior à publicação da reclamação. Desde então, o caso vem sendo tratado com prioridade por nossa equipe.

Após análise técnica, foi identificado que não houve inversão na instalação hidráulica dos hidrômetros, mas sim um equívoco na identificação das plaquetas dos medidores, caracterizando um erro de rotulagem, e não de execução da infraestrutura.

Informamos, ainda, que já estamos atuando em conjunto com a administradora do condomínio para realizar a correção necessária, com a devida regularização das identificações, bem como a correta equalização dos valores pagos entre as unidades envolvidas.

Adicionalmente, já entramos em contato via e-mail solicitando os registros de pagamento das unidades envolvidas, a fim de viabilizar a análise detalhada da documentação e a apuração adequada de eventuais valores a serem ajustados.

Permanecemos acompanhando o caso de forma próxima e, caso sejam identificadas divergências adicionais, as tratativas cabíveis serão adotadas com a devida transparência.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Construtora R. Yazbek














Réplica do consumidor

30/04/2026 às 11:45

A responsabilidade pela reparação do dano é exclusiva e objetiva da R Yazbek (Art. 12 do CDC). Portanto, refuto qualquer tentativa de condicionar meu ressarcimento à "equalização de valores entre as unidades".

A relação jurídica de consumo existe entre este proprietário e a construtora. O fato de a unidade 502 ter consumido água paga por mim é uma questão que a R Yazbek deve resolver com referida unidade em esfera própria. Exijo o ressarcimento integral e imediato dos valores pagos a maior, independentemente do sucesso da construtora em reaver tais valores de terceiros.

A ausência de uma solução célere e definitiva dentro destes prazos será interpretada como resistência à reparação de danos, ensejando a imediata judicialização da questão, com o acréscimo de pleitos por danos morais e lucros cessantes.

No aguardo de uma solução imediata.

Réplica do consumidor

30/04/2026 às 11:53

A responsabilidade pela reparação do dano é exclusiva e objetiva da R Yazbek (Art. 12 do CDC). Portanto, refuto qualquer tentativa de condicionar meu ressarcimento à "equalização de valores entre as unidades".

A relação jurídica de consumo existe entre este proprietário e a construtora. O fato de a unidade 502 ter consumido água paga por mim é uma questão que a R Yazbek deve resolver com referida unidade em esfera própria. Exijo o ressarcimento integral e imediato dos valores pagos a maior, independentemente do sucesso da construtora em reaver tais valores de terceiros.

Diante do exposto, exijo:

Prazo de 5 dias úteis para o estorno e a definição da data para o depósito em conta.
Os valores já foram enviados por e-mail.

A ausência de uma solução célere e definitiva dentro destes prazos será interpretada como resistência à reparação de danos, ensejando a imediata judicialização da questão, com o acréscimo de pleitos por danos morais e lucros cessantes.

No aguardo de uma solução imediata