Revestimento Cerâmico com Lascamentos e Trincas Apresenta Problemas Após Assentamento e Empresa Recusa Responsabilidade

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Patos - PB

15/04/2026 às 12:01

ID: 246119993

Realizei a compra de diversas caixas de piso cerâmico da empresa Realle Revestimentos Cerâmicos (modelo Stella Mate, conforme laudo técnico enviado pela própria empresa). Após o assentamento, o material apresentou diversos problemas, como lascamentos e trincas em várias peças, comprometendo totalmente a estética e a qualidade do ambiente.

Diante da situação, acionei a empresa, que realizou uma análise e enviou um laudo técnico (Protocolo SAC *****). No entanto, o documento apresenta conclusões que considero inconsistentes e incompatíveis com a realidade observada.

No laudo, a empresa afirma que não há vício de fabricação e atribui os defeitos a fatores externos, como impacto, assentamento inadequado ou uso indevido . Contudo, essa justificativa não se sustenta pelos seguintes motivos:

Quantidade de peças com defeito
Não se trata de um caso isolado. Diversas peças apresentaram problemas semelhantes, o que indica possível falha de qualidade do lote, e não eventos pontuais como impacto ou mau uso.
Peça apresentada no laudo foi retirada da caixa, não do chão
O próprio laudo inclui a imagem de uma peça alegando falta de argamassa no assentamento. Entretanto, essa peça não foi retirada do piso, mas sim diretamente da caixa, o que invalida completamente a análise apresentada nesse ponto.
Problemas visíveis após o uso normal
Os danos surgiram em condições normais de uso, sem ocorrência de impactos ou sobrecargas que justifiquem os defeitos descritos.
Transferência indevida de responsabilidade ao consumidor
A empresa atribui integralmente o problema à instalação e ao uso, desconsiderando a possibilidade de defeito no produto, mesmo diante da recorrência dos danos.

Além disso, o laudo afirma que reclamações por defeitos visíveis não são aceitas em produtos já assentados , o que considero abusivo, uma vez que muitos defeitos só se tornam evidentes após a instalação e uso do produto.

Diante disso, registro minha insatisfação com a qualidade do material e com a postura da empresa, que se exime de responsabilidade sem uma análise técnica coerente com os fatos apresentados.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/04/2026 às 10:36

Bom dia
Prezada Sra. Andrielly

Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecimento.

Informamos que a sua solicitação foi devidamente atendida por meio de análise técnica, incluindo a avaliação das evidências encaminhadas. Conforme verificado, não foram identificados indícios de defeito de fabricação no produto.

As ocorrências apontadas não estão relacionadas ao processo produtivo, não sendo, portanto, passíveis de enquadramento como não conformidade fabril, conforme descrito no RQ-036 Laudo Técnico de Conclusão encaminhado para o seu e-mail em 14/04/2026.

Ressaltamos que permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

Atenciosamente
Sac Realle

Réplica do consumidor

29/04/2026 às 11:13

Não adianta a empresa dizer que foi feito uma análise, já que o laudo é inconsistente com as evidências. Todos os pedreiros profissionais que analisaram o produto, afirmaram não ser de qualidade. A empresa no entanto está colocando culpa no profissional que fez a instalação, o que configura omissão de responsabilidade e também difamação ao profissional pedreiro responsável.

Consideração final do consumidor

29/04/2026 às 12:32

A empresa continua a dizer que foi feito uma análise e que de acordo com o laudo técnico a culpa está no assentamento do piso; sendo que o laudo é inconsistente com as evidências. O próprio representante que veio fotografar o piso verificou a inferioridade do piso. Também todos os pedreiros profissionais que analisaram o produto, afirmaram não ser de qualidade. A empresa no entanto está colocando culpa no profissional que fez a instalação, o que configura omissão de responsabilidade e também difamação ao profissional pedreiro responsável. E não resolveu o meu problema. Estou com um piso que se quebra atoa, com apenas pisadas de pessoas. Porém, ele não solta; o que percebe-se que não foi erro de colocação ou falta de argamassa como a empresa permanece a dizer.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0