Problemas com vistoria de entrada e saída de apartamento alugado, com contestações ignoradas e orçamento inflado.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Pelotas - RS

13/03/2026 às 19:58

ID: 243229833

Gostaria de realizar uma reclamação formal sobre esta empresa, referente ao processo de vistoria de entrada e saída de um apartamento que aluguei por cerca de 2 anos.
O apartamento em questão era mobiliado, portanto o laudo da vistoria de entrada foi de cerca de 57 páginas, entre texto e imagens. Os apontamentos realizados já se inclinaram para constatações irreais sobre o estado do apartamento e móveis, claramente usados, com danos e também com falhas na pintura do apartamento (descrita como nova). Realizei as contestações da vistoria, processo penoso que me custou algumas horas do meu dia, necessitando de descrição e fotografias para poder efetivar o envio via site da empresa. O retorno veio com todas as minhas contestações tidas como aceitas. Sobre o funcionamento de eletrodomésticos, lâmpadas e tomadas, a empresa afirmou que não poderia constata o funcionamento dos mesmos, pela ausência de energia elétrica.
Pois bem, partindo para a vistoria de saída, a empresa avaliou o apartamento e desconsiderou todas as minhas contestações iniciais que tinham sido aceitas pela própria empresa. Por conseguinte, respondi assim que recebi, tendo que gastar mais horas da minha vida para fazer as contestações. Passaram-se cerca de 5 dias para a chegada de uma resposta: quase todas as minhas contestações da vistoria de saída haviam sido recusadas, sendo que na vistoria de entrada haviam sido aceitas. Apontei o fato para a empresa e imobiliária e os mesmos me afirmaram: as tuas contestações são apenas para registro, não tem validade.
Portanto, a empresa sugeriu reparos genéricos que levaram a um orçamento da imobiliária que incluía itens que nem haviam sido testados, por não estarem funcionando como novos. Itens estes, que não tinham descrição de funcionamento inicial e que tinham anos de uso. Mesmo juntando as informações, gastando mais horas da minha vida para tentar explicar, a imobiliária e empresa vistoriadora foram irredutíveis, acatando apenas itens que interferiam pouco no orçamento (como por exemplo, uma cobrança de cerca de 400 reais pois havia deixado dois secadores de cabelo e um ferro de passar, fora do local onde haviam sido fotografados na primeira vistoria).
A irredutibilidade em relação à negociação dos reparos, levou a um processo moroso e desgastante, com novas tentativas e negativas infundadas, com informações contraditórias.
Enfim, será necessária judicialização do caso, infelizmente. Fica o alerta para novos inquilinos que tenham esta empresa como vistoriadora (cobrando a taxa de 20% do valor do aluguel por vistoria). Mesmo com todos os cuidados em relação às contestações, não obtive sucesso em argumentar, ficando a recomendação de auxílio jurídico na entrada e saída.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/04/2026 às 19:43

Olá, Manuçaruê.

Após análise completa das vistorias de entrada, saída e das contestações, esclarecemos alguns pontos importantes. A Rede Vistorias não realiza cobranças, orçamentos ou decisões financeiras, sua atuação é exclusivamente técnica, com o objetivo de registrar o estado aparente do imóvel nas datas de entrada e saída. Qualquer cobrança é de responsabilidade da imobiliária/administradora, inclusive os citados 20% do valor do aluguel, não reconhecemos essa cobrança pois não cobramos vistorias de locatários. Sobre as contestações de entrada, elas foram devidamente analisadas e consideradas no processo, porém é importante destacar que a aceitação de apontamentos não altera necessariamente o estado geral do item. Por exemplo, a presença de falhas pontuais não descaracteriza uma pintura classificada como nova dentro da metodologia aplicada. Na vistoria de saída, foram identificadas diferenças em relação ao estado inicial registrado, especialmente na pintura e conservação geral, o que justifica os apontamentos técnicos realizados. Por fim, reforçamos que as contestações foram analisadas individualmente, inclusive com aceites parciais em alguns itens, demonstrando que o processo não foi conduzido de forma unilateral.

Consideração final do consumidor

10/04/2026 às 19:54

A empresa focou em um ponto específico da vistoria, que foi a pintura do apartamento, algo que é impossível estar da mesma forma na vistoria de entrada e na de saída. Embora na vistoria de entrada, após realização das constatações a pintura já apresentava falhas, a empresa de fiou apenas na avaliação da pintura como nova sendo uma pintura com falhas. Outros pontos importantes da vistoria foram ignorados na resposta, inclusive o teste dos eletrodomésticos que não foi realizado na entrada, pois não havia energia elétrica, enquanto na saída foram avaliados como se na entrada o tivessem feito na de entrada. Portanto, a empresa atua de uma forma que desconsidera a própria avaliação inicial, com argumentos ilógicos. Não recomendo o serviço de vistoria da empresa e, caso não exista escolha, como no meu caso, recomendo amparo advocatício.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

3