Cancelamento indevido de plano de saúde, prejudicando o tratamento de filha de ex-funcionária

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

15/06/2026 às 17:42

ID: 251458231

Venho registrar uma reclamação extremamente grave contra a instituição.

Após meu desligamento da escola, optei por permanecer vinculada ao plano de saúde coletivo, exercendo o direito garantido pelo art. 30 da Lei n 9.656/1998 (Lei dos Planos de Saúde), que assegura ao ex-empregado a manutenção do benefício nas condições legalmente previstas. Desde então, passei a enfrentar sucessivos problemas relacionados à manutenção do plano, incluindo ameaças recorrentes de cancelamento. Sempre que surgiam problemas, entrei em contato solicitando regularização e orientações. Em diversas ocasiões precisei insistir para obter retorno e conseguir a manutenção do benefício.

Nos últimos meses, realizei diversas tentativas de contato solicitando os boletos e as informações necessárias para regularização da situação. Apesar das minhas solicitações, não recebi o suporte necessário nem respostas adequadas para resolver a questão, fato este que pode ser facilmente comprovado através dos e-mails encaminhados para a instituição em cópia para cerca de 8 funcionários do Departamento responsável.

Cumpre destacar, ainda, o constrangimento e os transtornos suportados por mim e por minha filha, pois apenas tomei ciência do cancelamento ao comparecer à consulta com a psicóloga na última sexta-feira, dia *****, SEM QUALQUER AVISO PRÉVIO. A situação gerou intenso desgaste emocional, especialmente para minha filha, que foi impedida de realizar o atendimento psicológico que integra sua rotina de cuidados. Profundamente abalada, ela chorou copiosamente ao ser informada de que não poderia ser atendida, o que causou impactos negativos em seu bem-estar emocional e na continuidade de seu tratamento.

A gravidade da situação é ainda maior porque a instituição tem pleno conhecimento de que minha filha realiza tratamento médico em razão de crises alérgicas graves. No ano passado, ela precisou ser internada após sofrer um choque anafilático, fato de conhecimento da escola.

Para agravar ainda mais o quadro, minha filha iniciou uma nova crise alérgica hoje. Em razão do cancelamento do plano e da ausência de retorno da instituição, estou impossibilitada de utilizar o pronto-socorro onde ela foi acompanhada e tratada anteriormente.

Há mais de uma semana tento contato com a escola sem obter qualquer resposta. Considero inaceitável que uma questão tão séria, envolvendo a continuidade da assistência médica de uma criança com histórico de emergência grave, seja tratada com tamanho descaso. Além da violação ao direito previsto no art. 30 da Lei n 9.656/1998, a conduta demonstra total falta de cuidado e compromisso com uma situação que envolve a saúde e a segurança de uma criança.

Solicito esclarecimentos imediatos sobre o cancelamento, a regularização urgente da situação e uma solução efetiva para o problema. Caso não haja providências imediatas, adotarei todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis para resguardar os direitos da minha filha.

Compartilhe