Cobrança indevida por reparos no término de locação

Resolvido
Rio de Janeiro - RJ
07/08/2026 às 15:03
ID: 255889081
O apartamento está sendo entregue em condições muito superiores de quando eu entrei, foram feitas várias melhorias que permaneceram no imóvel, e mesmo assim estão cobrando por reparos de itens que já estavam danificados quando entrei no imóvel.
Péssima forma de finalizar uma relação onde não atrasei um aluguel sequer por 5 anos, e o imóvel sendo entregue em condições muito, mas muito melhores que quando entrei.
Em relação à pintura da casa, visto que a parede no momento da locação estava um [Editado pelo Reclame Aqui].. sem condições alguma de mantê-la daquele jeito para morar.. eu solicitei sim, por email, a necessidade de pintura, mas a resposta nunca veio. enviei email onde eu informo que precisaria pintar as paredes e rejuntar os pisos.. o rejunte dos pisos também estava muito deteriorado, e convenientemente não está sendo mencionado pela vistoria de saída.
Por favor, olhem o relatório de entrada. A parede branca tinha várias manchas pretas, vários pontos com rachaduras, vários pontos descascando, um buraco com rachadura na parede no meio da sala.. e o apartamento está sendo entregue, embora numa cor diferente, com uma pintura muito superior ao que era antes.
Quando eu iniciei a locação, o próprio corretor da Renascença disse que a questão da parede não entraria como uma questão a ser resolvida no relatório de saída, tamanha era a deterioração, mas infelizmente isso eu não consigo comprovar agora, devido ao tempo passado.
Em relação ao plafonier da sala, todos estavam enferrujados na lateral, na mesma condição das fotos da vistoria de entrada.
A torneira do banheiro também já estava danificada no momento da locação, mas infelizmente não entrou no meu relatório, como vários outros itens, que eu só constatei depois que entrei no imóvel.
E as benfeitorias claramente feitas e permanecidas no imóvel? Essas não entram em consideração neste cálculo? Segue a lista abaixo:
- Colocação de tela de proteção na varanda (que estava rasgada) e adicionalmente nas janelas de todo o apartamento. Antes não havia essas telas de proteção nas janelas.
- Restauração da grade de proteção de ferro da varanda, que antes continha muitos pontos de ferrugem, buracos, e pontos sem a própria grade, devido ao avançado estado de oxidação.
- Fechamento do buraco de ar-condicionado na parede da sala, que apresentava rachaduras nas paredes.
- Reparo nas rachaduras que haviam ao redor de todas as portas do imóvel.
- Troca de todos os espelhos de tomadas elétricas, que estavam amarelados e oxidados.
- Troca de tampa de vaso dos dois banheiros. A tampa nova permaneceu no apartamento.
- Troca da roldana do blindex do banheiro da suíte, que estava no ferro. A roldana foi trocada
- Permanência de cortina branca na sala.
- Permanência de tubulação de gás para o fogão na cozinha.
- E várias outras melhorias, como rejunte dos pisos que estavam soltos.. reparo de portas com mofo embaixo.
Essas melhorias que permaneceram no apartamento, não entram nesse cálculo?
Por fim, não recomendo a administradora. Serão injustos com você no momento da saída.
Compartilhe
Resposta da empresa
07/08/2026 às 16:48
Olá Leandro,
Agradecemos por compartilhar todos esses detalhes conosco e por apresentar, de forma tão cuidadosa, os pontos que considera importantes em relação à entrega do imóvel.
Gostaríamos de informar que estamos verificando suas solicitações junto ao setor responsável, inclusive os apontamentos relacionados ao relatório de vistoria de entrada, à vistoria de saída, aos itens que você relata já apresentarem desgaste ou avarias no início da locação e também às melhorias e benfeitorias realizadas durante o período em que permaneceu no imóvel.
Também estamos considerando os questionamentos apresentados em relação à pintura, aos plafoniers, à torneira do banheiro e aos demais itens mencionados, para que todos os pontos possam ser devidamente analisados antes de qualquer conclusão.
Sabemos que foram aproximadamente cinco anos de locação e que, durante esse período, você realizou intervenções e melhorias que, conforme relatado, permaneceram no imóvel. Por isso, entendemos a importância de que essas informações sejam verificadas com atenção e confrontadas com os registros disponíveis.
Neste momento, nosso objetivo é justamente realizar essa conferência de forma cuidadosa, para que possamos retornar com os devidos esclarecimentos sobre cada um dos pontos apresentados.
Assim que concluirmos a análise junto ao setor responsável, entraremos em contato com você com um posicionamento.
Agradecemos pela oportunidade de verificar a situação com a atenção que ela merece e permanecemos à disposição para os esclarecimentos necessários.
Atenciosamente,
Administradora de imóveis Renascença
Consideração final do consumidor
10/08/2026 às 15:16
Graças à intervenção da funcionária Carla, tudo foi resolvido de forma rápida e satisfatória. Agradeço à Renascença pela celeridade na resposta e ao proprietário pela compreensão. Recomendaria à Renascença para possíveis inquilinos e proprietários.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10
Consideração final da empresa
10/08/2026 às 15:33
Agradecemos imensamente pela sua avaliação e pelas palavras tão gentis!
Ficamos muito felizes em saber que sua solicitação foi resolvida de forma rápida e satisfatória. Para nós, é muito importante oferecer um atendimento próximo, ágil e comprometido com a solução das situações apresentadas.
Vamos compartilhar seu reconhecimento com a Carla, que certamente ficará muito feliz em saber que seu empenho fez a diferença.
Agradecemos também pela confiança na Renascença e por nos recomendar a outros inquilinos e proprietários. Conte sempre conosco!