GRUPO REMAX NÃO APOIA O COMPRADOR. IMÓVEL VENDIDO COM VÍCIO OCULTO

Não resolvido
São Paulo - SP
06/04/2023 às 13:09
ID: 162206595
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesEu estava em busca de um apartamento e em meados de agosto/22 vi pelo site da REMAX TERRA um apartamento que me interessou. Na companhia da corretora Luci fiz uma primeira visita ao imóvel sem a presença dos proprietários à época (já que eram amigos da corretora e lhe entregaram as chaves). Semanas depois fiz uma segunda visita (somente com a corretora) e acabei fechando o negócio. Assinamos o contrato em setembro/22 e tomei posse em dezembro após a finalização do processo de financiamento. Ao ingressar no imóvel pude constatar que 04 dos 07 vidros do fechamento da sacada estavam (e ainda estão) quebrados na parte de baixo, além disso, o rodapé está completamente oxidado por urina de cachorro e o "recheio" do rodapé esfarela e o pó resultante tem um odor insuportável até a presente data. Obviamente esses vícios não foram mostrados na visita, inclusive, nas fotos do imóvel há um tapete cobrindo o vidro quebrado e o rodapé. Quando tomei conhecimento avisei a corretora e imobiliária que respondeu que não reconheciam o vício oculto; já o proprietário alegou que imóvel foi vendido "barato" e que não havia nada a indenizar. Fiz orçamento para realização do reparo e os valores giram em torno de 4.*******/5.******* e eu espero que a imobiliária proceda à reparação do dano, caso contrário vou ingressar em juízo para resolução do litígio, bem como, procurar a delegacia do consumidor para apuração de eventual [Editado pelo Reclame Aqui] na relação de consumo.
Compartilhe
Resposta da empresa
11/04/2023 às 21:07
Olá Luciana,
Lamentamos muito que sua experiência com a compra do seu novo imóvel na REMAX não tenha sido boa. Não é a experiência que buscamos e estamos acostumados a entregar aos nossos clientes.
Importante esclarecer de início que seu atendimento foi feito pela corretora Silvania Brasil (não pela Luci), que representou seus interesses durante todo o processo e que não compõe o quadro da nossa empresa.
Nos surpreendeu o fato de não tê-la citado e nem agência da qual é efetivamente cliente, outra imobiliária, e que te apresentou o imóvel e acompanhou suas visitas.
Todo seu atendimento foi conduzido por ela, o que nos limitou em relação ao controle de qualidade do serviço prestado.
Mesmo assim, sem sermos efetivamente responsáveis pelo serviço que recebeu, nos sentimos mal por saber da sua experiência negativa. Entendemos também a confusão nessa percepção de quem a representou, já que a parceria imobiliária ainda é um conceito novo no nosso mercado.
Sobre o caso específico, estamos tratando de um imóvel vendido usado, nas condições em que se encontra e, como tal, com desgastes naturais do tempo. As 3 visitas que fez ao imóvel servem justamente para que verifique as condições de conservação e propor um valor de compra que as contemple. Nas visitas era possível verificar todos os pontos que levantou, já que são visíveis (recebemos inclusive fotos suas em que estão muito aparentes), nada foi omitido ou maquiado, como dá a entender.
Inclusive, 3 visitas é uma quantidade de visitas acima da média de visitas feitas por compradores, o que te deu oportunidade de verificar com mais tempo e cuidado o estado de conservação do imóvel. Achamos importante que a decisão seja embasada e com segurança, por isso acompanhamos a todas elas, mesmo a segunda visita em que sua corretora não a acompanhou (reforçando uma sensação de ausência que percebemos no seu relato).
No momento da entrega das chaves, que também aconteceu dentro do apartamento, a Sra elogiou a postura do vendedor, que deixou itens que não havia se comprometido a deixa por contrato, como os lustres, o fogão (não embutido), armários, etc.
Após o compromisso de compra feito, de boa fé, o vendedor se dispôs ainda a descontar R$*******,00 do valor de venda para ajudar com a pintura do imóvel, mesmo tendo a pintura sido verificada em 3 ocasiões. Além disso, por interesse em ajudar com a solução, ele indicou um profissional que orçou em R$*******,00 os reparos nos vidros, valor bem inferior aos R$*******,00 que citou.
Em resumo, ainda que não tivéssemos o papel formal de te representar, nos esforçamos para atenuar o descontentamento que apresentou, por um senso de responsabilidade sobre sua experiência, tendo percebido que a prestação de serviço, ao seu ver, estava sendo muito mais evidente como sendo nossa e não da outra imobiliária, que por tamanha ausência, sequer foi citada no seu texto.
Reitero que lamentamos muito e utilizaremos esse caso como aprendizado em próximas conduções de vendas em que o cliente tenha um representante externo. A escolha de um profissional que te represente com qualidade é fundamental para que o resultado final do processo seja satisfatório, sabemos disso.
Continuamos à disposição para mais esclarecimentos e orientações.
Consideração final do consumidor
11/04/2023 às 21:36
A resposta foi negativa? Porquê o texto foi tão longo, com tantos fatos alheios à reclamação que fiquei confusa. Como me adiantou a atendente da remax Brasil, a empresa não vai arriscar fazer prova nesse momento e de fato não fez. Ok! O vício oculto será provado em juízo.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
12/04/2023 às 16:14
Olá Luciana,
Um apartamento comprado usado é vendido nas condições em que se encontra. Um vidro trincado, visível (como perceptível na foto que a Sra mandou), em uma compra após 3 visitas, não pode ser entendido como oculto, mesmo que você não tenha se atentado. Faltou, sim, orientação da corretora que elegeu para te representar em relação à isso. Vejo que está confusa também em relação a quem prestava o serviço de intermediação para você, por isso nossa preocupação em ser tão detalhistas na descrição do caso.
Continuamos à disposição para mais esclarecimentos se necessário.