Motorista não devolveu o troco e empresa se recusa a resolver

Em réplica
Sertãozinho - SP
11/08/2026 às 23:06
ID: 256233353
Troco não devolvido (por parte do motorista), negação por parte do setor e silêncio da hierarquia superior.
Informações solicitadas pela empresa, para averiguação:
[email protected]
Nome
CPF
Dia
Horário
Enviar relatando ocorrido não devolução do troco no dia de sexta-feira 19/06/2026. Ônibus 15:45
No dia19/06/2026 (feriado e aniversário da cidade), eu embarquei na linha das 15:45 sentido a Pontal, com parada na cidade de Sertãozinho (onde eu desembarquei).
Ao entrar o motorista estava negociando com o passageiro anterior a devolução do troco (pois a empresa não disponibiliza cobrador nos veículos). Comigo foi a mesma situação, eu entreguei uma nota de 50,00 reais para descontar valor de 8,95 (valor da passage). O mesmo questionou onde eu desceria, informei que ponto próximo ao SESI em Sertãozinho. Ele pediu para que eu pegasse o troco. Perguntei se ele aceitava pagamento em PIX, o mesmo informou que na descida veria qual a forma de pagamento viavel.
Eu estava com roupas pretas, uma mochila preta, um copo Térmico azul do LABUBU e cabelos soltos.
O ônibus estava extremamente lotado, então não era possível chegar até o motorista por dentro. Então decidi que faria após descer (iria até a porta da frente).
Mas nem deu pra falar com o motorista, pois o mesmo seguiu viagem imediatamente.
Liguei em todos os números que encontrei, mas por ser feriado não era possível contatar.
Inicialmente falei com o porteiro da avenida Bandeirantes, que foi muito grosso, se recusou a se identificar. O mesmo disse que era um problema meu, não dá empresa. Informou que a empresa apenas checa as câmeras para si própria, não para resolver "probleminhas de passageiros", e que eu me virasse com o motorista.
No dia 22/06, consegui falar com alguém do setor financeiro, que solicitou relato do ocorrido. Eu passei toda a minha descrição, para que houvesse verificação via imagens.
Após muita espera, perdendo dias de trabalho. Eu obtive a resposta de que a empresa verificou com o motorista e o mesmo negou o fato. Perguntei se conseguiram me verificar dentro do veículo. Fui informada que as câmeras não foram checadas. Abri tal solicitação.
Após mais um longo tempo de espera, fui informada que a empresa não se responsabiliza, e que este problema é do cliente.
Solicitei o nome do motorista, a Beatriz me informou que a empresa não possui essa informação.
A mesma informou que as câmeras são para uso e benefícios da empresa e não do passageiro.
Sicitei protocolo da ligação, e houve recusa em fornecer.
Questionei a ausência do cobrador, fui informada que a empresa sempre trabalhou sem este profissional. Informei que faço o uso do transporte público, e que até o ano de 2009 ainda havia cobradores.
A mesma informou que não haviam maneiras de resolver minha solicitação e que aquela era a decisão final.
Procurei pelo fiscal Paulo na rodoviária. Passei o caso, o mesmo já estava ciente e informou que as ordens até o momento eram de não fornecer a identidade do motorista. Eu queria falar com ele, para que o mesmo fizesse a devolução do troco.
Após quase 1 mês, consegui o contato direto com o diretor geral. Entrei em contato, passei o caso, o mesmo disse que não foi passado a ele, que estaria verificando e me daria um retorno na semana seguinte. Perguntei se eu poderia enviar as informações por algum canal de comunicação, o mesmo recusou dizendo que tem acesso a tudo na empresa.
Na semana passada, entrei em contato com o mesmo (diretor geral), o mesmo pediu para que eu aguardasse 5 minutos, que ele me retornaria com a solução.
Hoje, quase 2 meses após o ocorrido, tentei contato novamente. Mas nenhum número na empresa atende às minhas ligações, deixando cair na caixa de mensagem que está cheia e não foi possível gravar o meu recado.
Os prejuízos foram grandes, em decorrência da falta do valor equivalente à 4 dias de trabalho perdidos.
Compartilhe
Resposta da empresa
21/08/2026 às 08:34
Prezado a cliente,
Em atencao ao seu relato enviado ao nosso Servico de Atendimento ao Usuario SAU relativo ao ocorrido no dia 19 junho 2026, no onibus das 15 45h, reiteramos que a solicitacao foi devidamente apurada e respondida anteriormente.
Informamos que:
Lotacao Conforme verificacao do historico e quadro de horarios da linha, nao consta registro de excesso de lotacao no horario informado.
Relato do motorista O motorista escalado para o referido horario e viagem foi consultado e declarou desconhecer a ocorrencia informada.
Conferencia de troco Salientamos que a
conferencia de troco recebido em dinheiro e de responsabilidade exclusiva do passageiro no ato do pagamento e recebimento junto ao motorista do veiculo.
Diante dos fatos apurados, mantemos o posicionamento anteriormente informado.
Atenciosamente,
Réplica do consumidor
21/08/2026 às 17:30
Boa tarde!
Agradeço o rtt.
Com base nas informações descritas, a empresa me localizou nas imagens das câmeras de segurança? Conseguiram constatar que o passageiro anterior a mim, também entregou uma nota do mesmo valor ao motorista (R$ 50,00), e não recebeu o troco prontamente?
Obs: sobre este passageiro, eu não sei se o mesmo conseguiu reaver o troco.
Após a retirada dos cobradores da empresa, em momento algum houve comunicação quanto ao troco (que caso o passageiro não conseguisse no ato do pagamento da passagem, que o mesmo não teria o direito de recebê-lo). Esta prática sobre o motorista devolver o troco na descida do passageiro, acontece há muitos anos.
Inclusive eu questionei ao motorista se ele aceitava pagamento por pix, o mesmo informou que na minha descida decidiria como seria cobrada a minha passagem, caso não portasse ainda o valor do troco.
Réplica do consumidor
21/08/2026 às 17:30
Boa tarde!
Agradeço o rtt.
Com base nas informações descritas, a empresa me localizou nas imagens das câmeras de segurança? Conseguiram constatar que o passageiro anterior a mim, também entregou uma nota do mesmo valor ao motorista (R$ 50,00), e não recebeu o troco prontamente?
Obs: sobre este passageiro, eu não sei se o mesmo conseguiu reaver o troco.
Após a retirada dos cobradores da empresa, em momento algum houve comunicação quanto ao troco (que caso o passageiro não conseguisse no ato do pagamento da passagem, que o mesmo não teria o direito de recebê-lo). Esta prática sobre o motorista devolver o troco na descida do passageiro, acontece há muitos anos.
Inclusive eu questionei ao motorista se ele aceitava pagamento por pix, o mesmo informou que na minha descida decidiria como seria cobrada a minha passagem, caso não portasse ainda o valor do troco.