Falta de suporte e defeito no inversor de energia solar não resolvido na garantia

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Rio Branco - AC

17/08/2026 às 20:28

ID: 256707117

RECLAMAÇÃO FALTA DE SUPORTE E ABANDONO AO CLIENTE
Em 25/10/2019, efetuei a aquisição de um sistema de energia solar da Renovigi, instalado em minha residência pela empresa AC Solar Engenharia, posteriormente denominada TOP Solar Engenharia, inscrita no CNPJ n *****.
Após a instalação, o sistema funcionou normalmente durante anos, sem apresentar problemas.
Entretanto, por volta de dezembro de 2024, a empresa TOP Solar Engenharia realizou uma visita técnica em minha residência para efetuar um ajuste no sistema de energia. Na ocasião, foi identificado um problema no funcionamento do inversor, equipamento essencial para o funcionamento do sistema solar.
Diante do problema, entrei imediatamente em contato com a Renovigi, relatando a situação e buscando uma solução. Fui orientado a entrar em contato com a empresa representante na região do Acre para que fossem realizados os testes necessários no equipamento.
O que causa ainda mais indignação é que, após aproximadamente 60 dias de espera, a empresa compareceu à minha residência e realizou os testes, constatando que o inversor realmente apresentava defeito.
A empresa TOP Solar Engenharia tentou acionar a garantia para solucionar o problema e realizar a substituição do equipamento, porém não obteve êxito.
A partir daí, passei a buscar diretamente a Renovigi e também a empresa representante responsável pelo atendimento na minha região, na tentativa de solucionar definitivamente o problema. No entanto, apesar das diversas tentativas de contato e da minha insistência em buscar uma solução, não recebi o suporte e a atenção que esperava como cliente.
O sentimento que fica diante de toda essa situação é de total abandono.
Adquiri um sistema de energia solar acreditando estar realizando um investimento de longo prazo e contando com o respaldo da fabricante e da empresa responsável pela instalação e assistência. Porém, quando surgiu um problema no equipamento, fiquei praticamente sem assistência e sem uma solução efetiva.
O mais grave é que, durante todo esse período, o problema não foi solucionado, o equipamento não foi substituído nem reparado e, enquanto aguardava uma solução, a garantia acabou vencendo.
Ou seja, depois de todo o tempo de espera, das inúmeras tentativas de contato e da comprovação de que o inversor apresentava defeito, o resultado final foi ficar sem o equipamento funcionando adequadamente e assumir sozinho um prejuízo que não dei causa.
Considero extremamente injusta essa situação. Não estou buscando nenhum benefício indevido, mas apenas que seja respeitado o direito de um cliente que adquiriu um produto, pagou por ele e buscou solucionar o problema dentro do prazo e pelos canais indicados pelas próprias empresas.
É lamentável que uma empresa que comercializa um produto de alto valor e que depende da confiança do consumidor permita que um cliente fique por tanto tempo sem uma solução, chegando ao ponto de a garantia vencer enquanto o problema permanecia sem resolução.
Diante disso, solicito uma solução definitiva para o problema, com a substituição ou reparo do inversor defeituoso, considerando todo o histórico do atendimento, o tempo transcorrido e, principalmente, o fato de que o problema foi identificado e comunicado enquanto ainda havia a expectativa de atendimento pela garantia.
Espero que esta reclamação seja tratada com a seriedade que a situação exige e que seja apresentada uma solução concreta, pois não considero justo que, depois de todo esse transtorno e de tantas tentativas de resolver a situação de forma amigável, o prejuízo fique exclusivamente para o consumidor.

Compartilhe