Quebra de confiança - Reservatório de Dopamina

Não resolvido
Belo Horizonte - MG
03/02/2025 às 15:49
ID: 208949387
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesAdquiri o curso "Reservatório de Dopamina", ministrado por Eslen Delanogare, pela plataforma Hotmart. Contudo, durante o período de realização do curso, tive acesso a publicações feitas pelo instrutor que, na minha percepção, não condizem com os valores que espero de um educador.
Esse contexto gerou desconforto levando à quebra de confiança e à perda de interesse em continuar com os estudos. Solicitei o cancelamento do curso e o reembolso proporcional ao tempo não utilizado, mas até o momento não obtive sucesso em minha solicitação.
Espero que minha solicitação de reembolso proporcional seja atendida de forma justa e breve.
Compartilhe
Resposta da empresa
11/02/2025 às 08:36
Olá, Hádma. Tudo bem?
Hádma, tentamos contato com você pelo whatsapp mas não obtivemos o seu retorno.
Nossas assinaturas possuem 7 dias de garantia para cancelamento total da compra ou reembolso. Após os 7 dias conseguimos somente seguir com o cancelamento da renovação automática.
Essas informações estão expressas na nossa página oficial e também nos termos de uso aceito no ato da compra da assinatura.
Nós já cancelamos a sua renovação automática, e após o final da sua anuidade ativa, não haverá mais cobranças e o seu acesso será bloqueado.
Caso tenha mais alguma dúvida ou precise de alguma ajuda, você pode nos contatar pelo whatsapp ou e-mail do nosso time de suporte. Estamos à disposição para te ajudar.
Tenha um ótimo dia!
Equipe Reservatório de Dopamina
E-mail: *******
WhatsApp:*******
Réplica do consumidor
11/02/2025 às 11:36
Olá, equipe Reservatório de Dopamina,
Gostaria de esclarecer que, ao contrário do que foi afirmado em sua resposta, não recebi qualquer tentativa de contato por WhatsApp. Estou à disposição para fornecer todas as provas necessárias para comprovar isso.
Sobre a questão da confiança: Adquiri o curso pela credibilidade do professor Eslen Delanogare, cujo conteúdo em neurociência e comportamento humano foi decisivo para minha escolha. No entanto, em janeiro de *******, foram publicadas materiais (disponíveis em anexo) que:
Compararam comportamentos humanos a estereótipos animais de forma inadequada, reforçando narrativas usadas para discriminação;
Associaram imagens violentas a textos pseudocientíficos;
Permitiram discussões desrespeitosas sem moderação;
Minimizaram o desconforto de alunos quando questionado.
Essas ações comprometeram a credibilidade como educador e tornaram o ambiente de aprendizado incompatível com meus valores. A quebra de confiança é irreversível, pois há contradição entre o conteúdo teórico ministrado e as condutas públicas.
Reembolso proporcional:
Minha solicitação de reembolso não se baseia na cláusula de 7 dias para cancelamento, e sim na quebra de confiança fundamentada pela lei.
Conforme o Art. 20 do CDC, o serviço pode ser considerado impróprio quando não atende às expectativas legítimas do consumidor. A conduta do professor inviabilizou meu aproveitamento do curso.
Registros da plataforma mostram que consumi menos de 5% do conteúdo, evidenciando que não houve utilização integral do serviço.
A cláusula de 7 dias não se aplica a essa falha estrutural, uma vez que o problema surgiu após o período de garantia, mas durante a vigência do contrato.
Dessa forma, como ja paguei por um ano de uso, solicito o reembolso proporcional referente ao período não utilizado a partir de janeiro de *******. Espero que a empresa considere minha solicitação de forma justa, levando em conta o descumprimento de expectativas essenciais ao serviço.
Atenciosamente, Hadma Rufino
Réplica da empresa
13/02/2025 às 10:58
Agradecemos o seu contato e lamentamos qualquer desconforto que tenha surgido.
Conforme conversamos pelo Whatsapp, o seu prazo de solicitação de reembolso expirou no dia 29/10/*******.
Sobre a sua preocupação com as publicações pessoais do professor Eslen Delanogare, esclarecemos que a analogia feita em sua rede social pessoal cujo intuito era ensinar o mecanismo da ocitocina no cérebro não foi compreendida em sua essência. Tratou-se, portanto, de uma manifestação na esfera individual do professor, sem qualquer relação com a qualidade ou a integridade do conteúdo oferecido pelo Reservatório de Dopamina. Nossa plataforma conta com a participação de diversos profissionais, cada um responsável por módulos específicos, e em todos eles mantemos o compromisso de entregar informações sólidas, atualizadas e fundamentadas.
Ressaltamos também que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não prevê a devolução proporcional em casos em que não há vício ou falha na prestação do serviço. O direito de arrependimento (prazo de 7 dias) aplica-se somente quando o consumidor não teve chance de avaliar previamente o conteúdo. No seu caso, houve acesso imediato a todo o material mesmo que você tenha utilizado apenas parte dele, o conteúdo esteve integralmente disponível desde o momento da contratação. Não se trata de serviço continuado cuja fruição seja entregue gradualmente; toda a plataforma fica acessível de forma completa.
Assim, a situação descrita não se enquadra em um serviço impróprio conforme o Art. 20 do CDC, pois não foi apresentada qualquer falha técnica ou de qualidade na plataforma que justificasse a quebra contratual. A divergência de valores pessoais em relação a publicações externas do professor não afeta o conteúdo já disponibilizado aos alunos. Logo, não há respaldo legal para atender ao pedido de reembolso proporcional.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a satisfação dos clientes, permanecendo à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários. Você pode nos contatar pelos canais oficiais, onde teremos prazer em auxiliá-la.
Atenciosamente,
Equipe Reservatório de Dopamina
Réplica do consumidor
13/02/2025 às 11:34
Agradeço o retorno da empresa, mas reforço que a questão não se trata do direito de arrependimento dentro dos 7 dias. Estou solicitando o reembolso proporcional devido à quebra de confiança e inadequação do serviço, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O Reservatório de Dopamina é um curso fortemente vinculado à credibilidade e à metodologia do professor Eslen Delanogare, conforme divulgado pela própria empresa. Quando sua postura pública compromete essa credibilidade, isso afeta diretamente a experiência do aluno e torna o serviço impróprio para o fim ao qual se destina. O CDC, em seu Art. 20, prevê que um serviço deve atender às legítimas expectativas do consumidor, e este não foi o caso.
O argumento de que o conteúdo estava acessível não significa que ele foi plenamente aproveitado, principalmente diante do contexto que tornou o ambiente de aprendizado inadequado.
Diante da negativa da empresa em resolver a questão de forma justa, já formalizei a reclamação junto ao Procon, que analisará o caso conforme a legislação vigente. Reitero minha solicitação de reembolso proporcional a partir de janeiro de ******* e aguardo um posicionamento mais responsável por parte da empresa.
Consideração final do consumidor
16/04/2025 às 09:28
Nada resolvido ate entao
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0