Instalação de inversor de energia fotovoltaica com especificação incorreta

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

02/03/2026 às 16:43

ID: 242099581

No dia 26/01/2026, a empresa RBR Solar realizou a instalação do meu sistema fotovoltaico em minha residência. Contudo, foi instalado um inversor de 5kW, sendo que no contrato consta claramente inversor de 6kW, que foi o equipamento adquirido e pago.

Trata-se de descumprimento contratual, uma vez que o produto entregue é diferente do contratado.

Entrei em contato com a vendedora e com o setor de pós-venda, que inclusive reconheceram o erro por mensagem, afirmando que:

Você está coberta de razão em cobrar o que está em contrato. O inversor precisa ser trocado para o de 6.000 conforme combinado, sem enrolação.

Também informaram que o equipamento correto já estava disponível e que a troca seria realizada antes do Carnaval, pois seria um serviço rápido.

O Carnaval já passou, continuei cobrando um posicionamento, e agora minhas mensagens estão sendo apenas visualizadas, sem qualquer resposta ou agendamento da troca.

De acordo com o Art. 30 e Art. 35 do Código de Defesa do Consumidor, toda oferta vincula o fornecedor, sendo obrigatório o cumprimento do que foi contratado. O consumidor pode exigir o cumprimento forçado da oferta quando há descumprimento.

Estou solicitando apenas o que é meu por direito:
A substituição imediata do inversor de 5kW pelo inversor de 6kW, conforme contrato.

Caso não haja solução em prazo razoável, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Aguardo retorno urgente com data para realização da troca.

Compartilhe

Resposta da empresa

11/03/2026 às 11:12

Olá, Denize, tudo bem?

Agradecemos por registrar sua solicitação e pedimos desculpas pelo transtorno.

No momento da instalação, foi utilizado temporariamente um inversor de 5kW para que o sistema pudesse entrar em funcionamento e você não ficasse sem geração de energia, enquanto aguardávamos o envio do equipamento correto pelo fornecedor.

Esclarecemos também que a capacidade de geração do sistema permanece a mesma, pois ela está relacionada principalmente à potência dos módulos instalados e ao projeto aprovado junto à concessionária, não havendo prejuízo na geração de energia.

De qualquer forma, entendemos perfeitamente a sua solicitação, uma vez que o contrato prevê a instalação de um inversor de 6kW, e a substituição será realizada conforme acordado.

Nossa equipe entrará em contato ainda hoje para alinhar o agendamento e realizar a troca do inversor pelo modelo correto de 6kW.

A RBR Solar reforça seu compromisso com a transparência, qualidade do serviço e cumprimento do que foi contratado.

Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento.

Atenciosamente,
Equipe RBR Solar

Consideração final do consumidor

12/03/2026 às 09:59

Bom dia!
A empresa já efetuou a troca pelo inversor correto conforme contrato, equipe de instalação atenciosa como da primeira vez.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8