Solicitação de cancelamento do plano e contestação de cobrança indevida

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Palmas - TO

27/05/2026 às 20:53

ID: 249885107

Prezados,

Venho, por meio deste, formalizar reclamação referente ao plano *****.

O referido plano existe há mais de 15 anos e teve sua titularidade transferida da Sra. ***** para seu filho, *****, após uma tentativa de cancelamento. Em razão do longo relacionamento e da utilização frequente da RDC em nossas viagens ao longo dos anos, optamos pela continuidade do plano.

À época da transferência, ainda havia 2 diárias disponíveis para utilização antes do encerramento do ciclo vigente, previsto para 20/07/2025. Ao solicitarmos uma reserva para o Hotel Hilton, em Porto Alegre, no período de 15/08/2025 a 18/08/2025, fomos orientados pela própria atendente da RDC a utilizar as 2 diárias remanescentes, complementando a hospedagem com 1 diária do novo ciclo que se iniciaria em poucos dias. Assim foi realizado.

Posteriormente, em dezembro de 2025, meu marido entrou em contato para solicitar o cancelamento do plano, tendo em vista que o valor da mensalidade estava divergente daquele anteriormente praticado para minha sogra. Na ocasião, fomos informados de que, em razão da utilização antecipada de 1 diária do novo ciclo, estaríamos obrigados a permanecer vinculados ao contrato até o encerramento do ciclo vigente em 20/07/2026, período no qual haveria 6 diárias disponíveis para utilização.

Diante dessa informação, permanecemos realizando regularmente o pagamento das mensalidades e utilizamos mais 5 diárias no mês de março de 2026.

Contudo, na presente data, ao entrarmos novamente em contato com a RDC por e-mail para solicitar o cancelamento do plano e a quitação das 2 parcelas restantes referentes aos meses de junho e julho de 2026 respeitando o prazo mínimo de 30 dias antes do encerramento do ciclo vigente fomos surpreendidos com a informação de que seria necessário concluir o pagamento de 12 parcelas, com término apenas em 10/10/2026.

Entretanto, essa nova data não corresponde ao encerramento do ciclo vigente anteriormente informado pela própria RDC, além de favorecer automaticamente a renovação de um novo ciclo contratual, gerando cobrança indevida de mensalidades adicionais referentes aos meses de agosto, setembro e outubro de 2026.

Dessa forma, solicitamos:

* O cancelamento imediato do plano ao término do ciclo vigente em 20/07/2026;
* A manutenção apenas das cobranças referentes às parcelas de junho e julho de 2026;
* A não renovação automática de novo ciclo contratual;
* O envio da confirmação formal do cancelamento do plano após a quitação das parcelas do período aquisitivo vigente.

Ressalto que os documentos comprobatórios seguem anexados para análise.

Aguardamos retorno e resolução da demanda.

Compartilhe

Resposta da empresa

28/05/2026 às 12:58

Olá Thays,

Verificamos que não é a titular do plano citado. Por esse motivo, estamos tratando a questão diretamente com o titular.

Ressaltamos que, devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), algumas situações devem ser tratadas exclusivamente com o titular para garantir a segurança e a privacidade das informações.

Sempre que precisar, você pode nos contatar pelos telefones 4003-4910 ou 0800 878 0800, ou ainda pelo nosso chat no site www.rdcviagens.com.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h

Atenciosamente,

RDC Viagens
Canais Especiais