Cobrança de taxa abusiva

Rico Investimentos
Araucária - PR
13/05/2024 às 12:21

Comecei a operar na Rico Investimento e como sou nova nos investimentos e não sabia que eles cobraram taxas pelas zeragens me foram cobrado um total de taxa de R$ 730,89 e eu quero receber o estorno desse valor. Não concordo com a taxa que eles me cobraram. E ainda venderam minhas ações que eu tinha e me cobraram taxas em cima dessas vendas. E se eu não pagasse eles iam cobrar multa a cada dia de atraso. Uma hora eles falam que estou com saldo positivo e outra que estou com saldo negativo, nunca me passam uma informação correta, no site aparece um valor e no app e outro e nunca fica atualizado. E quero cancelar a minha conta na Rico Investimento.
Já abri uma reclamação no Procon também.

10/06/2024 às 11:44

Olá Solange, bom dia! Tudo bem?

Em atendimento à manifestação registrada através deste canal, esclarecemos que a  Rico Investimentos monitora a perda potencial máxima do cliente, buscando manter os riscos de sua carteira de acordo com seu Patrimônio Total Projetado (soma financeira de todos os ativos da carteira do cliente marcados à mercado - Carteira de Ações, Ativos de Renda Fixa, Fundos, Conta Corrente, etc).

A cada operação, é determinado o Risco Potencial da carteira do cliente, que é o resultado do somatório dos Riscos Direcionais das posições menos a bonificação do hedge.

Nesta situação o Risco Potencial é entendido como a Garantia Exigida, ou seja, a garantia necessária para manter a posição.

O Valor do Risco Potencial da carteira deve ser menor ou igual a 100% do Patrimônio Total Projetado do cliente.

Caso a posição do cliente esteja alavancada acima do permitido pela Rico e/ou sua conta corrente com saldo negativo em desacordo com as regras de saldo devedor, a Rico poderá, a seu critério, reduzir total ou parcialmente a posição do cliente, sem aviso prévio, em conformidade as regras aqui estabelecidas.

Dessa forma, você foi enquadrado pois o mercado foi desfavorável sua operação e o deixou na situação de garantias negativas. Logo, foi enquadrado para evitar maiores perdas financeiras.

Salientamos que a atuação do departamento de Risco está prevista no Manual de Risco, que através de sua Cláusula 6.2 dispõe as regras de enquadramento compulsório, que regem:

6.2 ENQUADRAMENTO COMPULSÓRIO
Em complemento, vide manual de risco da corretora, anexo “Manual+de+Risco+-+Rico.com.vc” na qual o cliente declara ter ciência do mesmo na abertura da conta, é informado na página 27 na seção 6.2:

“Caso a posição do cliente esteja alavancada acima do permitido pela Rico e/ou sua conta corrente com saldo negativo em desacordo com as regras de saldo devedor, a Rico poderá, a seu critério, reduzir total ou parcialmente a posição do cliente, sem aviso prévio, em conformidade com as regras aqui estabelecidas.

Nesse caso, a Rico poderá, também, bloquear a conta do cliente para abertura de novas posições, permitindo somente que o mesmo efetue a zeragem de sua carteira.”

O manual de risco está disponível para consulta no site da Rico de duas maneiras:
Opere na bolsa > Alavancagem > Consultar limites no Manual de Risco.
Para você > Perfil de Risco de Produtos > Manual de Risco da Rico > Baixar Manual.

Ficamos a disposição.

Rico Investimentos

Está com problemas com Rico Investimentos?

Corretoras e Bancos de Investimentos