PublicidadeIcone publicidade
Reclamação respondidaRespondida

Dinheiro sumiu

Rico Investimentos
Rio de Janeiro - RJ
24/05/2024 às 22:13
ID: 189492761
Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

Fiz diversas aplicações na corretora rico e quase todas as vezes a corretora comeu o meu dinheiro!
Sem contar que ficam me cobrando taxas e taxas e o saldo negativo sem eu ter colocado dinheiro.

Tentei diversas maneiras falar com o chat e até mesmo o no WhatsApp e nada de respostas.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/06/2024 às 11:51

Olá Renato!

Tentei contato através de seu caso, porém ainda não recebi seu retorno no Reclame Aqui.

Em atendimento à manifestação registrada através deste canal, esclarecemos que a  Rico Investimentos monitora a perda potencial máxima do cliente, buscando manter os riscos de sua carteira de acordo com seu Patrimônio Total Projetado (soma financeira de todos os ativos da carteira do cliente marcados à mercado - Carteira de Ações, Ativos de Renda Fixa, Fundos, Conta Corrente, etc).

A cada operação, é determinado o Risco Potencial da carteira do cliente, que é o resultado do somatório dos Riscos Direcionais das posições menos a bonificação do hedge.

Nesta situação o Risco Potencial é entendido como a Garantia Exigida, ou seja, a garantia necessária para manter a posição.

O Valor do Risco Potencial da carteira deve ser menor ou igual a 100% do Patrimônio Total Projetado do cliente.

Caso a posição do cliente esteja alavancada acima do permitido pela Rico e/ou sua conta corrente com saldo negativo em desacordo com as regras de saldo devedor, a Rico poderá, a seu critério, reduzir total ou parcialmente a posição do cliente, sem aviso prévio, em conformidade as regras aqui estabelecidas.

Dessa forma, você foi enquadrado pois o mercado foi desfavorável sua operação e o deixou na situação de garantias negativas. Logo, foi enquadrado para evitar maiores perdas financeiras.

Salientamos que a atuação do departamento de Risco está prevista no Manual de Risco, que através de sua Cláusula 6.2 dispõe as regras de enquadramento compulsório, que regem:

6.2 ENQUADRAMENTO COMPULSÓRIO
Em complemento, vide manual de risco da corretora, anexo “Manual+de+Risco+-+Rico.com.vc” na qual o cliente declara ter ciência do mesmo na abertura da conta, é informado na página 27 na seção 6.2:

“Caso a posição do cliente esteja alavancada acima do permitido pela Rico e/ou sua conta corrente com saldo negativo em desacordo com as regras de saldo devedor, a Rico poderá, a seu critério, reduzir total ou parcialmente a posição do cliente, sem aviso prévio, em conformidade com as regras aqui estabelecidas.

Nesse caso, a Rico poderá, também, bloquear a conta do cliente para abertura de novas posições, permitindo somente que o mesmo efetue a zeragem de sua carteira.”

O manual de risco está disponível para consulta no site da Rico de duas maneiras:
Opere na bolsa > Alavancagem > Consultar limites no Manual de Risco.
Para você > Perfil de Risco de Produtos > Manual de Risco da Rico > Baixar Manual.

De acordo com o Capítulo II da Instrução 539 da CVM no seu Artigo 2, parágrafo III, o cliente, ao preencher o termo de aceitação de risco para o Perfil Suitability, confirma que possui conhecimento necessário para compreender os riscos relacionados ao produto, serviço ou operação. Com isso, entende-se que ao operar em Renda Variável, você tinha o conhecimento prévio para entender e mensurar os riscos envolvidos e as funcionalidades disponibilizados pela Instituição e pela B3.

É válido acrescentar também, que a corretora é apenas uma intermediadora das operações e decisões tomadas pelas empresas listadas na BOLSA Brasileira, sem qualquer tipo de responsabilidade perante as operações do investidor.

Diante do exposto, os questionamentos foram respondidos esclarecendo que não houve falha sistêmica nas operações reclamadas, assim como não ocorreu nenhuma falha de conduta desta Instituição Financeira, sendo improcedente de ressarcimentos.

Me coloco inteiramente à sua disposição caso tenha dúvidas ou se eu puder te ajudar de mais alguma forma.

Um abraço,
Time Rico

PublicidadeIcone publicidade

Reputação da empresa:

Ótimo
ÓTIMO
8.0/ 10
CompareVer página da empresa

Está com problemas com Rico Investimentos?

Reclamar
Melhores
Corretoras e Bancos de Investimentos
Tire todas as suas dúvidas e confira o ranking das melhores empresas na página exclusiva do Reclame AQUI.
Acesse o ranking
PublicidadeIcone publicidade
PublicidadeIcone publicidade