Abuso nos Termos de Uso da Assinatura: Impossibilidade de Cancelamento e Violação do CDC

Respondida
Guarulhos - SP
14/04/2026 às 22:27
ID: 246079073
Os Termos de Uso da assinatura são abusivos em relação ao direito de cancelamento.
A empresa adota uma política segundo a qual não existe qualquer possibilidade de cancelamento do serviço, exceto dentro do prazo de 7 dias de uso. Mesmo após esse período, não é oferecida sequer a alternativa de cancelamento mediante pagamento de multa, obrigando o consumidor a permanecer vinculado ao serviço contra sua vontade.
Tal prática é abusiva, pois viola o Código de Defesa do Consumidor. Conforme dispõe o artigo 51 do CDC, são nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que estabeleçam obrigações consideradas iníquas ou abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou que sejam incompatíveis com a boa-fé e a equidade.
Além disso, o artigo 51, inciso XI, do Código de Defesa do Consumidor, considera nulas as cláusulas que autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente sem que igual direito seja conferido ao consumidor.
No presente caso, a empresa se reserva o direito de interromper ou cancelar o serviço, enquanto nega ao consumidor qualquer possibilidade de cancelamento, configurando clara violação à isonomia contratual e reforçando o caráter abusivo da conduta adotada.
Ao impedir completamente o cancelamento do serviço, a empresa impõe uma obrigação desproporcional ao consumidor, ferindo princípios básicos da relação de consumo.
Quero cancelar e ter o reembolso do restante do valor, melhorem isso.. me sentir enganada me faz repudiar a pessoa que está envolvida com isso, acredito que as outras pessoas normais também passam pelo mesmo, minha vontade já é deixar de seguir Eslen e toda a galera envolvida na plataforma.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/04/2026 às 11:22
Olá, Joyce. Tudo bem?
Tentamos contato com você pelo WhatsApp, porém não obtivemos retorno. De toda forma, encaminhamos um e-mail com mais detalhes sobre a sua solicitação de cancelamento da assinatura.
Reforçamos que, ao assinar o plano anual, você possui 7 dias de garantia para solicitar o cancelamento com reembolso. Após esse período, é possível solicitar apenas o cancelamento da renovação automática, sendo que o acesso e as cobranças permanecem até o final dos 12 meses da anuidade vigente.
Identificamos que a sua assinatura já foi devidamente cancelada e, ao término da anuidade atual, não haverá novas renovações.
Permanecemos à disposição caso tenha qualquer dúvida ou precise de mais esclarecimentos.
Equipe Reservatório de Dopamina
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (48) 98871-3188