Nissan Frontier com perda de potência recorrente e falta de cobertura da garantia

Em réplica
Campo Grande - MS
12/01/2026 às 17:39
ID: 237441543
FALTA DE COBERTURA À PROBLEMA EXISTENTE DESDE O PERÍODO DE GARANTIA DO VEÍCULO
Sou proprietário de um veículo Nissan Frontier XE ano/modelo 22/23.
Em janeiro de 2025, ou seja, quando o veículo tinha pouco mais de 2 anos de uso e se encontrava na garantia, apresentou problema de perca de potência.
Levado na concessionária foi detectado problema na válvula solenóide da turbina, cuja peça foi substituída.
No início de fevereiro, ou seja, menos de um mês depois, o veículo apresentou novamente perca de potência, sendo condenada, nesta oportunidade, a eltroválvula da turbina (outra peça).
A peça foi solicitada, pois não tinha no estoque da concessionária e substituída em 26/02/2025.
Na revisão de 50.000 km, agendada para maio de 2025 (3 meses depois), novamente foi relatado problema com potência, vindo a concessionária providenciar tão somente reprogramação das válvulas que haviam sido substituídas.
Em setembro (4 meses depois da revisão e reprogramação das válvulas), utilizei o veículo em viagem e detectei novamente o problema com potência. Ao chegar, levei na concessionária e relatei o ocorrido, já que não havia sido solucionado o defeito.
Em teste a concessionária diagnosticou 2 códigos de falha no módulo do motor, um relacionado à "POSSÍVEL" obstrução do tubo EGR e outro à "POSSÍVEL" falha no bico injetor 2.
Apesar dos possíveis defeitos apontados, o módulo possuía atualização disponível, de modo que a concessionária se limitou à sua reprogramação, ignorando os códigos de falhas das peças.
Como não poderia ser diferente, o veículo apresentou novamente problema com perca de potência, contudo a Raviera Nissan apresentou orçamento para substituição do bico e desobristrução do EGR (ambos problemas detectados anteriormente), alegando que não cobriria o reparo pelo fato do veículo já estsar fora do prazo de garantia.
Vale destacar que esse problema com perca de potência somente era notável em velocidades mais altas, quando utilizava o veículo em viagens fora do uso cotidiano em cidade, o que justifica o intervalo entre cada ocorrido.
O veículo foi deixado na concessionária há aproximadamente 15 dias, interstício sem nenhuma devolutiva quanto a cobertura do problema preexistente.
Realizei reclamação via SAC e, para surpresa, também não tive devolutiva.
Busquei novamente o serviço atendimento ao consumidor em 09/01/2026 diante da inércia e omissão do grupo e da própria montadora NISSAN e disseram que sequer havia protocolo de atendimento sobre o caso.
Sigo sem o veículo que se encontra nas dependências da Nissan em Campo Grande (Grupo Raviera) e sem nenhuma resposta quanto à solução do problema.
Pessoalmente no setor de serviços da concessionária foi dito apenas que o caso foi repassado ao jurídico, ainda sem resposta.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/01/2026 às 15:28
Prezado Sr. Luiz Henrique Zanin
Agradecemos por compartilhar seu relato e lamentamos os transtornos ocasionados.
Informamos que sua demanda já está em atendimento e encontra-se em acompanhamento junto à nossa equipe responsável, com as devidas providências em andamento para a solução do caso.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e com a melhor experiência de nossos clientes, permanecendo à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Raviera Nissan Campo Grande
Réplica do consumidor
23/02/2026 às 10:47
A concessionária noticiou que arcará com a substituição das peças porém o veículo já se encontra há aproximadamente 45 dias nas dependências da mesma sem previsão de liberação.
A "justificativa" é a falta de previsão de entrega da peça pela montadora. 45 dias e não tem previsão!!!