Moradores reclamam de quedas de energia e falta de posicionamento da administradora e construtora

Respondida
Mogi das Cruzes - SP
20/07/2026 às 21:59
ID: 254407847
Venho, por meio desta, registrar uma reclamação formal contra a administradora Super Síndica, representada por *****, e contra a Ribeira Empreendimentos, responsável pela construção do condomínio Happy Brás Cubas, em Mogi das Cruzes.
Os moradores vêm enfrentando diversos problemas desde a entrega do empreendimento, sendo um dos mais graves as constantes quedas de energia elétrica. Em diversas ocasiões, o condomínio fica totalmente sem energia, causando transtornos, insegurança e prejuízos aos moradores, que ficam sem qualquer previsão de normalização ou explicação adequada sobre o ocorrido.
O que mais causa indignação não é apenas a recorrência dos problemas, mas a completa falta de posicionamento e de responsabilidade por parte das empresas envolvidas. Quando os moradores buscam esclarecimentos, não recebem respostas claras, prazos para solução ou informações concretas. Há um constante jogo de empurra entre a administradora e a construtora, enquanto os problemas continuam afetando a rotina de todos.
É inadmissível que um empreendimento relativamente novo apresente falhas tão graves em sua infraestrutura, especialmente relacionadas ao fornecimento de energia elétrica, um serviço essencial para a segurança, o conforto e o bem-estar das famílias. Espera-se que a construtora entregue um empreendimento com qualidade e que a administradora atue de forma transparente, eficiente e comprometida com a resolução das demandas dos moradores, o que infelizmente não vem acontecendo.
Diante dessa situação, solicitamos providências urgentes, transparência na comunicação e a apresentação de um plano definitivo para solucionar os problemas estruturais do condomínio. Também pedimos que os órgãos competentes, em especial a imprensa de Mogi das Cruzes, como a TV Diário, deem visibilidade a essa situação, para que os moradores tenham seus direitos respeitados e possam viver com a tranquilidade que lhes foi prometida no momento da aquisição de seus imóveis.
Esperamos que a Super Síndica, *****, e a Ribeira Empreendimentos assumam suas responsabilidades e apresentem soluções concretas, em vez de manter os moradores sem respostas diante de problemas que afetam diretamente a qualidade de vida de dezenas de famílias.
Compartilhe
Resposta da empresa
24/07/2026 às 16:25
Prezada Nicole,
Agradecemos o seu contato e compreendemos perfeitamente a sua frustração quanto aos transtornos causados pelas interrupções no fornecimento de energia. Nosso compromisso é com a transparência e a resolução definitiva dos problemas.
Por isso, trazemos a público o parecer técnico da nova vistoria realizada em 21/07/2026, que aponta as causas e as ações imediatas:
1. Ações Preventivas e Correções na Infraestrutura Geral: A equipe técnica realizou testes rigorosos no disjuntor geral e no barramento, não encontrando nenhuma anomalia de fabricação nos equipamentos. Mesmo assim, por precaução, foi feito o reaperto de todas as conexões. Além disso, para eliminar qualquer hipótese de falha, foi agendada a substituição preventiva do disjuntor geral da Torre 1.
A equipe administrativa já foi acionada para comunicar oficialmente todos os moradores.
2. Constatação de Fatores Internos (Intervenções nos Apartamentos):Durante a vistoria, fomos informados de um novo desarme no 3 andar na noite anterior. Foi constatado que a queda ocorreu devido a um curto-circuito na instalação elétrica de um chuveiro em uma unidade privativa, decorrente de falha na execução da montagem da reforma do morador.Isso evidencia que parte dos desarmes recorrentes está associada a intervenções inadequadas nas instalações internas dos próprios apartamentos, e não a um erro de construção do condomínio.
3. Sobre Manutenções e Garantia: Reforçamos que, conforme o Manual do Proprietário, o condomínio precisa cumprir rigorosamente o plano de manutenções preventivas (como limpeza e conservação dos quadros gerais) para preservar a garantia da construtora.
Estamos cobrando ativamente a administração do condomínio para que regularize a comprovação dessas rotinas.A equipe técnica segue prestando o atendimento emergencial necessário e trabalhando em conjunto com a administração para garantir a estabilidade do sistema.
Permanecemos à disposição para novos esclarecimentos.
Atenciosamente,
Equipe de Atendimento ao Cliente