Cobrança indevida de serviço de saúde não solicitado na conta de energia de idosos

Resolvido
São Paulo - SP
01/10/2025 às 11:41
ID: 228254833
Venho por meio deste registrar minha reclamação contra a empresa Realizar Saúde.
Sem autorização expressa, a empresa passou a realizar cobranças no valor de R$ 69,90 diretamente na conta de energia elétrica dos meus pais que são idosos. Trata-se de uma cobrança indevida de serviços de saúde não solicitados, sem que houvesse qualquer explicação sobre contratação, valores, condições ou benefícios.
Não consigo contato por telefone e nem por WhatsApp. Já vamos pra 4 com essa cobrança indevida. Ressalto que nem eu e nem os meus pais nunca utilizamos nenhum serviço oferecido pela empresa e não demos consentimento para a cobrança.
Diante disso, solicito:
1. O cancelamento imediato de qualquer vínculo ou cobrança no nome dos meus pais;
2. O estorno integral dos valores indevidamente cobrados;
3. Que a empresa deixe de realizar esse tipo de prática abusiva, que induz o consumidor ao erro e fere o Código de Defesa do Consumidor.
Caso a situação não seja resolvida administrativamente, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/10/2025 às 16:01
Prezada, Sra. Cassia Roseane da Silva... Boa tarde!
Recebemos a sua reclamação, referente ao valor cobrado, e gostaríamos de ressaltar que trabalhamos sempre para oferecer melhores serviços e suas observações são de grande valia para nossos esforços de melhoria contínua.
Quando recebemos um contato passamos a verificar o ocorrido e respondemos todos os contatos diretamente. E conforme retorno dado em 01/10/******* por e-mail as 16hmin , onde foi explicado que é referente ao cartão beneficio Realizar Saúde, que dar desconto de até 60% em consultas, online, presenciais, exames laboratoriais, compras em farmácias, entre outros descontos, e que estava disponível para uso do senhor Claudio, e só estava sendo cobrado, por que teve a autorização dada por ele em linha que é o titular da conta.
Mas fique tranquila, pois realizamos o cancelamento do serviço, conforme a solicitação feita, e encaminhamos a carta de cancelamento e a gravação, no e-mail: cas*********ne@ou***https://******* , onde consta a autorização dada, configurando a aceitação de forma licita.
Sentimos muito por eventuais transtornos e esperamos poder servi-los melhor no futuro.
Estamos à disposição para quaisquer outras colocações.
Em nossos canais de atendimento ao cliente no horário comercial pelo ******* ******* ******* ou******* e pelo e-mail *******
Atenciosamente,
REALIZAR EMPREENDIMENTOS EDITORIAIS S/A
Réplica do consumidor
01/10/2025 às 16:41
Ouvi a ligação.
Claramente dá pra entender que em momento algum deixaram claro para ele que se tratava de um cadastro em plano de saúde e sim de confirmação de dados, lembrando que estamos
Réplica do consumidor
01/10/2025 às 16:54
Ouvi a ligação e em momento algum deixaram claro para ele que se tratava de um cadastro em plano de saúde e sim de confirmação de dados. O mesmo confirmou por que não entendeu, e por "coincidência" no mesmo dia foi feito a troca do medidor de energia e acreditou que se realmente se tratava de uma confirmação de dados para finalização da instalação.
Lembrando que estamos falando de um senhor de quase 70 anos de idade.
Diante disso, solicito:
1. O cancelamento imediato de qualquer vínculo ou cobrança no nome dos meus pais;
2. O estorno integral dos valores indevidamente cobrados;
3. Que a empresa deixe de realizar esse tipo de prática abusiva, que induz o consumidor ao erro e fere o Código de Defesa do Consumidor.
Réplica do consumidor
07/10/2025 às 15:09
Ainda estou aguardando o ressarcimento de todo o valor cobrado. Me pediram todas as contas, enviei. Pediram os comprovantes de pagamento dessas contas, enviei tbm. Mas até agora não enviaram o valor cobrado indevidamente.
Até agora só me enviaram um e-mail com a tal carta e dizendo que vão fazer a devolução da cobrança. Acredito que fazer um pix ou depósito não demore 5 dias né?
Consideração final do consumidor
13/10/2025 às 16:07
Em 1 semana resolveram meu problema.
Fui bem atendida pela funcionária Betiane e a empresa fez o ressarcimento total dos valores cobrados indevidamente.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
7