Cobrança Indevida e Mau Atendimento em Vistoria de Imóvel

Não respondida
Guarulhos - SP
25/05/2026 às 14:46
ID: 248439919
Venho através desta reclamação demonstrar minha total insatisfação com a forma que a imobiliária conduziu a entrega do imóvel e todo o processo de vistoria.
Na vistoria de entrada do imóvel não foram tiradas fotos para comprovar o estado real da casa quando recebemos as chaves. Porém, na vistoria de saída foram feitas diversas fotos e agora estão tentando nos cobrar problemas e detalhes que já existiam anteriormente no imóvel.
Estão cobrando, por exemplo, [Editado pelo Reclame Aqui], [Editado pelo Reclame Aqui] e até a troca de uma [Editado pelo Reclame Aqui], sendo que não existe qualquer registro fotográfico da vistoria inicial que comprove que esses problemas não existiam antes da nossa entrada.
Além disso, a proprietária ficou com itens do imóvel, como [Editado pelo Reclame Aqui] e a [Editado pelo Reclame Aqui], e mesmo assim estão tentando cobrar esses itens da nossa família, o que é totalmente injusto.
Outro ponto extremamente desagradável foi o fato de que, no dia da vistoria, a proprietária sequer esteve presente. Quem compareceu foi a filha dela, que teve uma postura [Editado pelo Reclame Aqui] em diversos momentos, tornando toda a situação ainda mais constrangedora e desgastante.
Também estão desconsiderando que existem desgastes naturais de uso do imóvel, algo previsto na Lei do Inquilinato. O locatário não tem obrigação de devolver um imóvel antigo em estado de novo, principalmente quando há marcas normais de uso e problemas como [Editado pelo Reclame Aqui], que não ocorreram por mau uso da nossa parte.
Infelizmente tivemos uma experiência extremamente negativa, marcada por cobranças indevidas, falta de profissionalismo e desrespeito. Deixo aqui minha reclamação para alertar outras pessoas e espero que a situação seja resolvida de forma justa.