[Editado pelo Reclame Aqui] da vaga de emprego: Pagamento de taxas para curso e certificado

Respondida
São Paulo - SP
03/12/2025 às 15:28
ID: 233621625
Empresa de [Editado pelo Reclame Aqui] para [Editado pelo Reclame Aqui]!
Dia 30/11/2025 recebi uma mensagem na infojobs da empresa Samba Share Logistics pedindo para enviar meu currículo pelo gmail informado. Ontem (02/12), enviei o currículo e hoje (03/12), tive um retorno dizendo que fui aprovada no processo seletivo, li o e-mail de nele estava pedindo para fazer um curso de gestão e serviço empresarial fornecidos pela razak cursos, onde eu teria que fazer o pagamento e após a finalização de curso, que seriam 6h) eu teria o certificado e deveria envia-lo para a empresa novamente.
Procurei ambas as empresas pelo google e no reclame aqui e nada constava de estranho, portanto, confiei e fui procurar o curso.
Após entrar em contato coma razak cursos fui informada de que o valor a ser pago seria de R$129,90, válido somente até hoje 03/12. informei meu dados necessários que foram pedidos e mandaram o link para pagamento via pix, havia informado de que não tinha dinheiro e se a empresa poderia arcar com os custos, disseram que não, então efetuei o pagamento. Logo em seguida a razak enviou outra mensagem pedindo mais R$75 para a emissão do certificado, que seria emitido em até 1h após a iniciação do curso, e novamente enviaram o link, deu inválido, pedi outro e paguei. E foram cobrados mais 75 reais para a emissão do material, paguei e questionei, me disseram que a empresa samba share logistics iria reembolsar e perguntei se após esse pagamento eu teria acesso ao curso e disseram que sim. e por fim foram cobrados mais R$199,90 para validação do curso, e como eu estava desesperada para arrumar um emprego acabei pagando também, usei literalmente todo o dinheiro que eu tinha e me disseram que era o último passo, e fiz o pagamento, afinal seria reembolsada pela empresa. E após o pagamento e o envio do comprovante fui bloqueada com sucesso.
em seguida tentei entrar em contato com a empresa, mas o número estava bloqueado. liguei para a samba share e informaram que eu tinha caído em um [Editado pelo Reclame Aqui] e que já estavam cientes disto mas não haviam comunicado.
Compartilhe
Resposta da empresa
17/12/2025 às 09:21
Olá Estela, bom dia!
Tudo bem?
Aqui é da equipe Razak Cursos e Treinamentos e lamentamos pelo ocorrido.
Soubemos a poucos dias sobre esse [Editado pelo Reclame Aqui] que foi aplicado via vagas pela Infojobs, envolvendo o nosso nome. Tomamos e ainda estamos tomando todas as providencias cabíveis referente a essa pessoa se passando por nós usando numero falso, e nosso site para passar credibilidade onde não existe qualquer envolvimento da nossa real empresa.
Nosso ramo, são cursos profissionalizantes na área de portaria e não de gestão e serviços empresariais como foi citado na [Editado pelo Reclame Aqui] vaga oferecida.
Pedimos mais uma vez, desculpas pelo ocorrido e pelo constrangimento que passou. Nossa empresa preza pela transparência e pela ética, sempre cuidando de cada cliente e do nome que temos a zelar.