Paguei por consulta que a própria médica afirmou não ser a especialidade adequada para o caso

Não respondida
Belo Horizonte - MG
24/06/2026 às 11:54
ID: 252234739
Estou registrando esta reclamação em nome da minha avó, *****, que foi a paciente atendida pela clínica.
No dia 28/04/2026, minha avó realizou uma consulta com a Dra. *****, que sempre a atendeu muito bem e a encaminhou para um neurocirurgião devido ao seu quadro clínico.
Posteriormente, por engano, foi agendada uma consulta com a neurologista da clínica, Dra. *****, realizada em 24/06/2026. Durante o atendimento, a médica confirmou todas as informações já registradas no sistema pela Dra. Larissa e afirmou que o caso da paciente deveria ser acompanhado por um neurocirurgião, e não por uma neurologista. O agendamento ocorreu por engano, pois acreditávamos que se tratava da mesma especialidade.
Mesmo após ser informada que a consulta havia sido marcada por engano e a própria médica reconhecer que a especialidade adequada para o caso não era a dela, o atendimento prosseguiu normalmente por cerca de cinco minutos. Ao final, minha avó recebeu apenas a receita do mesmo medicamento já prescrito anteriormente e um encaminhamento superficial para neurocirurgião, sendo que ela já possuía um encaminhamento detalhado e a receita da medicação emitido pela Dra. *****.
Ao procurar a recepção para relatar a insatisfação com a situação, fomos informadas de que nada poderia ser feito porque a consulta já havia sido registrada no sistema, uma vez que a médica havia emitido um documento referente ao atendimento. Entretanto, esse documento não trouxe qualquer benefício adicional ao tratamento, pois a paciente já possuía receitas e encaminhamento para o especialista correto.
Minha insatisfação não é com a Dra. *****, que realizou um excelente atendimento, mas sim com a forma como a situação foi conduzida pela pela clínica e pela Dr Patrícia Laura.
Entendemos que, ao constatar que o caso deveria ser acompanhado por um neurocirurgião e diante da informação de que o agendamento ocorreu por engano, poderia ter havido uma orientação mais adequada ou uma solução razoável para evitar a cobrança de um atendimento que, na prática, não agregou nada ao tratamento já em andamento.
Além disso, a única solução apresentada pela clínica no momento foi oferecer um desconto de 20% na consulta com o neurocirurgião. No entanto, essa proposta não resolve o prejuízo causado. Minha avó já havia pago R$ 280,00 pela consulta com a neurologista, que não trouxe qualquer benefício ao tratamento. Mesmo com o desconto oferecido, ainda seria necessário desembolsar aproximadamente R$ 224,00 para realizar a consulta com o especialista correto, totalizando mais de R$ 500,00 em gastos.
Não considero essa proposta razoável, pois transfere para a paciente o prejuízo de um atendimento que não agregou nada ao tratamento já em andamento. Minha avó é uma pessoa idosa, buscou atendimento de boa-fé e acabou saindo da consulta exatamente da mesma forma que entrou, sem qualquer solução para o seu problema.
Diante disso, me senti [Editado pelo Reclame Aqui] e espero que a clínica reavalie a situação, apresente uma justificativa para a conduta adotada e analise uma forma justa de reparação pelo prejuízo causado à paciente uma vez que a neurologista viu que o problema não seria resolvido com ela.