Cobrança de débito indevido após cancelamento de serviço e devolução de equipamento

Resolvido
Pouso Alegre - MG
10/06/2026 às 12:40
ID: 251018057
Venho por meio desta apresentar reclamação formal referente à cobrança de débito indevido atribuída em meu nome pela empresa Rede Brasil.
No dia 08/06/2026, ao solicitar um financiamento imobiliário, fui surpreendida com a informação de uma suposta dívida junto à referida empresa. Ressalto que fui cliente da Rede Brasil no período de 2020 a 2021, tendo efetuado o cancelamento do serviço em julho de 2021, em razão de mudança de residência.
Informo que o cancelamento foi realizado conforme os procedimentos exigidos pela empresa e, na ocasião, o equipamento fornecido foi devidamente devolvido.
Entretanto, ao entrar em contato com a empresa em 09/06/2026, fui informada de que a pendência financeira se refere ao valor de um equipamento que alegam não ter sido devolvido.
O setor responsável solicitou a apresentação do comprovante de devolução. Contudo, esclareço que, devido ao longo período transcorrido desde o cancelamento (mais de 4 anos), o referido documento foi recentemente descartado. Ainda assim, reafirmo que a devolução foi devidamente realizada.
Adicionalmente, a empresa alegou ter realizado tentativas de contato para notificar a suposta pendência, o que não procede. Não houve qualquer comunicação por e-mail ou telefone, sendo que meus dados cadastrais permanecem os mesmos informados no contrato. Solicitei à empresa os registros dessas tentativas, porém até o momento não foram apresentados, sob a justificativa de prazo de até 10 dias, conforme regulamentação da ANATEL.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/06/2026 às 13:07
Sra., a dívida em questão permanece em aberto há aproximadamente quatro anos. Ainda assim, buscando uma solução amigável, o escritório responsável pela cobrança apresentou uma proposta de parcelamento em 64 vezes, condição que está muito além dos padrões normalmente praticados pela empresa.
Entendemos que a senhora considera o valor elevado, porém também precisamos considerar que o débito existe há anos e que diversas oportunidades de regularização foram disponibilizadas ao longo desse período.
Neste momento, a proposta apresentada pelo escritório representa o limite das condições que puderam ser concedidas para viabilizar um acordo.
Dessa forma, não havendo interesse ou possibilidade de adesão às condições oferecidas, encerramos por aqui as tratativas administrativas, permanecendo a questão sob responsabilidade do escritório de cobrança e dos meios legais já adotados.
Atenciosamente,
Rede Brasil
Réplica do consumidor
10/06/2026 às 13:23
1. O equipamento foi devolvido.
2. Nunca entraram em contato comigo por nenhum meio de comunicação.
3. Só soube da existência da acusação de dívida ao solicitar o financiamento, então EU fui atrás da empresa.
Exijo a retirada de negativação do meu nome, visto que não procede e está me prejudicando por um erro administrativo da empresa Rede Brasil.
Réplica da empresa
11/06/2026 às 08:50
Em atenção à sua manifestação, esclarecemos que as notificações referentes à pendência foram encaminhadas para o endereço constante em seu cadastro: *****.
De toda forma, não estamos aqui para gerar transtornos ou prolongar discussões. Considerando sua solicitação, informamos que a negativação já foi retirada.
Caso tenha qualquer dúvida ou necessite de esclarecimentos adicionais, permanecemos à disposição por meio de nossos canais de atendimento.
Atenciosamente,
Rede Brasil.
Consideração final do consumidor
13/06/2026 às 14:40
Atendimento respeitoso com o cliente.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
7