Reclamação respondidaRespondida

Câmbio Easy R de Renault Sandero Dynamique

Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Sou proprietária de um veículo Sandero Dynamique 1.6 ano 2015 com câmbio automatizado Easy-R, câmbio este que apresenta problemas desde agosto/2016. Meu carro foi adquirido na Vip Car de Araucária durante campanha promocional e desde então foi revisado/feito manutenção nesta concessionária.
No processo de compra, fiz o pedido de carro manual e, segundo o vendedor, foi gerada duplicidade em outra filial, assim receberia desconto nesta versão mais cara, para finalizar a venda, como seguiu. O veículo foi entregue pela concessionária em 2015, com 3 anos de Garantia Renault, seguindo, portanto, até este ano. É por isso que insisti na solicitação de que o problema de câmbio não fosse mais ignorado, como tem sido desde sua primeira ocorrência:
Na mesma semana em que meu carro saiu de uma de suas revisões (Ordem de Serviço 5728), em agosto de 2016, apresentou aviso luminoso no painel coincidindo com falha na troca de marcha e no engate de ré, que trepidavam sem ocorrer. Tive que desligar o carro e ligar novamente, aguardar mais trepidações para seguir meu percurso enquanto estava em trânsito.
Dei entrada no veículo na Concessionária Vip Car de Araucária para análise sendo devolvido no fim do dia com a informação de que não foi detectada nenhuma falha no sistema. E que poderia seguir utilizando-o normalmente.
Nas duas revisões seguintes, em março e outubro de 2017 O.S. 7155 e 8457), relembrei ao serviço de pós-venda que necessitava de especial atenção da equipe mecânica no câmbio do veículo, pois as falhas em engate de ré e troca automática de marchas continuavam apresentando trepidações/avisos luminosos, independendo se ao ligar o carro ou durante o percurso, o que me deixava preocupada. Como no ano anterior, o problema não foi detectado, mesmo com funcionários acompanhando ocorrências de falhas de câmbio e aviso luminoso no painel do veículo.
Agora, no início de 2018, solicitei entrada do veículo para um diagnóstico objetivo, mesmo com avisos de que isto poderia gerar dias do veículo retido para possível desmontagem, possibilidade de 60 a 80 testes por dias a fio e envio de peças/sistemas a Fábrica da Renault para análise.
Um dia após a entrada do veículo, o serviço de pós-venda entrou em contato para informar orçamento de R$ 2.944,91 para reparo do sistema de câmbio. Respondi que iria pessoalmente tratar a questão, pois foi informado que a garantia não é aplicável.
No dia seguinte, após esclarecer que pesquisei sobre o assunto e que estava ciente de que tenjo direitos de consumidora a serem contemplados, foi solicitado pedido de cortesia à Fábrica Renault. A resposta informada foi de que a Renault se propôs a pagar 50% do orçamento previsto, assim eu deveria arcar com 50% também.
Relembrei ao atendimento de pós-venda que o carro é automatizado, logo não tem pedal de embreagem para uso, assim, seu desgaste fora do comum não pode ser atribuído a mau uso do motorista. Estou ciente que é um problema do câmbio Easy-R, pois acompanhei várias publicações como a que aqui se apresenta.
Questionamentos:
Por que a Garantia Renault não funciona como na propaganda? Por que a Garantia Renault desconsidera consumidores que se mantêm clientes após a venda, também durante a manutenção de seu bem durável? Se o sistema de embreagem, automatizado e sem pedal, apresenta desgaste prematuro com várias ocorrências e registros, por que não avisar aos consumidores, fidelizando seu público, ao invés de lesá-lo com custo tão alto de serviço e reposição de peças?? Se posso entrar em contato direto com o SAC, por que não me respondem via e-mail ou ao atendimento telefônico orientam que vá à concessionária, sendo que na concessionária informa-se o acompanhamento via SAC, e o serviço é de comunicação interna da Renault?!?

Compartilhe

Resposta da empresa

27/02/2018 às 17:54

Olá Sra. Stella

Informamos que a embreagem é item de desgaste e consumo cuja durabilidade está intimamente ligada às condições de rodagem, quilometragem percorrida, tipo de utilização do veículo e o modo de dirigir, desse modo não é passível de cobertura pela garantia conforme registra o manual de garantia e manutenção.

A Renault do Brasil - Serviço de Atendimento ao Cliente Renault continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários pelo telefone: 0800 055 56 15 ou pelo e-mail: sac.brasil@renault.com

Atenciosamente,

RENAULT DO BRASIL
Serviço de Atendimento ao Cliente

RA1000
RA1000
8.8/ 10

Está com problemas com Renault?

Reclamar