Renault se nega a cumprir a garantia de 03 anos

Renault
Rio de Janeiro - RJ
05/08/2016 às 12:50
ID: 20173515

Possuo um Renault Sandero Expression 1.6 e, até o momento. nunca havia tido problemas com o meu carro. Este é meu primeiro veículo, sempre cuidei dele perfeitamente, nunca arranhei, bati, ou qualquer coisa que pudesse danificá-lo externa ou internamente. Meu carro tem dois anos e meio de uso e cerca de 20.000 km rodados. A Renault sempre se mostrou pronta a ajudar em qualquer dúvida, revisão, ou necessidade que eu tive. Até o momento em que eu realmente precisei deles.

Comprei ao final de 2013 e, portanto, encontra-se na garantia (03 anos). Sempre cumpri as revisões, revisões estas bem caras a partir da segunda, e não importa se as outras marcas são mais caras, o consumidor paga muito bem a todas elas. Minha última revisão fiz na Renault Leauto Tijuca, localizada na Rua Conde de Bonfim, 220 (RJ), pelo tempo de uso de dois anos.

Nas últimas semanas percebi que o ar condicionado do meu carro havia parado de funcionar. Trabalho com ar condicionado e presumi que algum vazamento de gás havia ocorrido, pensei que o serviço seria simples, e torci para que não houvesse tido queima do compressor. Deixei meu carro na mesma concessionária em que havia feito a segunda revisão e aguardei o orçamento. Após três dias (do dia 26/07 ao dia 29/07), para meu espanto, retornaram-me com um orçamento de R$2.387,60, sendo R$70,00 de higienização, R$1.367,20 do novo condensador, R$46,40 do filtro, R$904,00 de mão de obra. Isso mesmo, meu condensador havia sido furado por algum agente externo e eu teria que trocá-lo sem o cumprimento da garantia. Agentes externos não são cobertos pela garantia.

Agente externo é uma piada de muito mau gosto! Agente externo seria se eu abrisse meu capô e, com uma chave inglesa em punho, batesse diretamente no condensador. Agente externo é um pretexto da marca para não cumprir a garantia de três anos dada no ato da compra ao consumidor. O agente externo alegado é a poeira que entra no condensador quando meu carro está em movimento e, por má sorte minha, furou a tubulação da peça. Ou seja, tenho que contar sempre com a sorte quando eu estiver em movimento. Eu tenho plena ciência que o condensador precisa de ventilação para fazer a troca de calor e mudança de estado do gás de condensação, porém o que está errado é a total falta de proteção desta peça, não há tela alguma que a proteja. Não é possível que em face de tanta tecnologia, não tenha sido feito nada para ter essa proteção. E o pior de tudo é a Renault jogar para cima do consumidor a culpa por ter entrado poeira no condensador e tê-lo furado.

Eu quero o cumprimento da garantia! A peça está localizada dentro do carro, a falta de um projeto mais consistente não é culpa minha ou de qualquer consumidor. Pagamos muito caro pelo veículo para sermos responsabilizados por tais agentes externos.

A concessionária entrou em contato com a Renault no dia 01/08 para tentar requisitar a cortesia da peça. Eles afirmaram também que me dariam o serviço como cortesia caso a Renault me desse a peça. A palavra cortesia soa como chacota, como piada com a minha cara, sempre que falada. Eu tenho garantia de três anos, não é cortesia alguma exigir seu cumprimento. Após uma semana, em contato com o SAC Renault (0800 555615), obtiveram a resposta que apenas 30% seria abatido do valor final. Obviamente que 30% não é aceitável, visto que a garantia me dá 100%. O protocolo de atendimento foi o 2017.69280 e, de posse do mesmo, liguei eu mesmo para o SAC para tentar um melhor tratamento e falei com a atendente Adreia. E, dentre várias passagens tristes, vi que o SAC Renault era um dos mais tristes que já havia falado. A atendente não pode fazer nada, apenas repetir tudo o que já havia sido dito anteriormente, não há argumentação, não há e-mail a ser encaminhado pois trabalham apenas com o telefone, não há acima de tudo respeito com o consumidor. O SAC Renault é apenas ouvinte, um mero repetidor.

Quero através deste e-mail, também direcionado a esse mesmo SAC Renault, deixar registrado meu problema e solicitar uma solução plausível para essa situação, quero o cumprimento da garantia e o pagamento sobre a troca da peça e mão de obra do serviço. Quero que a Renault faça alterações e estude soluções para que esse problema não venha a ocorrer mais. Meu carro é novo, tem 20.000 km rodados, foi meu carro de entrada no mercado, ou seja, dei a oportunidade a Renault por achar que tinha qualidade e, até o momento, havia. Qualidade não é apenas ter um produto que funcione perfeitamente e que nunca dê problema, estamos sujeitos a intempéries, qualidade é ser bem atendido, é ser ouvido, é poder argumentar e ter seus direitos cumpridos. E tenho plena ciência dos meus direitos!

Eu gostaria de voltar a comprar um Renault e sempre recomendar um Renault a terceiros, sejam amigos, parceiros de negócios, enfim, quaisquer pessoas a quem tivesse contato. Sempre pensei em, de três em três anos, trocar de carro, porém essas situações minam e denigrem a marca.

Eu quero uma solução, exijo o cumprimento do meu direito. E, mais uma vez, peço um estudo e revisão deste problema para que não ocorra com outros no futuro. Recomendo, ainda, a revisão de todo o atendimento do SAC Renault, que apenas funciona como uma ouvidoria, sem oportunidades ao cliente de ter soluções diversas.

19/08/2016 às 16:23

Boa tarde, Sr. Leonardo.

Sentimos pelo inconveniente entretanto a reparação em garantia só é possível para defeitos de
material e vício de fabricação da peça, não havendo cobertura em defeitos provocados por agente externo.

Reiteramos nosso interesse em atendê-lo em condição diferenciada na reparação.

A Renault do Brasil - Serviço de Atendimento ao Cliente Renault continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários pelo telefone: 0800 055 56 15 ou pelo e-mail: sac.brasil@renault.com

RENAULT DO BRASIL
Serviço de Atendimento ao Cliente

Está com problemas com Renault?