Não autorização de servicos

Rico Investimentos
Dracena - SP
22/05/2024 às 17:41

A rico por ordem de não sem quem alugou minhas ações sem minha autorização e vi no aluguel das ações que a xp controlada dela ganhou dinheiro vendendo as ações a descoberto da infra comerce. depois q a xp comprou a rico o serviço caiu muito

24/05/2024 às 15:41

Olá Franklin. Espero que esteja bem!

Tentei contato através de seu caso, porém ainda não recebi seu retorno no Reclame Aqui.

Estive acompanhando a análise de seu caso juntamente ao time responsável da Rico e trarei abaixo as informações da devolutiva dada por eles sobre sua questão.

Foi enviado um e-mail para os clientes no dia 10/05/2023, informando sobre a alteração no contrato de intermediação, visto que ocorreram alterações nos itens 11 e 5, no qual o principal é o 11 que trata sobre a Rico no grupo XP a partir daquele momento, ter autonomia para disponibilizar os ativos dos clientes, atuando como intermediaria dessa operação de BTC na Bolsa, atuando dentro das praticas legais de mercado e com comunicado prévio ao investidor que poderá livremente optar por cancelar tal serviço ou não.

Segue o item do contrato:

11. TERMO DE AUTORIZAÇÃO - OPERAÇÕES NO SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE
ATIVOS DA B3
11.1. A CORRETORA, na qualidade de intermediária, fica autorizada pelo CLIENTE a
representá-lo em operações de empréstimo de ativos perante a B3, na forma dos
regulamentos, manuais e procedimentos operacionais da B3 (em conjunto denominados
“Regulamentos”), seja na posição doadora, seja na posição tomadora.

A respeito do cancelamento do serviço, caso não deseje mantê-lo ativo e se ainda não tiver cancelado, poderá solicitar através do site ou App:

No app: Bolsa > Serviços > Custódia Remunerada

No site: Opere na Bolsa > Custódia Remunerada

Caso cancele a custódia remunerada, a instituição não irá mais alugar os ativos da carteira, passando a ocorrerem os alugueis novamente apenas se ativar o serviço outra vez.

Quanto a alguma preocupação que possa ter sobre perder algo com isso, entendo totalmente, mas pode ficar tranquilo, pois não há perca ou prejuízo com esse serviço.
Se tratando de um aluguel de suas posições por algum tomador do mercado, apenas recebe uma rentabilidade sobre os alugueis iniciados e finalizados, sendo a rentabilidade de acordo ao ativo, volume do contrato de aluguel e prazo do mesmo até sua finalização.

A taxa media por ativo para um contrato de aluguel, é definida pela Bolsa e está indicada no site da B3 conforme abaixo, podendo consultar na aba de custos do site da Rico, qual a taxa de intermediação cobrada sobre a taxa media da Bolsa para cada aluguel que for finalizado.

Ou seja, como a unica taxa aplicada é a de intermediação sobre a rentabilidade total do aluguel, não há débitos sobre a sua posição original ou abatimentos, permanecendo dessa forma como detentora da posição e podendo cancelar o aluguel a qualquer momento para que a custodia fique apenas em sua carteira seguindo as variações de cotação dele no mercado.

Dito isso, sinalizei seu caso junto ao setor responsável da Rico e já consta realizado o ajuste de cancelamento do serviço de custodia remunerada em sua conta, assim como os alugueis ativos liquidaram, de modo que não possui mais nenhum aluguel doador em andamento.

Acrescento que, compreendo totalmente seu ponto e reforço que, já levei seu retorno e feedback ao time responsável da Rico que está trabalhando para implementar novas soluções e melhorias na plataforma e processos nos canais. Seus pontos são realmente relevantes e serão levados em total consideração para atuações futuras, pois nosso objetivo é de fato trazer constantes melhorias a Rico e isso só é possível quando os investidores nos retornam com posicionamentos reais como o seu.

De todo modo, eu poderia ajuda-lo de alguma outra forma em seu caso, para que possa considera-lo como resolvido?

Me mantenho a disposição, caso precise de suporte no intermédio com a Rico em algum outro ponto! Pode contar comigo!

Rico Investimentos.

Está com problemas com Rico Investimentos?

Corretoras e Bancos de Investimentos